???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/351
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequencias de ensino investigativo utilizando a cultura nordestina como ferramenta não experimental no ensino de ecologia a nível médio |
Autor: | Farias, Esterfânia Araújo Barbosa |
Primeiro orientador: | Araújo, Maria de Fátima Veras |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Maria de Fátima Veras |
Segundo membro da banca: | Vieira, Fábio José |
Terceiro membro da banca: | Iwata, Bruna de Freitas |
Resumo: | O Ensino de Ecologia necessita de maior visibilidade em seu propósito, correlacionando homem, natureza e meio ambiente. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um livreto com sequências de ensino investigativo que trabalhem a Ecologia, utilizando como ferramentas não experimentais elementos da cultura nordestina. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa de cunho bibliográfico a partir de artigos publicados em sites como CAPES, Scielo e Google Acadêmico. Para elaboração das SEI utilizou-se metodologia disponíveis nas literaturas relacionadas a área e para programação do aplicativo utilizou-se o desenvolvedor Mobile React Native. Foram estruturadas 10 SEI, formando um livreto, em forma física e digital, para apoio docente no que tange à cultura como forma de embasar o aprendizado e resgate da tradição que é familiar aos estudantes, fazendo de seus conhecimentos prévios uma chave para a aprendizagem significativa. Assim, correlacionando aprendizagem e identidade por meio da cultura, pretendeu-se fazer uso do conhecimento que o estudante possui e suas vivências para aproveitamento em classe por meio de uma abordagem ativa. A Ecologia é trabalhada na forma de concepções alternativas que, ao serem levadas para a sala de aula, podem ser confrontadas com conhecimentos científicos consolidados, firmando uma parceria significativa no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos realizados evidenciaram que a abordagem na forma de Sequências Investigativas mostra ao estudante que seu olhar sobre cotidiano é relevante e valorizá-lo é de vital importância para sua manutenção. |
Abstract: | Ecology Education needs greater visibility in its purpose, correlating man, nature and environment. In this sense, the present work has as objective to elaborate a booklet with sequences of investigative teaching that work with Ecology, using as elements non-experimental elements of the Northeastern culture. Bibliographic research based on articles published on sites such as CAPES, Scielo and Google Scholar was used as a methodological procedure. To elaborate the SEI, the methodology available in the literature related to the area was used and for the application programming the developer Mobile React Native was used. 10 SEI were structured, forming a booklet, in physical and digital form, for teaching support with respect to culture as a way to support the learning and rescue of the tradition that is familiar to students, making their previous knowledge a key to meaningful learning . Thus, correlating learning and identity through culture, it was intended to make use of the knowledge that the student has and their experiences for use in class through an active approach. Ecology is worked on in the form of alternative conceptions that, when taken to the classroom, can be confronted with consolidated scientific knowledge, establishing a significant partnership in the teaching-learning process. The studies carried out showed that the approach in the form of Investigative Sequences shows the student that his view on daily life is relevant and valuing it is of vital importance for its maintenance. |
Palavras-chave: | Ensino de Ecologia Cultura Escola Ensino Médio Investigação Científica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | FARIAS, Esterfânia Araújo Barbosa. Sequencias de ensino investigativo utilizando a cultura nordestina como ferramenta não experimental no ensino de ecologia a nível médio. 2020. 114 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/351 |
Data de defesa: | 22-Oct-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | Texto Completo | 13,91 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Ficha Catalográfica.pdf | 504,21 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview | |
Termo de Publicação.pdf | 901,15 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.