Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Esterfânia Araújo Barbosa-
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria de Fátima Veras-
dc.contributor.referee1Araújo, Maria de Fátima Veras-
dc.contributor.referee2Vieira, Fábio José-
dc.contributor.referee3Iwata, Bruna de Freitas-
dc.date.accessioned2022-09-20T15:55:45Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.citationFARIAS, Esterfânia Araújo Barbosa. Sequencias de ensino investigativo utilizando a cultura nordestina como ferramenta não experimental no ensino de ecologia a nível médio. 2020. 114 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/351-
dc.description.resumoO Ensino de Ecologia necessita de maior visibilidade em seu propósito, correlacionando homem, natureza e meio ambiente. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um livreto com sequências de ensino investigativo que trabalhem a Ecologia, utilizando como ferramentas não experimentais elementos da cultura nordestina. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa de cunho bibliográfico a partir de artigos publicados em sites como CAPES, Scielo e Google Acadêmico. Para elaboração das SEI utilizou-se metodologia disponíveis nas literaturas relacionadas a área e para programação do aplicativo utilizou-se o desenvolvedor Mobile React Native. Foram estruturadas 10 SEI, formando um livreto, em forma física e digital, para apoio docente no que tange à cultura como forma de embasar o aprendizado e resgate da tradição que é familiar aos estudantes, fazendo de seus conhecimentos prévios uma chave para a aprendizagem significativa. Assim, correlacionando aprendizagem e identidade por meio da cultura, pretendeu-se fazer uso do conhecimento que o estudante possui e suas vivências para aproveitamento em classe por meio de uma abordagem ativa. A Ecologia é trabalhada na forma de concepções alternativas que, ao serem levadas para a sala de aula, podem ser confrontadas com conhecimentos científicos consolidados, firmando uma parceria significativa no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos realizados evidenciaram que a abordagem na forma de Sequências Investigativas mostra ao estudante que seu olhar sobre cotidiano é relevante e valorizá-lo é de vital importância para sua manutenção.por
dc.description.abstractEcology Education needs greater visibility in its purpose, correlating man, nature and environment. In this sense, the present work has as objective to elaborate a booklet with sequences of investigative teaching that work with Ecology, using as elements non-experimental elements of the Northeastern culture. Bibliographic research based on articles published on sites such as CAPES, Scielo and Google Scholar was used as a methodological procedure. To elaborate the SEI, the methodology available in the literature related to the area was used and for the application programming the developer Mobile React Native was used. 10 SEI were structured, forming a booklet, in physical and digital form, for teaching support with respect to culture as a way to support the learning and rescue of the tradition that is familiar to students, making their previous knowledge a key to meaningful learning . Thus, correlating learning and identity through culture, it was intended to make use of the knowledge that the student has and their experiences for use in class through an active approach. Ecology is worked on in the form of alternative conceptions that, when taken to the classroom, can be confronted with consolidated scientific knowledge, establishing a significant partnership in the teaching-learning process. The studies carried out showed that the approach in the form of Investigative Sequences shows the student that his view on daily life is relevant and valuing it is of vital importance for its maintenance.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-09-20T15:55:45Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 14245973 bytes, checksum: 68cc1087247cf3f4dae1b1b99e63b388 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 516312 bytes, checksum: 927aaff15aaf581cc84a7fe5d3a23436 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 922782 bytes, checksum: 6f62979f4f33cd434106383b6d791ea8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-20T15:55:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 14245973 bytes, checksum: 68cc1087247cf3f4dae1b1b99e63b388 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 516312 bytes, checksum: 927aaff15aaf581cc84a7fe5d3a23436 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 922782 bytes, checksum: 6f62979f4f33cd434106383b6d791ea8 (MD5) Previous issue date: 2020-10-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ecologiapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectInvestigação Científicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleSequencias de ensino investigativo utilizando a cultura nordestina como ferramenta não experimental no ensino de ecologia a nível médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo13,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ficha Catalográfica.pdf504,21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf901,15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.