Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Hilário-
dc.contributor.advisor1Alves, Wellington dos Santos-
dc.contributor.referee1Alves, Wellington dos Santos-
dc.contributor.referee2Almeida, Pedro Marcos de-
dc.contributor.referee3Costa, Clautina Ribeiro de Moraes da-
dc.date.accessioned2022-09-21T15:53:01Z-
dc.date.issued2020-10-14-
dc.identifier.citationSILVA, Hilário. A biologia no ensino médio como uma ferramenta na melhora dos hábitos alimentares de estudantes no município de Piripiri-PI. 2020. 65 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/354-
dc.description.resumoA alimentação saudável é um dos fatores primordiais pra promover uma boa qualidade de vida, pois é através dela que se consegue atender as necessidades energéticas e nutricionais básicas para o desenvolvimento do corpo, com prevenção de doenças e aquisição de um bem-estar físico, mental e social. A educação alimentar deve desempenhar um papel significativo no processo de escolha dos alimentos a serem consumidos. Por isso o objetivo desse estudo foi analisar o conhecimento adquirido dos estudantes de ensino médio em uma escola pública estadual de Piripiri-PI, sobre as funções dos nutrientes no corpo humano, suas escolhas alimentares e suas influências. Para isso foi aplicado um questionário diagnóstico com análise quantitativa e qualitativa do consumo de nutrientes, levantamento de dados antropométricos e realização de intervenções através de oficinas, palestra e uma feira de ciência. Durante o desenvolvimento do trabalho foi identificado que os estudantes adolescentes apresentam alimentações inadequadas, com baixo percentual de escolha por alimentos naturais e ricos em vitaminas, além de apresentarem pouco conhecimento sobre nutrientes e suas funções no corpo, o que indica que esse tema é abordado de maneira superficial nas escolas. Após a realização das intervenções e a análise de dados do questionário diagnóstico, o qual foi reaplicado, para análise comparativa, pôde-se notar, apesar de pequena, uma mudança nos hábitos alimentares diários, assim como um crescimento à cerca do conhecimento sobre alimentos, nutrientes e suas funções. Com isso podemos ver que as práticas desenvolvidas neste trabalho se validam como métodos efetivos, pois acarretam na sensibilização dos estudantes e consequentemente familiares, para a formação de hábitos alimentares adequados e, consequentemente, mais saudáveis. Por fim, foi confeccionado um jogo lúdico, sobre alimentos e seus nutrientes, para ficar disponível como recurso didático onde os estudantes poderão obter informações e curiosidades importantes sobre os alimentos, como recurso pra uma melhor orientação dos hábitos alimentares.por
dc.description.abstractHealthy eating is one of the main factors to promote a good quality of life, because it is through it that one can meet the basic energy and nutritional needs for the development of the body, with disease prevention and the acquisition of physical, mental and social well-being. Nutrition education must represent a significant role in the process of choosing the foods to be consumed. Therefore, the objective of this study was to analyze the knowledge acquired by high school students in a public state school in Piripiri-PI, about the functions of nutrients in the human body, their food choices and their influences. For this, a diagnostic questionnaire was applied with quantitative and qualitative analysis of nutrient consumption, gathering anthropometric data and carrying out interventions through workshops, lecture and a science fair. During the development this work it was identified that adolescent students have inadequate diets, with a low percentage of choice for natural foods and rich in vitamins, besides having little knowledge about nutrients and their functions in the body, which it shows that this topic is superficially commented in a superficial way in schools. After carrying out the interventions and data analysis from the diagnostic questionnaire, which was reapplied for comparative analysis, it was possible to notice, although small, a change in daily eating habits, as well as a growth around knowledge about food, nutrients and their functions. So, we can see that the practices developed in this work are validated as effective methods, because they raise the awareness of students and consequently, family members, for the formation of appropriate eating habits and consequently, healthier eating habits. Finally, a playful game about food and its nutrients was made to become available as a teaching resource where students can obtain important information and curiosities about food, as a resource for better orientation of eating habits.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-09-21T15:53:01Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 797459 bytes, checksum: f44f9dcdcaec916ae217cbf5170a5ac4 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 423139 bytes, checksum: e20b70e67967677d4a9ca837fc740464 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 2212482 bytes, checksum: 282e942760de6e3f0bc5de9c4afb3368 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-21T15:53:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 797459 bytes, checksum: f44f9dcdcaec916ae217cbf5170a5ac4 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 423139 bytes, checksum: e20b70e67967677d4a9ca837fc740464 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 2212482 bytes, checksum: 282e942760de6e3f0bc5de9c4afb3368 (MD5) Previous issue date: 2020-10-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlimentação Saudávelpor
dc.subjectEducação Alimentarpor
dc.subjectQualidade de Vidapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleA biologia no ensino médio como uma ferramenta na melhora dos hábitos alimentares de estudantes no município de Piripiri-PIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo778,77 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ficha Catalográfica.pdf413,22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf2,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.