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dc.creatorPereira, Francisco Delvânio de Santana-
dc.contributor.advisor1Mendes, Maura Rejane de Araújo-
dc.contributor.referee1Mendes, Maura Rejane de Araújo-
dc.contributor.referee2Araujo, Josiane Silva-
dc.contributor.referee3Silva, Genilson Alves dos Reis e-
dc.date.accessioned2022-09-21T16:13:50Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Francisco Delvânio de Santana. Uso de aplicativos em dispositivos móveis como recurso didático aplicado à botânica no ensino médio. 2020. 145 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/355-
dc.description.resumoOs dispositivos móveis compõem uma parcela das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), eles permitem a inserção de aplicativos (Apps) os quais apresentam potencial uso em educação. Os “Apps” podem ser usados como recursos didáticos em abordagens ativas de aprendizagem, algo que pode ser viável para o ensino de Botânica. Testes podem investigar a evidência científica da interferência de aplicativos no processo de ensino e aprendizagem. O propósito da pesquisa foi verificar se o uso de aplicativos educacionais pode interferir positivamente no processo de ensino e aprendizagem em Botânica para estudantes do ensino médio. O estudo foi executado em uma escola pública localizada em Parnaíba-PI após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Piauí (CAAE: 15729819.6.0000.5209). Participaram da pesquisa duas amostras de 30 discentes, cada: um grupo experimental (GE) e um grupo controle (GC). Para GE foram produzidas abordagens didáticas que contemplaram uso de “Apps”. Para GC os conteúdos foram abordados em aulas expositivas com recursos habituais. Foram aplicados três questionários: Q1 - socioeconômico (pré-teste, nos dois grupos); Q2 - conhecimentos de Botânica (pré e pós-teste, nas duas amostras) e Q3 - autopercepção dos estudantes (pós-teste, apenas para o GE). Os resultados qualitativos apontam que os estudantes do GE, em sua maioria, apresentam facilidade para manipulação de aplicativos e conseguem fazer uso dos “Apps” para solução de problemas e construção ativa de conhecimentos relacionados à Botânica. Na análise quantitativa, verificou-se que as duas amostras apresentaram aprendizagens estatisticamente significativas depois das aulas executadas, sem diferenças entre os níveis de aprendizagem dos dois grupos. Constatou-se que os estudantes, em sua maioria: tem interesse por metodologias envolvendo dispositivos móveis; julgaram ter facilidade para manipular os aplicativos utilizados nas estratégias de ensino; e afirmam ter incorporado novos conhecimentos de Botânica após o uso didático dos “Apps”. Um manual de usuário instrutivo foi confeccionado contendo roteiros das abordagens didáticas elaboradas com uso de aplicativos, este material será disponibilizado em formato digital.por
dc.description.abstractMobile devices make up a portion of Information and Communication Technologies (ICTs), they allow the insertion of applications (Apps) which have potential use in education. The “Apps” can be used as didactic resources in active learning approaches, something that can be feasible for teaching Botany. Tests can investigate the scientific evidence of application interference in the teaching and learning process. The purpose of the research was to verify if the use of educational applications can positively interfere in the teaching and learning process in Botany for high school students. The study was carried out in a public school located in Parnaíba-PI after approval by the Research Ethics Committee of the State University of Piauí (CAAE: 15729819.6.0000.5209). Two samples of 30 students participated in the research, each: an experimental group (EG) and a control group (CG). For GE, didactic approaches were produced that contemplated the use of “Apps”. For GC, the contents were covered in expository classes with usual resources. Three questionnaires were applied: Q1 - socioeconomic (pre-test, in both groups); Q2 - knowledge of Botany (pre and post-test, in the two samples) and Q3 - self-perception of students (post-test, only for the SG). The qualitative results show that the majority of GE students are easy to manipulate applications and are able to make use of “Apps” to solve problems and actively build knowledge related to Botany. It was found that the two samples showed statistically significant learning after the classes performed, with no differences between the learning levels of the two groups. It was found that most students: have an interest in methodologies involving mobile devices; they thought it was easy to manipulate the applications used in teaching strategies; and claim to have incorporated new knowledge of Botany after the didactic use of “Apps”. An instructional user manual was created containing scripts for didactic approaches developed using applications, this material will be made available in digital format.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-09-21T16:13:50Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 5206896 bytes, checksum: cb4cd2c350850498d6edf163dda0cc59 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 404099 bytes, checksum: 9d5fe5e29fb29a3b91df3f3ce974231d (MD5) Termo de Publicação.pdf: 869614 bytes, checksum: a75344deb422e6e0f8104000ce24930c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-21T16:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 5206896 bytes, checksum: cb4cd2c350850498d6edf163dda0cc59 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 404099 bytes, checksum: 9d5fe5e29fb29a3b91df3f3ce974231d (MD5) Termo de Publicação.pdf: 869614 bytes, checksum: a75344deb422e6e0f8104000ce24930c (MD5) Previous issue date: 2020-10-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem Móvelpor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectVegetaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleUso de aplicativos em dispositivos móveis como recurso didático aplicado à botânica no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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