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http://localhost:8080/tede/handle/tede/356
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Biologia interativa: uso de site como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem de ecologia |
Autor: | Costa, Antonia Verônica da |
Primeiro orientador: | Saleh, Emília Ordones Lemos |
Primeiro membro da banca: | Vieira, Fábio José |
Segundo membro da banca: | Cavalcanti, Maria Irisvalda Leal Gondim |
Resumo: | O ensino médio tem enfrentado vários desafios: uma educação fragmentada, impregnada de tradicionalismo e a formação mecânica do educando. A combinação entre metodologias ativas e tecnologias digitais pode ser estratégia promissora para a inovação do processo ensino-aprendizagem. Utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para o ensino de ecologia permite o aprendizado de conceitos, de procedimentos característicos da ciência e o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva sobre as temáticas apresentadas, essenciais para o estudo e a conservação da vida. Este é um estudo de caso com análise qualitativa no qual os alunos dos cursos técnicos de rede de computadores, enfermagem e administração do 3º ano do Ensino Médio vivenciaram uma sequência de ensino investigativa sobre ecologia. Na etapa intitulada ensinando o olhar ecológico, os discentes despertaram o olhar investigativo, observando e vivenciando características próprias de suas regiões. De forma fictícia, os alunos realizaram também uma “expedição virtual”, explorando suas habilidades científicas, tais como o levantamento de hipóteses e a resolução de problemas. Ao retornar da expedição os alunos se reuniram em um “acampamento virtual”, na qual a comunicação, o respeito à diversidade de opiniões e a vez do outro, foram pontos que se destacaram. Ao final da etapa de execução e como forma de avaliação, os discentes produziram “vivências digitais” utilizando a linguagem verbal ou não-verbal, nesse momento os alunos desenvolveram várias linguagens e aprimoraram conceitos chave fundamentais para o estudo de ecologia. Além disso, a partir dessas vivências, foram os protagonistas na criação, manutenção e uso de um site de divulgação de assuntos sobre ecologia. Ao final da sequência de ensino proposta, doze alunos foram entrevistados para avaliar as etapas e ações do projeto. O uso do site e de seus materiais proporcionaram a melhoria do ensino de ecologia para os alunos das turmas envolvidas. |
Abstract: | High school education faces several problems: a fragmented education, impregnated with traditionalism and the mechanical training of the student. The combination between active methodologies and digital technologies is a promising strategy for innovation. Using Information and Communication Technologies (ICTs) for teaching ecology allows the learning of concepts, procedures characteristic of science and the development of a critical and reflective posture about the themes presented, essential for the study and conservation of life. This is a case study with qualitative analysis in which students of technical courses on computer networks, nursing and administration courses of the 3rd year of High School experienced an investigative teaching sequence on ecology. In the stage entitled Teaching the ecological look, the students were instigated to the investigative look, observing and experiencing characteristics of their regions. In a fictional way, the students also carried out a “virtual expedition”, exploring their scientific skills, such as raising hypotheses and solving problems. Upon returning from the expedition, the students gathered in a “virtual camp”, in which communication, respect for the diversity of opinions and the turn of the other were points that stood out. At the end of the execution stage and as a form of evaluation, the students produced “digital experiences” using verbal or non-verbal language, at that moment the students developed several languages and improved key concepts fundamental to the study of ecology. In addition, based on these experiences, they were the protagonists in the creation, maintenance and use of a website for the dissemination of topics on ecology. At the end of the proposed teaching sequence, twelve students were interviewed to evaluate the stages and actions of the project. The use of the website and its materials provided the improvement of the teaching of ecology for the students involved in the process. |
Palavras-chave: | Ensino Médio Metodologias Ativas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | COSTA, Antonia Verônica da. Biologia interativa: uso de site como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem de ecologia. 2022. 135 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/356 |
Data de defesa: | 25-Apr-2022 |
Appears in Collections: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
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Dissertação Completa.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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