???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/357
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Histórias em quadrinhos (HQ'S): uma metodologia para micologia no ensino médio |
Autor: | Pereira, Jesualdo Campos |
Primeiro orientador: | Parente, Márcia Percília Moura |
Primeiro membro da banca: | Martins, Francielle Alline |
Segundo membro da banca: | Rocha, José de Ribamar de Sousa |
Resumo: | As metodologias de ensino são pautas recorrentes nas discussões dentro das escolas. Utilizar alternativas inovadoras para trabalhar assuntos como Micologia, pode representar uma ferramenta eficaz para melhorar a aprendizagem. Nesse sentido, o uso de recursos didáticos como as histórias em quadrinhos (HQ’s) apresenta-se como um meio alternativo que pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Objetivou-se de forma geral, oportunizar a aprendizagem e autoconhecimento dos discentes através da criação e verificação da relevância da história em quadrinhos como metodologia para Micologia no Ensino Médio. Além disso, objetivou-se ainda: realizar junto com os alunos a análise crítica do conteúdo de fungos no livro didático disponível; desenvolver uma Sequência Didática para abordar micologia no Ensino Médio a partir do uso de HQ’s; propor a construção sob o auxílio da ferramenta Comic Life 3, de um livreto com a História em Quadrinhos sobre fungos, como ferramenta alternativa facilitadora da aprendizagem da Micologia no ensino médio e, avaliar a aprendizagem dos alunos antes e depois da construção e utilização do livreto com a História em Quadrinhos, através da aplicação de questionários. A pesquisa ocorreu com uma turma de 2º ano contendo 20 alunos, em uma escola da rede pública estadual do município de Cristino Castro – PI. Para a realização da pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente, o projeto foi apresentado e detalhado ao núcleo gestor da escola e aos alunos, sendo posteriormente executado em duas etapas:1) apresentação do projeto e construção de plano de ação; 2) desenvolvimento do plano de ação (observação e discussão do conteúdo de Micologia no livro didático; aulas teóricas e aplicação de questionário investigativo; conhecendo, construindo e aprendendo com HQ’s; reaplicação de questionário investigativo. Observou-se que desde o processo de construção, até a utilização das HQ’s como recurso didático em sala de aula, houve contribuição da mesma para a aprendizagem dos alunos, uma vez que trabalhou aspectos que desenvolveram o lado crítico e reflexivo com a criação de uma sequência didática e criativo com a produção da HQ’s. Além disse observou-se que as médias de respostas obtidas nos questionários Introdução 3 aplicados antes e depois da construção e utilização da HQ’s, bem como a maior interatividade, envolvimento e participação dos alunos demonstraram de fato a eficácia do método para a aprendizagem. Como produto da ação dos alunos, confeccionou-se um livreto de 20 páginas em quadrinhos com a história intitulada: “Amanita, Morchella e Pilobolus: uma conversa entre fungos”. A partir da experiência vivenciada uma sequência didática foi proposta: “Trabalhando fungos de forma crítica e criativa”. Portanto, com a utilização de uma sequência didática definida e a construção e utilização das HQ’s como recurso didático no ensino de Micologia os alunos tem mais motivação e desejo de aprender, demonstrando a contribuição para uma aprendizagem marcante e, consequentemente, a relevância e importância de trabalhar com metodologias ativas na educação básica. |
Abstract: | Teaching methodologies are recurrent guidelines in discussions within schools. Using innovative alternatives to work on subjects such as Mycology, can represent an effective tool to improve learning. In this sense, the use of educational resources such as comic books (HQ’s) is an alternative means that can contribute to the teaching and learning process. The general objective was to provide opportunities for students' learning and self-knowledge through the creation and verification of the relevance of comic books as a methodology for Mycology in High School. In addition, the objective was also: to carry out together with the students a critical analysis of the fungus content in the available textbook; develop a Didactic Sequence to address mycology in high school from the use of HQ’s; to propose the construction under the aid of the Comic Life 3 tool, of a booklet with the History of Comics about fungi, as an alternative tool to facilitate the learning of Mycology in high school and, to evaluate the students' learning before and after the construction and use of the booklet with Comics, through the application of questionnaires. The research took place with a 2nd year class containing 20 students, in a public state school in the municipality of Cristino Castro - PI. To carry out the research, a qualitative and quantitative approach was used. Initially, the project was presented and detailed to the school's management nucleus and to the students, later being carried out in two stages: 1) presentation of the project and construction of an action plan; 2) development of the action plan (observation and discussion of the content of Mycology in the textbook; theoretical classes and application of an investigative questionnaire; knowing, building and learning from HQs; reapplying an investigative questionnaire. It was observed that since the construction process, until the use of HQ's as a didactic resource in the classroom, there was a contribution to the students' learning, since they worked on aspects that developed the critical and reflective side with the creation of a didactic and creative sequence with the production of HQ's. In addition, it was observed that the average responses obtained in the questionnaires applied before and after the construction and use of the HQ's, as well as the greater interactivity, involvement and participation of the students demonstrated Introdução 5 in fact the effectiveness of the method for learning. of the students, a booklet of 20 comic pages was made with the story entitled: “Amanita, Morchella and Pilobolus: a the conversation between fungi ”. Based on the experience, a didactic sequence was proposed: “Working fungi in a critical and creative way”. Therefore, with the use of a defined didactic sequence and the construction and use of HQ's as a didactic resource in the teaching of Mycology, students have more motivation and desire to learn, demonstrating the contribution to a remarkable learning and, consequently, the relevance and importance of working with active methodologies in basic education. |
Palavras-chave: | Metodologia ativa Recurso didático lúdico Fungos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | PEREIRA, Jesualdo Campos. Histórias em quadrinhos (HQ'S): uma metodologia para micologia no ensino médio. 2020. 90 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/357 |
Data de defesa: | 1-Oct-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 4,81 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.