???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/360
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de biologia sob uma perspectiva astrobiológica investigativa |
Autor: | Costa, Raimundo Francisco Bezerra |
Primeiro orientador: | Lima, Francisca Lúcia de |
Primeiro membro da banca: | Lima, Francisca Lúcia de |
Segundo membro da banca: | Saleh, Emília Ordones Lemos |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Francisca Carla Silva de |
Quarto membro da banca: | Araujo, Maria de Fátima Veras |
Resumo: | Esse trabalho buscou expor a “metadisciplina” Astrobiologia de modo que os conteúdos dialogassem entre si. Pensou-se o “mundo” como um todo; com isso, formas de pensá-lo tomaram “corpo”. Tencionou-se a construção de uma sequência didática interdisciplinar com uma abordagem investigativa sob uma perspectiva astrobiológica, em relação à origem da vida. Houve um alcance nos domínios teológico, filosófico e científico. Compreendeu-se um pouco da evolução do pensamento científico e da origem da natureza das ciências. O desenvolvimento ocorreu dentro de um momento conturbado: a ocorrência de uma pandemia: Covid-19. Pressupondo que o ser humano é curioso por natureza, especulou-se sobre a existência ou não de vida em outro espaço do cosmos que não fosse apenas o nosso planeta Terra. Explorou-se o protagonismo do educando na construção do conhecimento biológico. Pôde-se observar a influência da cultura prévia do educando no modo efetivo da construção do conhecimento científico. |
Abstract: | This work sought to expose the "metadiscipline" of Astrobiology in such a way that the contents dialogued with each other. The "world" was thought of as a whole; thus, ways of thinking about it took "body". The intention was to build an interdisciplinary didactic sequence with an investigative approach from an astrobiological perspective, in relation to the origin of life. There was a reach in the theological, philosophical, and scientific domains. Some understanding of the evolution of scientific thought and the origin of the nature of the sciences was gained. The development occurred within a troubled time: the occurrence of a pandemic: Covid-19. Assuming that the human being is curious by nature, it was speculated about the existence or not of life in another space of the cosmos that was not only our planet Earth. The students' protagonism in the construction of biological knowledge was explored. It was possible to observe the influence of the learner's previous culture on the effective way of building scientific knowledge. |
Palavras-chave: | Biologia Astrobiologia Origem da Vida Aprendizagem por Investigação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | COSTA, Raimundo Francisco Bezerra. O ensino de biologia sob uma perspectiva astrobiológica investigativa. 2021. 111 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/360 |
Data de defesa: | 29-Jan-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | Texto Completo | 2,63 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Ficha Catalográfica.pdf | 339,31 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview | |
Termo de Publicação.pdf | 871,41 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.