Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/360
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de biologia sob uma perspectiva astrobiológica investigativa
Autor: Costa, Raimundo Francisco Bezerra
Primeiro orientador: Lima, Francisca Lúcia de
Primeiro membro da banca: Lima, Francisca Lúcia de
Segundo membro da banca: Saleh, Emília Ordones Lemos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Francisca Carla Silva de
Quarto membro da banca: Araujo, Maria de Fátima Veras
Resumo: Esse trabalho buscou expor a “metadisciplina” Astrobiologia de modo que os conteúdos dialogassem entre si. Pensou-se o “mundo” como um todo; com isso, formas de pensá-lo tomaram “corpo”. Tencionou-se a construção de uma sequência didática interdisciplinar com uma abordagem investigativa sob uma perspectiva astrobiológica, em relação à origem da vida. Houve um alcance nos domínios teológico, filosófico e científico. Compreendeu-se um pouco da evolução do pensamento científico e da origem da natureza das ciências. O desenvolvimento ocorreu dentro de um momento conturbado: a ocorrência de uma pandemia: Covid-19. Pressupondo que o ser humano é curioso por natureza, especulou-se sobre a existência ou não de vida em outro espaço do cosmos que não fosse apenas o nosso planeta Terra. Explorou-se o protagonismo do educando na construção do conhecimento biológico. Pôde-se observar a influência da cultura prévia do educando no modo efetivo da construção do conhecimento científico.
Abstract: This work sought to expose the "metadiscipline" of Astrobiology in such a way that the contents dialogued with each other. The "world" was thought of as a whole; thus, ways of thinking about it took "body". The intention was to build an interdisciplinary didactic sequence with an investigative approach from an astrobiological perspective, in relation to the origin of life. There was a reach in the theological, philosophical, and scientific domains. Some understanding of the evolution of scientific thought and the origin of the nature of the sciences was gained. The development occurred within a troubled time: the occurrence of a pandemic: Covid-19. Assuming that the human being is curious by nature, it was speculated about the existence or not of life in another space of the cosmos that was not only our planet Earth. The students' protagonism in the construction of biological knowledge was explored. It was possible to observe the influence of the learner's previous culture on the effective way of building scientific knowledge.
Palavras-chave: Biologia
Astrobiologia
Origem da Vida
Aprendizagem por Investigação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: COSTA, Raimundo Francisco Bezerra. O ensino de biologia sob uma perspectiva astrobiológica investigativa. 2021. 111 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/360
Data de defesa: 29-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ficha Catalográfica.pdf339,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf871,41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.