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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do processo ensino-aprendizagem através de jogos didáticos para o ensino de insecta
Autor: Sousa, Raíza Campos
Primeiro orientador: Lima, Lucas Ramos Costa
Primeiro membro da banca: Lima, Lucas Ramos Costa
Segundo membro da banca: Almeida, Pedro Marcos de
Terceiro membro da banca: Vasconcelos, Simão Dias
Resumo: Para desmistificar a visão pejorativa sobre os insetos e melhorar o aprendizado do tema, se faz necessário o uso de metodologias ativas como jogos didáticos para auxiliar na construção de conhecimentos e conseguir uma aprendizagem significativa nos alunos. O objetivo da pesquisa foi avaliar o processo ensino-aprendizagem com a estratégia de jogos didáticos de duas formas diferenciadas em duas turmas do 2º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual do Piauí. A pesquisa contou com 57 pesquisados. Os alunos tiveram aulas expositivas sobre Artrópodes e posteriormente uma turma jogou um jogo sobre insetos e a outra turma construiu cinco jogos sobre o mesmo tema. Durante a metodologia, os pesquisados eram avaliados pelo engajamento disciplinar produtivo e ao final os estudantes avaliaram o procedimento utilizado através de um questionário. O estudo revelou que o uso de jogos didáticos para o ensino é bem aceito pelos estudantes. Os resultados das questões objetivas que investigaram características do jogo em si mostraram que a turma de jogadores teve mais respostas positivas comparadas com os mesmos requisitos da turma que construiu os jogos. Os resultados mostram 95% dos pesquisados considerando positivo o uso de jogos para auxiliar o ensino-aprendizagem. A pesquisa revelou que 58,1% dos estudantes que construíram os jogos utilizaram a internet nas suas pesquisas e 82,4% afirmaram que se sentiram bem em construir e aplicar um jogo. Quanto ao aprendizado, na turma de jogadores, 81,5% deixaram claro que se construíssem jogos seria melhor para o aprendizado, enquanto a turma de construtores, apesar de 97% ter considerado positivo construir jogos ao invés de apenas jogar, somente 27% atrelou a construção para um melhor aprendizado. Conclui-se assim, que a utilização de jogos didáticos em sala de aula é uma boa ferramenta de ensino, mas é necessária uma maior frequência de metodologias ativas. O estudo ainda resultou, como produtos, em seis jogos sobre o tema insetos e uma sequência didática da metodologia abordada na pesquisa.
Abstract: In order to demystify the pejorative view on insects and improve the learning of the theme, it is necessary to use active methodologies such as didactic games to assist in the construction of knowledge and achieve meaningful learning in students. The objective of the research was to evaluate the teaching-learning process with the strategy of didactic games in two different ways in two classes of the 2nd year of high school in a state school in Piauí. The survey included 57 respondents. The students took expository classes on Arthropods and later one class played a game about insects and the other class built five games on the same theme. During the methodology, the respondents were evaluated by productive disciplinary engagement and at the end the students evaluated the procedure used through a questionnaire. The study revealed that the use of educational games for teaching is well accepted by students. The results of the objective questions that investigated characteristics of the game itself showed that the group of players had more positive responses compared to the same requirements of the group that built the games. The results show 95% of those surveyed considering the use of games to help teaching-learning to be positive. The survey revealed that 58.1% of students who built the games used the internet in their research and 82.4% stated that they felt good about building and applying a game. As for learning, in the group of players, 81.5% made it clear that if they built games it would be better for learning, while the group of builders, although 97% considered it positive to build games instead of just playing, only 27% pegged building for better learning. It is concluded, therefore, that the use of didactic games in the classroom is a good teaching tool, but a greater frequency of active methodologies is necessary. The study also resulted, as products, in six games on the theme of insects and a didactic sequence of the methodology covered in the research.
Palavras-chave: Metodologias Ativas
Protagonismo
Zoologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: SOUSA, Raíza Campos. Avaliação do processo ensino-aprendizagem através de jogos didáticos para o ensino de insecta. 2020. 107 f. Tese( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/363
Data de defesa: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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