Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/370
Tipo do documento: Dissertação
Título: Câncer e alimentação: uma abordagem investigativa no ensino médio
Autor: Sousa, Sheyla Aguiar Lopes de
Primeiro orientador: Martins, Francielle Alline
Primeiro coorientador: Almeida, Pedro Marcos de
Primeiro membro da banca: Martins, Francielle Alline
Segundo membro da banca: Almeida, Pedro Marcos de
Terceiro membro da banca: Shinya, Thais Yumi
Resumo: Tendo em vista a importância do câncer para a sociedade e que a incorporação desse tema no ensino pode ser vantajosa para uma prevenção da doença, o objetivo deste estudo foi verificar o nível de abordagem do câncer nos livros escolares e propor uma metodologia ativa através do ensino por investigação para trabalhar o conteúdo em sala de aula. Três volumes referentes ao ensino médio de duas coleções de livros didáticos adotadas na rede pública foram avaliados. Uma sequência de ensino investigativa (SEI) foi desenvolvida e aplicada a um grupo de 49 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio na rede pública de Caxias – MA, com as seguintes etapas: questionário diagnóstico (QD), problematização, dinâmica em grupo, questionamentos via WhatsApp, experimentação com drosófilas, apresentação e divulgação dos resultados e questionário individual (QI). Na análise do livro, observou-se que nenhum apresentava uma abordagem contextualizada do assunto. No QD foi observado que os discentes possuíam conhecimento relativamente satisfatório sobre o assunto, mas ainda com muitas lacunas que foram esclarecidas à medida que o trabalho foi sendo desenvolvido. Para a problematização, os alunos foram distribuídos em equipes e receberam textos motivadores, vídeos e infográficos para leitura e, posteriormente, diferentes “situações-problemas” foram apresentadas pela “Dinâmica mito ou verdade”, para as quais hipóteses foram levantadas e debatidas. Em seguida, os alunos foram instigados via WhatsApp sobre a relação entre câncer e alimentação. Uma lista de alimentos “possivelmente cancerígenos” foi sugerida para investigação por meio do Ensaio de Tumor Epitelial em Drosophila melanogaster. No laboratório da escola, cada equipe montou seu experimento, foi responsável por conduzir e avaliar um alimento/bebida diferente e ao final apresentou os dados durante a socialização do projeto através de tabelas e gráficos, evidenciando, dentre as substâncias testadas, aquela com maior potencial carcinogênico. Neste momento, realizou-se uma série de questionamentos, promovendo o debate e discussões sobre a relação entre cada alimento analisado e o câncer, para consolidar o conhecimento. Ao final, os discentes responderam um questionário individual, onde indicaram o nível de participação na realização do projeto, identificaram seu entendimento quanto à pergunta problematizadora e o porquê da escolha das drosófilas no estudo, além de evidenciar suas descobertas sobre o câncer. Observou-se que o uso da experimentação com as drosófilas, para investigar o potencial carcinogênico de alguns alimentos e bebidas permitiu o contato dos alunos com o método científico, onde se perceberam protagonistas na sua aprendizagem e foram capazes de compreender a importância do cuidado com a alimentação e sua relação com o desenvolvimento do câncer. Foi possível observar que os estudantes se mostraram interessados e bem receptivos com a metodologia de ensino, apesar de apresentarem dificuldade em elaborar e justificar suas hipóteses. Por fim, a abordagem do tema de forma investigativa mostrou-se um desafio, mas contribuiu na aprendizagem dos discentes, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e mais esclarecidos, capazes de fazer escolhas mais saudáveis para suas vidas e de seus familiares, ampliando o alcance da educação escolar.
Abstract: Bearing in mind the importance of cancer for society and that the incorporation of this theme in education can be advantageous for prevention of the disease, the objective of this study was to verify the level of approach to the subject cancer in school books and propose an active teaching methodology to work the content in the classroom. Three volumes referring to high school education from two collections of textbooks adopted in the public network were evaluated. It was observed that none of the analyzed books presented a contextualized approach to the subject. The qualitative-quantitative research began only after approval by the Research Ethics Committee (Number: 4,547,252). An investigative teaching sequence was developed and applied to a group of 49 students enrolled in the 3rd year of high school in the public network of Caxias - MA. Initially, the students answered a diagnostic questionnaire where it was observed that they have relatively satisfactory knowledge on the subject, but still with many gaps that were clarified as the work was being developed. Then, the students were divided into teams and received a collection of motivating texts, videos and infographics that addressed the “problem”. After the group reading, different “problem-situations” were presented through the “Dynamics myth or truth”, for which hypotheses were raised and debated. Subsequently, the students were instigated via Whatsapp as follows: “Can our food induce the occurrence of cancer?” and “How can scientists answer this question?”. A list of “possibly carcinogenic” foods was suggested for investigation through the Drosophila melanogaster Epithelial Tumor Assay. In the school laboratory, each team set up its experiment, was responsible for conducting and evaluating a different food/drink and at the end presented the data during the socialization of the project through tables and graphs, showing, among the substances tested, the one with the greatest potential. carcinogenic. At this point, a series of questions were asked, promoting debate and discussions about the relationship between each analyzed food and cancer, to consolidate knowledge. At the end, the students answered an individual questionnaire, where they indicated the level of participation in carrying out the project, identified their understanding of the problematizing question and the reason for choosing the Drosophila in the study, in addition to evidencing their findings about cancer. It was observed that the use of experimentation with Drosophila to investigate the carcinogenic potential of some foods and beverages allowed students to get in touch with the scientific method, where they perceived themselves to be protagonists in their learning and were able to understand the importance of food care and its relationship with the development of cancer. It was possible to observe that the students were interested and very receptive to the teaching methodology, despite having difficulty in elaborating and justifying their hypotheses. Finally, approaching the topic in an investigative way proved to be a challenge, but it contributed to the students' learning, promoting the formation of more conscious and enlightened citizens, capable of making healthier choices for their lives and their families, expanding the scope of school education.
Palavras-chave: Livro Didático
Ensino por Investigação
Potencial Carcinogênico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: SOUSA, Sheyla Aguiar Lopes de. Câncer e alimentação: uma abordagem investigativa no ensino médio. 2022. 127 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/370
Data de defesa: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf11,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf682,02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.