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Tipo do documento: Dissertação
Título: A sala de aula invertida e o ensino por investigação na disciplina de anatomia e fisiologia humana em uma escola de ensino médio profissionalizante da zona sul de Teresina-PI
Autor: Soares, Gualberto de Abreu
Primeiro orientador: Shinya, Thais Yumi
Primeiro coorientador: Silva, Janaína Moraes
Primeiro membro da banca: Shinya, Thais Yumi
Segundo membro da banca: Lima, Lucas Ramos Costa
Terceiro membro da banca: Mattos, Aline de Moura
Resumo: O grande desafio da implantação de novas metodologias de ensino é a consolidação do modelo industrial e bancário, e essa consolidação deu conta das demandas sociais apesar das inúmeras críticas. Assim, é difícil superá-lo, principalmente porque, apesar de haver outros modelos universalizados há pouca disposição dos atores para mudanças. Vivemos hoje um paradoxo de continuarmos com uma prática na qual não acreditamos plenamente, mas não nos arriscamos em incorporar novas propostas e/ou metodologias pedagógicas mais adequadas à sociedade da tecnologia e do conhecimento. A importância do processo de ensino e aprendizagem em Anatomia e Fisiologia Humana (AFH), transformando a prática tradicional e mecânica dos conhecimentos anatômicos em uma prática clínica, dinâmica e inovadora é fundamental para uma boa formação profissional, sucesso do estudante e crescimento da sociedade. Nessa perspectiva a presente dissertação teve como objetivo geral analisar o potencial da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) na promoção do ensino por investigação, na disciplina AFH em uma turma do Ensino Médio Profissionalizante Integrado a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) de uma escola de Teresina, Piauí, por meio da produção e aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). O trabalho realizado foi uma pesquisa qualitativa do tipo participante e os dados foram analisados pela técnica da triangulação, na qual analisa-se o produto centrado no sujeito, os elementos produzidos pelo meio do sujeito e a relação entre o social e o sujeito. A pesquisa foi realizada com uma amostra foi de 37 (trinta e sete) estudantes, sendo 14 da turma de 2º módulo de Enfermagem A, 12 da turma de 2º módulo de Enfermagem B e 11 da turma de 2º de Farmácia, com idades que variam de 22 a 53 anos. A aulas ministradas para a realização da pesquisa foram remotas e durante o segundo semestre de 2021. Os critérios para inclusão no grupo amostral foram: estudantes que estavam cursando o Ensino Médio Integrado da modalidade PROEJA, que tinham na sua grade curricular a disciplina de AFH. E os critérios de exclusão foram: os estudantes que não são da modalidade PROEJA; os transferidos de outras escolas. Durante o desenvolvimento da SEI por meio da SAI, foi observado que os estudantes promoveram investigação sobre os problemas abordados no início de cada aula, mas que na 1ª etapa as SEI a aula não foi invertida, pois os estudantes não estudaram e investigaram o tema da aula de forma prévia. No segundo momento da SEI a aula foi plenamente invertida. Ao final da coleta dos dados, análises e discussões podemos considerar que a metodologia SAI por meio de uma SEI é um excelente motivador para o despertar do protagonismo estudantil durante o processo de ensino aprendizagem nas turmas estudadas, mas que é interessante que a SAI seja realizada com atividades motivadoras de aprendizagem, assim o estudante sente-se guiado e responsável a inverter a sala.
Abstract: The importance of the teaching and learning process in Human Anatomy and Physiology (HFA), transforming the traditional and mechanical practice of anatomical knowledge into a clinical, dynamic and innovative practice is fundamental for good professional training, student success and society growth. In this perspective, the present dissertation had as general objective to analyze the potential of the Inverted Classroom (IC) methodology in promoting teaching by investigation, in the AFH discipline in a class of Vocational High School Integrated to Youth and Adult Education (PROEJA) of a school in Teresina, Piauí, through the production and application of an Investigative Teaching Sequence (ITS). The carried out work was a qualitative research of the participant type. The research was carried out with a sample of 37 (thirty-seven) students, 14 from the 2nd Nursing module class A, 12 from the 2nd Nursing module B class and 11 from the 2nd Pharmacy class, with ages ranging from from 22 to 53 years. The classes taught to carry out the research were remote and happened during the second semester of 2021. The criteria for inclusion in the sample group were: students who were attending the Integrated High School of the PROEJA modality, who had the AFH discipline in their curriculum. And the exclusion criteria were: students who are not in the PROEJA modality; those transferred from other schools. During the development of the SEI through the SAI, it was observed that the students promoted investigation into the problems addressed at the beginning of each class, but that in the 1st stage the SEI the class was not inverted, as the students did not study and investigate the topic of class in advance. In the second moment of SEI, the class was completely inverted. The SAI had a good acceptance by the students, because when asked them about the contribution of the methodology to the improvement of the learning of the anatomy and physiology contents of the cardiovascular system, 83% answered that the SAI improved in a positive way for learning. At the end of data collection, analysis and discussions, we can consider that the SAI methodology through an SEI is an excellent motivator for the awakening of student protagonism during the teaching-learning process in classes and at the end of data collection, analysis and discussions, we can consider that the SAI methodology through an SEI is an excellent motivator for the awakening of student protagonism during the teaching-learning process in the studied classes, but that it is carried out with motivating activities of learning, especially when developed in a class that they did not know before, so the student will be stimulated, guided and responsible to reverse the classroom.
Palavras-chave: Metodologias Ativas
Ensino Médio Integrado
Ensino de Biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: SOARES, Gualberto de Abreu. A sala de aula invertida e o ensino por investigação na disciplina de anatomia e fisiologia humana em uma escola de ensino médio profissionalizante da zona sul de Teresina-PI. 2022. 141 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/372
Data de defesa: 22-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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