Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/373
Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagem investigativa dos impactos ambientais na Lagoa do Cajueiro como estratégia de ensino de ecologia
Autor: Lopes, Cleonice Borges
Primeiro orientador: Mendes, Maura Rejane de Araújo
Primeiro membro da banca: Mendes, Maura Rejane de Araújo
Segundo membro da banca: Korndörfer, Carla Ledi
Terceiro membro da banca: Lemos, Jesus Rodrigues
Resumo: É indiscutível a necessidade de relacionar o ensino de Ecologia à vida cotidiana dos estudantes, dando ênfase a conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade. Trabalhar esse tema na escola, busca a formação de cidadãos conscientes e críticos em relação às suas ações diante da natureza. Estudos voltados à investigação de condições de uma área local poderão levar os estudantes à compreensão de conceitos ecológicos gerais. O ensino por investigação, tem papel fundamental nesse processo, uma vez que, os desafiam a mobilizar seus conhecimentos prévios para questionar, levantar hipóteses, buscar soluções para problemas encontrados no meio em que vivem. O objetivo desta pesquisa foi promover o ensino de Ecologia por meio de uma proposta investigativa dos problemas ambientais da Lagoa do Cajueiro, no município de Joaquim Pires, Piauí. Participaram da pesquisa 30 estudantes, do 3º ano do Ensino Médio, turno matutino, em uma escola pública estadual, localizada no referido município. Inicialmente foi aplicado um questionário para analisar o conhecimento prévio dos participantes e ao final foi aplicado outro questionário para diagnosticar os conhecimentos adquiridos após o desenvolvimento do projeto. Após a análise do primeiro questionário, percebeu-se que, de modo geral, os estudantes apresentam conhecimento a respeito dos temas de Ecologia. Na exposição teórica em sala de aula dos conteúdos, foram apresentados alguns argumentos, pelos estudantes, a respeito dos impactos ambientais observados na Lagoa do Cajueiro. Posteriormente, foi realizado uma aula de campo na Lagoa e, a partir da observação ao longo dos trechos percorridos, eles puderam visualizar a degradação do ambiente demonstrando preocupação com o estado atual do ecossistema. Constatou-se, portanto, que a saída da sala de aula para ambientes naturais traz uma visão diferente dos estudantes, observando de perto como as ações humanas afetam diretamente o meio ambiente. Nas aulas que sucederam a visita ao campo, foram realizados alguns momentos de discussão, em sala de aula, sobre como eles perceberam as condições atuais da Lagoa e o que poderia ser as causas e consequências do que foi observado, e quais medidas deveriam ser tomadas para melhorar essas condições. Então, produziram materiais para expor à comunidade escolar. Percebeu-se, com essas atividades, que eles compreenderam as reais condições ambientais em que se encontra a Lagoa do Cajueiro, mas, ainda é preciso que também compreendam a importância de colocar em prática esse conhecimento, refletindo meios de mudar ou minimizar os problemas observados. Foram confeccionados três produtos, sendo uma sequência de ensino investigativo (SEI), uma cartilha com conceitos relacionados à Ecologia e aos impactos ambientais observados na Lagoa do Cajueiro, e um jogo didático que poderá contribuir para o processo de ensino-aprendizagem deste tema.
Abstract: The need to relate the teaching of Ecology to the daily life of students is indisputable, emphasizing the conservation of the environment and its sustainability. Working on this theme at school, seeks to form conscientious and critical citizens in relation to their actions in the face of nature. Studies aimed at investigating conditions in a local area can lead students to understand general ecological concepts. Teaching through investigation has a fundamental role in this process, since it challenges them to mobilize their previous knowledge to question, raise hypotheses, seek solutions to problems encountered in the environment in which they live. The objective of this research was to promote the teaching of Ecology through an investigative proposal of the environmental problems of Lagoa do Cajueiro, in the municipality of Joaquim Pires - Piauí. Thirty students from the 3rd year of high school, morning shift, in a state public school, located in that municipality, participated in the research. Initially, a questionnaire was applied to analyze the participants' prior knowledge, and, at the end, another questionnaire was applied to diagnose the knowledge acquired after the development of the project. After the analysis of the first questionnaire, it was noticed that, in general, the students present knowledge about the themes of Ecology. In the theoretical exposition of the contents in the classroom, some arguments were presented by the students regarding the environmental impacts observed in Lagoa do Cajueiro. Subsequently, a field class was held in Lagoa and, from the observation along the stretches traveled, they were able to visualize the degradation of the environment, demonstrating concern with the current state of the ecosystem. It was found, therefore, that leaving the classroom for natural environments brings a different view of students, observing closely how human actions directly affect the environment. In the classes that followed the visit to the field, there were some moments of discussion, in the classroom, about how they perceived the current conditions of the Lagoon and what could be the causes and consequences of what was observed, and what measures should be taken. to improve these conditions. Then, they produced materials to exhibit to the school community. It was noticed, with these activities, that they understood the real environmental conditions in which the Lagoa do Cajueiro is located, but it is still necessary that they also understand the importance of putting this knowledge into practice, reflecting ways to change or minimize the problems observed. Three products were made, being a sequence of investigative teaching (SIT), a booklet with concepts related to Ecology and the environmental impacts observed in Lagoa do Cajueiro, and a didactic game that can contribute to the teaching-learning process of this theme.
Palavras-chave: Ensino por Investigação
Biologia
Ensino Básico
Aula de Campo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: LOPES, Cleonice Borges. Abordagem investigativa dos impactos ambientais na Lagoa do Cajueiro como estratégia de ensino de ecologia. 2022. 134 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/373
Data de defesa: 28-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf11,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf589,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.