???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/374
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de ecologia por meio da educação ambiental crítica na escola
Autor: Silva, Maria do Socorro Ibiapina
Primeiro orientador: Korndörfer, Carla Ledi
Primeiro membro da banca: Korndörfer, Carla Ledi
Segundo membro da banca: Figueiredo, Luciano Silva
Terceiro membro da banca: Almeida Neto, José Rodrigues de
Resumo: A Ecologia, área do ensino de Biologia onde costumeiramente é trabalhada a Educação Ambiental, apresenta-se na educação básica ainda atrelada às características marcantes do ensino tradicional. O presente trabalho visa fornecer aporte teórico e metodológico para o ensino de Ecologia pautado na vertente crítica da Educação Ambiental e, tem como propósito, verificar se o ensino de Ecologia por meio dos caminhos metodológicos da Educação Ambiental contribui para a promoção do senso crítico e investigativo dos estudantes. O presente estudo foi desenvolvido em uma escola da rede estadual de educação na cidade de Campo Maior (PI) e abordou o conteúdo de Ecologia nas quatro turmas de 3º ano da escola. O tema relações entre os seres vivos serviu de base para a pesquisa e foi trabalhado com enfoque investigativo (1ª fase) e com a metodologia crítica da Educação Ambiental (2ª fase) em uma sequência de ensino investigativa dividida em quatro partes: a) problematizando o conhecimento – com o uso de questões norteadoras, filmes, mapas mentais, debates; b) praticando o que aprendeu – com a observação do ambiente de vida de cada aluno; c) organizando o conhecimento – com a exposição dialogada de conteúdo e socialização das observações dos ambientes ; d) avaliando o conhecimento – com o uso de cartas inspiradas na pedagogia de Paulo Freire. A pesquisa se realizou com 30 participantes na primeira fase e 20 na segunda. Ao final do desenvolvimento da pesquisa os dados foram tabulados e organizados em categorias que serviram de base para conclusão desta pesquisa. Esta pesquisa fornece apoio para o fazer pedagógico de professores de Biologia da educação básica ancorado em metodologias que incentivam o protagonismo dos estudantes para as questões socioambientais, e culmina com uma Sequência Didática intitulada ‘Percebendo o mundo ao seu redor: a relação homem-natureza inserida no contexto educacional das interações ecológicas’, ao qual pode ser desenvolvida e adaptada para diferentes níveis de ensino.
Abstract: Ecology, an area of Biology teaching where Environmental Education is usually worked, is presented in basic education still tied to the salient features of traditional teaching. The present work aims to provide theoretical and methodological support for the teaching of Ecology based on the critical aspect of Environmental Education and, has the purpose of verifying whether the teaching of Ecology through the methodological paths of Environmental Education contributes to the promotion of critical and investigative sense of students. This study was developed in a school of the state education system in the city of Campo Maior (PI) and addressed the content of Ecology in four classes of 3rd grade of the school. The theme relationships among living beings served as a basis for the research and was worked with an investigative approach (1st phase) and with the critical methodology of Environmental Education (2nd phase) in an investigative teaching sequence divided into four parts: a) problematizing knowledge - with the use of guiding questions, films, mind maps, debates; b) practicing what was learned - with the observation of the living environment of each student; c) organizing knowledge - with the dialogic exposition of content and socialization of the observations of the environments; d) evaluating knowledge - with the use of charts inspired by Paulo Freire's pedagogy. The research was carried out with 30 participants in the first phase and 20 in the second. At the end of the research development, the data was tabulated and organized into categories that served as a basis for the conclusion of this research. This research provides support for the pedagogical work of Biology teachers in basic education anchored in methodologies that encourage the protagonism of students for socio-environmental issues, and culminates with a Teaching Sequence entitled 'Perceiving the world around you: the man-nature relationship inserted in the educational context of ecological interactions', which can be developed and adapted for different levels of education.
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Pedagogia Crítica
Ensino por Investigação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: SILVA, Maria do Socorro Ibiapina. Ensino de ecologia por meio da educação ambiental crítica na escola. 2022. 84 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/374
Data de defesa: 28-Jul-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa.pdf2,34 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação.pdf697,57 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.