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dc.creatorLima, Sintiane Maria de Sá-
dc.contributor.advisor1Almeida, Pedro Marcos-
dc.contributor.advisor-co1Martins, Francielle Alline-
dc.contributor.referee1Almeida, Pedro Marcos de-
dc.contributor.referee2Alves, Wellington dos Santos-
dc.contributor.referee3Oliveira, Francisca Carla Silva de-
dc.date.accessioned2022-12-06T13:54:38Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationLIMA, Sintiane Maria de Sá. Ensino transversal da intolerância à lactose em uma perspectiva investigativa. 2022. 162 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/375-
dc.description.resumoA abordagem investigativa possibilita o protagonismo estudantil e busca formar indivíduos críticos e conscientes da importância do aprendizado. O estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre herança monogênica da intolerância à lactose (IL) de forma contextualizada e relacionada com aspectos bioquímicos, moleculares e evolutivos. Na SEI, seis momentos foram realizados em dez aulas com 30 estudantes do ensino médio em uma Escola Estadual de Ensino Profissional no Piauí, de forma dialogada, sendo abordados: 1. conhecimentos prévios sobre a IL e análise da situação problematizadora; 2. teste experimental de níveis de glicose; 3. interpretação de heredogramas; 4. análise molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA, em inglês) e expressão gênica; 5. processo evolutivo sobre o consumo de leite e 6. conclusões. A coleta de dados foi realizada de forma individual e/ou coletiva por meio de interações discursivas, questões dissertativas, resolução da problemática inicial e um questionário feedback. Os dados foram analisados de forma qualitativa (competências atitudinais e procedimentais) e quantitativa. O resultado das interações discursivas durante a SEI demonstraram de forma geral que os estudantes têm maior facilidade e motivação de se posicionar e dialogar quando o tema é sobre experiências cotidianas. As falas analisadas revelaram um aprendizado conceitual com integração de termos e conceitos de forma eficiente, além da observação de tomada de atitudes e procedimentos em adquirir, interpretar e comunicar a informação, que reafirmam o aprendizado da temática. As falas denotam uma interpretação crítica da situação-problema, do trabalho colaborativo, da construção de modelos explicativos, do levantamento de hipótese, da interpretação de dados e da interação destes com a problemática, além da construção e exposição das conclusões. Os resultados quantitativos de questões individuais, ao final de cada momento, mostraram a melhoria na capacidade de expressar o entendimento da forma escrita, indicando que o estímulo `a argumentação é necessário e desenvolve estudantes com maior habilidade de organização e exposição de suas ideias e conclusões, de forma mais confiante e completa. No questionário feedback, os estudantes mostraram o interesse por atividades que permitiram a sua participação ativa, com metodologias práticas e/ou lúdicas aliadas ao ensino da teoria e que relacionaram o conteúdo às vivências do cotidiano. Dessa forma, a SEI facilitou a compreensão dos estudantes com aplicação prática e lúdica dos conteúdos, bem como despertou maior interesse em relação à fisiologia, à genética, à expressão gênica e à evolução.por
dc.description.abstractThe investigative approach enables student protagonism and seeks to form critical individuals who are aware of the importance of learning. The study aimed to develop and apply an Investigative Teaching Sequence (SEI in the Portuguese acronym) on monogenic inheritance of lactose intolerance (IL in the Portuguese acronym) in a contextualized way and related to biochemical, molecular, and evolutionary aspects. In the SEI, six moments were carried out in ten classes with 30 high school students in a State School of Professional Education in Piauí, in a dialogic way, covering: 1. previous knowledge about LI and analysis of the problematizing situation; 2. experimental test of glucose levels; 3. interpretation of heredograms; 4. molecular analysis of deoxyribonucleic acid (DNA) and gene expression; 5. evolutionary process about milk consumption and 6. conclusions. Data were collected individually and/or collectively through discursive interactions, dissertative questions, resolution of the initial problem, and a feedback questionnaire. The data were analyzed qualitatively (attitudinal and procedural skills) and quantitatively. The results of the discursive interactions during the SEI demonstrated in general that the students have greater ease and motivation to position themselves and talk when the topic is about everyday experiences. The analyzed speeches revealed a conceptual learning with efficient integration of terms and concepts, besides the observation of attitudes and procedures in acquiring, interpreting, and communicating information, which reaffirm the learning of the theme. The speeches denote a critical interpretation of the problem situation, collaborative work, the construction of explanatory models, hypothesis raising, data interpretation and their interaction with the problem, and the construction and presentation of conclusions. The quantitative results of the individual questions at the end of each phase showed an improvement in the ability to express understanding in written form, indicating that the stimulus for argumentation is necessary and develops students with greater ability to organize and present their ideas and conclusions in a more confident and complete way. In the feedback questionnaire, the students showed interest in activities that allowed their active participation, with practical and/or ludic methodologies allied to the teaching of theory and that related the content to everyday life experiences. Thus, the SEI facilitated the students' understanding with practical and ludic application of the content, as well as arose greater interest in relation to physiology, genetics, gene expression and evolution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-12-06T13:54:38Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 4555185 bytes, checksum: 455ec88b1c219cf572e4e5481e8024f3 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 596758 bytes, checksum: 92fac6d4ed9418b9c5c6cb457256fe79 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T13:54:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 4555185 bytes, checksum: 455ec88b1c219cf572e4e5481e8024f3 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 596758 bytes, checksum: 92fac6d4ed9418b9c5c6cb457256fe79 (MD5) Previous issue date: 2022-07-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCategorias Atitudinais e Procedimentaispor
dc.subjectEnsino Construtivistapor
dc.subjectSequência de Ensino Investigativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleEnsino transversal da intolerância à lactose em uma perspectiva investigativapor
dc.typeDissertaçãopor
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