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Tipo do documento: Dissertação
Título: Quintais urbanos: um espaço educativo não formal para prática da botânica e da sensibilização ambiental
Autor: Albuquerque, Maraysa Cristina Ribeiro
Primeiro orientador: Santos, Kelly Polyana Pereira dos
Primeiro coorientador: Silva, Maria Pessoa da
Primeiro membro da banca: Santos, Kelly Polyana Pereira dos
Segundo membro da banca: Vieira, Fábio José
Terceiro membro da banca: Barros, Roseli Farias Melo de
Resumo: Dentro da grade curricular da disciplina de Biologia, a Botânica é uma das áreas menos atrativas para os alunos do ensino médio, por ser muitas vezes explanadas somente com aulas teóricas, baseando-se no livro didático e com uma infinidade de nomenclaturas, trazendo um distanciamento dos discentes ao seu ambiente natural e consequentemente desmotivando-o a aprender. Utilizar os quintais urbanos é oportunizar aos alunos conhecer e explorar este espaço do domicílio, proporcionar reflexões sobre as suas relações com o meio, além de ser um laboratório vivo para estudar as plantas. Visando verificar a eficácia dos espaços educativos não formais no ensino da Botânica e a percepção ambiental, a pesquisa foi desenvolvida com um universo amostral de 20 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública que fica localizada no município de Tianguá – Ceará. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de uma sequência de ensino investigativa e de metodologias participativas. Os mesmos exploraram os quintais das suas residências e envolveram os familiares na construção dos seus conhecimentos. Os discentes demonstraram, mediante a lista livre, que conhecem uma diversidade de plantas ao relatar 78 espécies diferentes em 170 citações, sendo que 35% dos vegetais mencionados são encontrados nos domicílios. Constatou-se também que os primeiros cultivos tinham fins alimentícios ou medicinais e que este espaço, na perspectiva discente, desperta memórias afetivas, fortalecem laços familiares nos cuidados com as plantas, além de proporcionar uma aprendizagem significativa sobre as plantas. Após análise dos resultados concluiu-se que o ensino investigativo desenvolvido a partir da interação dos alunos com os familiares e na utilização do quintal domiciliar como laboratório contribuiu positivamente na construção dos conhecimentos botânicos tornando-os mais significativos, concretos e condizentes com a realidade em que estes estão inseridos.
Abstract: Botany is one of the least attractive areas of the Biology curriculum for high school students, as it is often only explained through theoretical lectures, based on the textbook and with an infinite number of nomenclatures, thus distancing the students from their natural environment and, consequently, discouraging them from learning. Using urban backyards is an opportunity for students to get to know and explore this space of the home, to provide reflections on their relationships with the environment, as well as being a living laboratory to study plants. Aiming to verify the effectiveness of non-formal educational spaces in the teaching of Botany and environmental perception, the research was developed with a sample universe of 20 students in the second year of high school in a public school located in the city of Tianguá - Ceará. Data collection took place through the application of an investigative teaching sequence and participatory methodologies. They explored the backyards of their homes and involved family members in the construction of their knowledge. The students demonstrated, through the free list, that they know a diversity of plants by reporting 78 different species in 170 citations, and that 35% of the plants mentioned are found in their homes. It was also found that the first crops had food or medicinal purposes and that this space, from the students' perspective, awakens affective memories, strengthens family ties in the care of plants, and provides a meaningful learning about plants. After analyzing the results, it was concluded that the investigative teaching developed from the interaction of students with their families and the use of the backyard as a laboratory contributed positively to the construction of botanical knowledge, making it more meaningful, concrete and consistent with the reality in which they live.
Palavras-chave: Ambientes de Aprendizagem
Ensino de Ciências por Investigação
Etnobotânica
Percepção ambiental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: ALBUQUERQUE, Maraysa Cristina Ribeiro. Quintais urbanos: um espaço educativo não formal para prática da botânica e da sensibilização ambiental. 2022. 111 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/376
Data de defesa: 3-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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