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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fisiocode - desenvolvimento de um jogo educacional e de uma sequência de ensino investigativa como ferramentas de aprendizagem do conteúdo de anatomia e fisiologia do sistema nervoso humano
Autor: Teodoro, Wilton Linhares
Primeiro orientador: Alves, Wellington dos Santos
Primeiro membro da banca: Alves, Wellington dos Santos
Segundo membro da banca: Araújo, Maria de Fátima Veras
Terceiro membro da banca: Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho
Resumo: A busca pela qualidade na educação perpassa pelo estudo, análise e reflexão de estratégias pedagógicas como a Sequência de Ensino por Investigação (SEI) conduzindo o estudante ao desenvolvimento crítico dos conteúdos trabalhados. Paralelamente a isso percebemos a presença de material tecnológico, como os smartphones, e da internet no ambiente escolar. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de uma SEI e a elaboração de um jogo virtual educacional voltado para o ensino e aprendizagem do conteúdo do Sistema Nervoso Humano. Estratégias didáticas e jogos educaionais são métodos que podem envolver o estudante em uma nova experiência de aprendizagem e que têm sido cada vez mais utilizados em diferentes áreas da educação, favorecendo o ensino em comparação ao método mais tradicional. Este trabalho foi realizado com alunos do 2º ano de uma escola do Ensino Médio, localizada no município de Tianguá, onde foram aplicados questionários semiestruturados, atividades lúdicas, aulas remotas e elaborado um jogo virtual, intitulado de Fisiocode, na busca de uma maior interação dos estudantes com o conteúdo e a promoção de um estudo mais interessante e investigativo. Os resultados desta aplicação foram bem relevantes quando observamos na fala dos alunos a necessidade de mais atividades interativas e criativas, além de destacar o desenvolvimento na aprendizagem do estudante quando observamos as falas com argumentos mais científicos e com uma melhor compreensão das problematizações que foram disponibilizadas. Vale destacar que o conteúdo de Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso Humano é considerado complexo para os estudantes, no que se refere à relação entre a sua estrutura e o seu funcionamento, e que a busca por métodos mais modernos que promovam a aprendizagem é importante.
Abstract: The search for quality in education involves the study, analysis and reflection of pedagogical strategies such as the Teaching Sequence by Investigation (SEI) leading the student to the critical development of the contents worked. At the same time, we noticed the presence of technological material, such as smartphones, and the internet in the school environment. This work aims to apply an SEI and the development of an educational virtual game aimed at teaching and learning the content of the Human Nervous System. Didactic strategies and educational games are methods that can involve the student in a new learning experience and that have been increasingly used in different areas of education, favoring teaching compared to the more traditional method. This work was carried out with students in the sophomore year of a high school, located in the city of Tianguá, where semi-structured questionnaires, recreational activities, remote classes were applied and a virtual game, entitled Fisiocode, was created in the search for greater interaction between students with the content and promotion of a more interesting and investigative study. The results of this application were very relevant when we observed in the students' speech the need for more interactive and creative activities, in addition to highlighting the development in student learning when we observed the speeches with more scientific arguments and with a better understanding of the problematizations that were made available. It is worth noting that the content of Anatomy and Physiology of the Human Nervous System is considered complex for students, with regard to the relationship between its structure and its functioning, and that the search for more modern methods that promote learning is important.
Palavras-chave: Jogos
Tecnologias
Ferramenta de Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: TEODORO, Wilton Linhares. Fisiocode - desenvolvimento de um jogo educacional e de uma sequência de ensino investigativa como ferramentas de aprendizagem do conteúdo de anatomia e fisiologia do sistema nervoso humano. 2022. 167 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/377
Data de defesa: 29-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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