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Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações ambientais na comunidade quilombola Faveira, São João dos Patos (MA): uma análise com a matriz curricular de biologia no ensino médio
Autor: Costa, Jesus Vênus Silva
Primeiro orientador: Figueirêdo, Luciano Silva
Primeiro coorientador: Vieira, Fábio José
Primeiro membro da banca: Figueirêdo, Luciano Silva
Segundo membro da banca: Korndörfer, Carla Ledi
Terceiro membro da banca: Silva, Patricia da Cunha Gonzaga
Quarto membro da banca: Aragão, Janaína Alvarenga
Resumo: A biodiversidade sempre ofereceu recursos que possibilitaram a expansão das sociedades no decorrer dos tempos, não somente através da exploração econômica, como também na busca pelo desenvolvimento científico e tecnológico. O objetivo desta pesquisa é comparar as relações ambientais na comunidade quilombola Faveira, em São João dos Patos - MA, com os conteúdos da matriz curricular de Biologia do ensino médio. Inicialmente, foram feitas as pesquisas bibliográfica e documental. A técnica da observação participante, a fotoetnografia e a entrevista semiestruturada foram usadas para identificar os recursos naturais e como são utilizados. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita pela análise de conteúdo e análise de estatística descritiva e revelou que a Comunidade mantém seus saberes tradicionais como indutores da relação própria com a natureza, para a produção de alimentos, sustento, lazer e trabalho. Mostrou também que as relações ambientais que alimentam o modo de vida de seus moradores podem se relacionar aos conteúdos da matriz curricular de Biologia do Novo Ensino Médio, mediante uma prática docente inerente à proposta da legislação educacional. Uma sequência didática e uma mídia em formato de Podcast foi produzido no intuito de divulgação didático-pedagógica.
Abstract: Biodiversity has always offered resources that have made it possible for societies to expand over time, not only through economic exploitation, but also in the pursuit of scientific and technological development. The objective of this research is to compare the environmental relations in the quilombola community Faveira, in São João dos Patos-MA, with the contents of the Biology curriculum of high school. Initially, bibliographic and documentary research will be carried out. The participant observation technique, photoethnography and semi-structured interview will be used to identify natural resources and how they are used. The interpretation of the research data was carried out through content analysis and descriptive statistics analysis and revealed that the Community maintains its traditional knowledge as inducers of its own relationship with nature, for the production of food, sustenance, leisure and work. It also showed that the environmental relations that feed the way of life of its residents can be related to the contents of the Biology curriculum of the New High School, through a teaching practice inherent to the proposal of educational legislation. A didactic sequence and a media in Podcast format was produced with the aim of didactic-pedagogical dissemination.
Palavras-chave: Conhecimento
Formação de Sociedades
Recursos Naturais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: COSTA, Jesus Vênus Silva. Relações ambientais na comunidade quilombola Faveira, São João dos Patos (MA): uma análise com a matriz curricular de biologia no ensino médio. 2022. 124 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/379
Data de defesa: 19-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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