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dc.creatorMagalhães, Valéria Ribeiro de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.contributor.referee1Carvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.contributor.referee2Yunes, Eliana Lúcia Madureira-
dc.contributor.referee3Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.contributor.referee4Assis, Maria Aurinívea Sousa de-
dc.date.accessioned2023-03-17T13:25:02Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Valéria Ribeiro de Oliveira. A personagem infantil em primeiras estórias, de João Guimarães Rosa: o jogo da linguagem. 2022. 124f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/385-
dc.description.resumoA poética de João Guimarães Rosa propõe buscar o novo, o êxtase inaugural sobre as coisas do mundo. Daí sua preferência pelas crianças, loucos, “ensimesmados”, os excluídos ou intocados do mundo dito “civilizado”, uma vez que o olhar destes pode ser ilógico dentro da lógica do mundo. Este estudo tem como objetivo analisar as personagens infantis na obra Primeiras estórias (1962), do escritor João Guimarães Rosa, buscando perceber como a relação entre infância, poesia e jogo se instauram na/pela linguagem empreendida pelo autor, na qual pode-se evidenciar a sua concepção de arte. A pesquisa é de natureza bibliográfica, e para dialogar com a poética rosiana contou-se com as contribuições teóricas de Beth Brait (1985), Antonio Candido (1972), com os estudos sobre a personagem; Johan Huizinga (2012), no livro Homo Ludens, que traz o entendimento de jogo; Giorgio Agamben (2014); Yunes (1986); Friedrich Nietzsche (2012), com A gaia ciência, livro no qual discute sobre a importância em se fazer uma ciência alegre, além de contar com a extensa crítica de Guimarães Rosa sobre a infância. A análise destaca a importância da presença do olhar infantil na obra rosiana, como a criança, com os seus jogos de linguagem, tornada signo, pode conceber a possibilidade de uma existência lúdica. Como personificação do poético, o lúdico lhe é inerente, pois joga com as palavras e com os sentidos por meio da linguagem instaurada na própria materialidade do espaço literário. O olhar apurado das crianças/poetas recolhem as mínimas coisas, transformando-as em máximas expressões de vida, o que faz da estética de Guimarães Rosa uma amálgama em que o “só aquilo” transforma-se em o “Só tudo”. “Transviver”, cujo contista não cessa de brincar, jogar com a língua, seu objeto de montagens infinitas, suscitando o leitor a fazer o mesmo.por
dc.description.abstractJoão Guimarães Rosa’s poetics proposes to search for the new, the ecstasy that will inaugurate the things of the world. Hence his preference for children, the insane, the “closed in on themselves”, those excluded or untouched by the so-called “civilized” world, since their view may be illogical within the logic of the world. The purpose of this study is to analyze the children’s characters in the work First stories (1962), by João Guimarães Rosa, in an attempt to understand how the relationship between childhood, poetry and play is established in/by the language used by the author, in which his conception of art can be evidenced. The research is bibliographic in nature, and in order to dialogue with Rosa’s poetics we relied on the theoretical contributions of Beth Brait (1985), Antonio Candido (1972), with studies on the character; Johan Huizinga (2012), in the book Homo Ludens, which brings the understanding of play; Giorgio Agamben (2014); Yunes (1986); Friedrich Nietzsche (2012), with The gay science, a book in which he discusses the importance of making a joyful science, besides relying on Guimarães Rosa’s extensive critique of childhood. The analysis highlights the importance of the presence of the child’s gaze in Rosa’s work, how the child, with its language games, turned into a sign, can conceive the possibility of a playful existence. As an embodiment of the poetic, playfulness is inherent to it, as it plays with words and senses through the language established in the very materiality of the literary space. The keen eye of the children/poets collects the smallest things, transforming them into maximum expressions of life, which makes Guimarães Rosa’s aesthetics an amalgam in which the “only that” becomes the “Only everything”. “Transliving”, whose short story writer never stops playing, playing with language, his object of infinite assemblages, prompting the reader to do the same.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-03-17T13:25:02Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1264119 bytes, checksum: 435876f3385729bed1b6298f6b427348 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 477757 bytes, checksum: f5c2003f24f4a307393e432776848859 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T13:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1264119 bytes, checksum: 435876f3385729bed1b6298f6b427348 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 477757 bytes, checksum: f5c2003f24f4a307393e432776848859 (MD5) Previous issue date: 2022-05-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGuimarães Rosapor
dc.subjectPrimeiras Estóriaspor
dc.subjectPersonagem Infantilpor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectJogo de Linguagempor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA personagem infantil em primeiras estórias, de João Guimarães Rosa: o jogo da linguagempor
dc.typeDissertaçãopor
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