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http://localhost:8080/tede/handle/tede/388
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cânticos dos cânticos para flauta e violão, de Oswaldo de Andrade: uma análise intertextual com cantares bíblicos |
Autor: | Sousa, Daniel Judvan da Silva |
Primeiro orientador: | Torres, José Wanderson Lima |
Primeiro membro da banca: | Torres, José Wanderson Lima |
Segundo membro da banca: | Lopes, Maria Suely de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Sousa, José Renato de Araújo |
Quarto membro da banca: | Sousa, Douglas Rodrigues de |
Resumo: | A presente dissertação objetiva pesquisar a intertextualidade entre o poema Cântico dos Cânticos para flauta e violão e o livro canônico Cantares de Salomão, também conhecido como Cântico dos Cânticos de Salomão. A partir desse propósito, o estudo visa: estabelecer as relações da literatura com a Bíblia; identificar a influência do livro de Cantares na literatura brasileira; investigar as estruturas de Cantares em comparação à do poema do Oswald de Andrade e relacionar os processos de apropriação intertextual na poética moderna brasileira, com foco na obra de Oswald de Andrade. O alcance desses objetivos serão sob à luz teórica de Eurich Auerbach (2015), Robert Alter (1997; 2007), Alter e Kermode (1997), Eugene Webber (2012), Geraldo Cavalcanti (2005) no que tange à Bíblia em sua relação com a literatura; Julia Kristeva (2005), Afonso Sant’anna (2003), embasam a teoria da intertextualidade; de Benedito Nunes (1979) e Maria Augusta Fonseca (2008), o aporte da visão poética e do projeto modernista de Oswald de Andade; Haroldo de Campos (1992) e Jorge Schwartz (2014) servem às análises. Esses teóricos e outros, citados à exigência da pesquisa, fazem-se necessários para dar sustentação ao estudo, bem como trazer luz de entendimento para que ela responda: De quais procedimentos Oswald de Andrade se vale para se apropriar intertextualmente do livro bíblico de Cantares em sua obra Cântico dos cânticos para flauta e violão? – De que maneira o poema de Oswald dialoga com o ideal modernista de poesia engajada? – Como ocorre o processo de intertextualidade, para além do título do poema Cântico dos cânticos para flauta e violão e o livro de Cantares? O trajeto percorrido foi a via metodológica - descritivo-analítica, cuja abordagem qualitativa assume um procedimento bibliográfico que se efetivou por meio de sistematização de dados e categorias analíticas de excertos do poema Cântico dos Cânticos para flauta e violão, de Oswald de Andrade, e do livro canônico de Cantares. Para efeito de análise do poema, outros mecanismos que estão para além do texto literário, como o contexto histórico e político em que circunda a obra foram considerados. Em síntese, concluiu-se que o poema Cântico dos cânticos para flauta e violão é um exemplo de como a intertextualidade pode ser utilizada de maneira criativa e inspiradora em sua temática, em sua estrutura, na forma e para além do seu conteúdo na obra de um poeta. Oswald de Andrade parodiou, carnavalizou, ab-rogou e se apropriou do Cântico dos cânticos antropofagicamente é o que conclui esse estudo. |
Abstract: | A presente dissertação objetiva pesquisar a intertextualidade entre o poema Cântico dos Cânticos para flauta e violão e o livro canônico Cantares de Salomão, também conhecido como Cântico dos Cânticos de Salomão. A partir desse propósito, o estudo visa: estabelecer as relações da literatura com a Bíblia; identificar a influência do livro de Cantares na literatura brasileira; investigar as estruturas de Cantares em comparação à do poema do Oswald de Andrade e relacionar os processos de apropriação intertextual na poética moderna brasileira, com foco na obra de Oswald de Andrade. O alcance desses objetivos serão sob à luz teórica de Eurich Auerbach (2015), Robert Alter (1997; 2007), Alter e Kermode (1997), Eugene Webber (2012), Geraldo Cavalcanti (2005) no que tange à Bíblia em sua relação com a literatura; Julia Kristeva (2005), Afonso Sant’anna (2003), embasam a teoria da intertextualidade; de Benedito Nunes (1979) e Maria Augusta Fonseca (2008), o aporte da visão poética e do projeto modernista de Oswald de Andade; Haroldo de Campos (1992) e Jorge Schwartz (2014) servem às análises. Esses teóricos e outros, citados à exigência da pesquisa, fazem-se necessários para dar sustentação ao estudo, bem como trazer luz de entendimento para que ela responda: De quais procedimentos Oswald de Andrade se vale para se apropriar intertextualmente do livro bíblico de Cantares em sua obra Cântico dos cânticos para flauta e violão? – De que maneira o poema de Oswald dialoga com o ideal modernista de poesia engajada? – Como ocorre o processo de intertextualidade, para além do título do poema Cântico dos cânticos para flauta e violão e o livro de Cantares? O trajeto percorrido foi a via metodológica - descritivo-analítica, cuja abordagem qualitativa assume um procedimento bibliográfico que se efetivou por meio de sistematização de dados e categorias analíticas de excertos do poema Cântico dos Cânticos para flauta e violão, de Oswald de Andrade, e do livro canônico de Cantares. Para efeito de análise do poema, outros mecanismos que estão para além do texto literário, como o contexto histórico e político em que circunda a obra foram considerados. Em síntese, concluiu-se que o poema Cântico dos cânticos para flauta e violão é um exemplo de como a intertextualidade pode ser utilizada de maneira criativa e inspiradora em sua temática, em sua estrutura, na forma e para além do seu conteúdo na obra de um poeta. Oswald de Andrade parodiou, carnavalizou, ab-rogou e se apropriou do Cântico dos cânticos antropofagicamente é o que conclui esse estudo. |
Palavras-chave: | Bíblia Cântico dos Cânticos Intertextualidade Modernismo Oswaldo de Andrade |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | SOUSA, Daniel Judvan da Silva. Cânticos dos cânticos para flauta e violão, de Oswaldo de Andrade: uma análise intertextual com cantares bíblicos. 2023. 102f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/388 |
Data de defesa: | 30-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Letras |
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