???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/389
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os processos referenciais, a intertextualidade e a ironia na construção do sentido do gênero meme
Autor: Pereira, Edilanny de Lima
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Primeiro membro da banca: Silva, Franklin Oliveira
Segundo membro da banca: Oliveira, Suelene Silva
Terceiro membro da banca: Matos, Janaica Gomes
Quarto membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: Esta dissertação apresenta como tema os processos referenciais, a intertextualidade e a ironia na construção do sentido do gênero meme. Justifica-se a importância dessa investigação pelo fato de percebermos que ainda há muitas lacunas a serem preenchidas e classificações a serem exploradas quanto aos estudos da referenciação em textos verbo-imagéticos, mais especificamente, pesquisas sobre fenômenos linguísticos que acontecem no gênero meme. A problemática centra-se no seguinte questionamento: Como os processos referenciais, a intertextualidade e a ironia contribuem para a compreensão do propósito comunicativo no gênero meme? Diante disso, traçase como objetivo geral investigar a relação entre os processos referenciais, a intertextualidade e a ironia na compreensão do gênero meme. Como objetivos específicos, são estabelecidos estes: i) Identificar os processos referenciais utilizados na elaboração de memes verbo-imagéticos; ii) Relacionar os processos referenciais encontrados nos memes analisados às relações intertextuais presentes nos textos iii) Verificar a ironia presente nos memes e relacioná-la ao propósito comunicativo do gênero. A hipótese básica defendida nesta proposta de investigação é que os processos referenciais relacionados à intertextualidade e a ironia, presentes no gênero meme, são elementos essenciais para que o propósito comunicativo do gênero seja atingido. Para tanto, esse estudo é uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e também documental. Como aporte teórico, utilizamos os seguintes textos: Cavalcante (2012), para explanar o quadro classificatório dos processos referenciais; Koch, Bentes e Cavalcante (2012), para explorarmos a proposta classificatória das relações intertextuais; e Wiggins e Bowers (2014) para compreender os estudos do meme como um gênero. O corpus desta pesquisa é constituído de 104 memes de internet, macro de imagem, veiculados pelo perfil TerehellCity, no Instagram. Dentre os critérios de seleção estabelecidos, selecionamos uma amostra de 05 memes publicados na página Terehellcity no período de julho a dezembro de 2021. Como critério de inclusão neste corpus, consideramos apenas aqueles memes que se constituem de elementos verbais e imagéticos, em caráter estático, caracterizando assim o meme macro de imagem. Como resultado desta pesquisa, destacamos: a) os processos referenciais encontrados demonstraram uma relação direta com o fenômeno da intertextualidade, manifestando-se, muitas vezes, em movimentos não lineares na (re)construção dos referentes. b) predominância da intertextualidade explícita nos memes analisados. Neste caso, ressaltamos a presença de um détournement em um dos memes, pois houve substituições e acréscimos para reforçar o propósito comunicativo do meme. c) todos os memes apresentaram ironia e, na maioria dos casos, houve a intenção de problematizar alguma situação.
Abstract: The theme of this dissertation is the referential processes, intertextuality and irony present in the meaning-making of a meme. The importance of this research is given by the fact that we realize that there still are gaps to be filled and classifications to be explored in the studies of referencing in verbo-pictorial texts, specifically researches about linguistical phenomena occurring in the meme genre. The problematic is centered on the following questions: how do the referential processes, intertextuality and irony contribute to the understanding of the communicative purpose in the meme genre? With that in mind, the main goal is to investigate the relation among the referential processes, intertextuality and irony in the understanding of the meme genre. As general goals, we have set these: i) identify the referential processes used in the making of verbo-pictorial memes; ii) link the referential processes found in the analyzed memes to the intertextual relations present in the texts; iii) verify the irony present in memes and relate it to the communicative goal of the genre. The basic hypothesis defended by this investigation is that the referential processes related to the intertextuality and irony, presents in the meme genre, are essential elements so that the communicative process can be reached. To do that, this research descriptive, of qualitative nature and documentary. As theorical support we chose the following texts: Cavalcante (2012), to explain the classificatory frame of referential processes, Koch, Bentes and Cavalcante (2012), to explore the classificatory proposal of intertextual relations and Wiggins e Bowers (2014), to understand the studies of the meme as a genre. The corpus of this research is built of 104 internet memes, image macro, posted by TerehellCity, an Instagram page. Considering the criteria previously set, 05 memes, posted from July to December, 2021, were chosen. As criteria of inclusion in this corpus we considered only those memes that have verbal and pictorial elements, that are static, therefore characterizing the image macro. As result of this research, we highlight: a) the referential processes found showed a direct relation with the intertextual phenomenon, being shown, many times, in non-linear movements in the (re)construction of the referents. b) dominance of explicit intertextuality in the analyzed memes. In this case, we highlight the presence of a détournement in one of the memes, because there were substitutions and additions to reinforce the communicative purpose of the meme. c) there was irony in all the memes, and, in most of the cases, there was an intention of problematization.
Palavras-chave: Linguística Textual
Referenciação
Intertextualidade
Ironia
Meme
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: PEREIRA, Edilanny de Lima. Os processos referenciais, a intertextualidade e a ironia na construção do sentido do gênero meme. 2023. 96f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/389
Data de defesa: 30-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo1,27 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação.pdf393,04 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.