Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/39
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura e música: uma análise semiótica das canções Ontem ao luar, Flor amorosa e Cabôca de Caxangá, de Catullo da Paixão Cearense
Título(s) alternativo(s): Literature and music: a semiotic analysis of the songs Yesterday the moonlight, Amorosa flower and Cabôca of Caxangá of Catullo da Paixão Cearense
Autor: Frazão, Francisco Adelino de Sousa
Primeiro orientador: Bezerra Filho, Feliciano José
Resumo: Este trabalho objetiva estudar a relação existente entre literatura e música a partir da análise de Ontem, ao luar, Flor amorosa e Cabôca de Caxangá, de melodias de Pedro de Alcântara (1866- 1929), Antônio Callado (1848-1880) e João Pernambuco (1883-1947), respectivamente, e letras compostas por Catullo da Paixão Cearense (1863-1946), um cancionista que atuou na cena musical do Rio de Janeiro na virada do século XIX para o século XX, sendo um dos introdutores da temática sertaneja na nascente Música Popular Brasileira (MPB). Como fundamentação teórica basilar foi elencada a análise semiótica da canção, proposta por Luiz Tatit (2002, 2004, 2007), além dos estudos e teorizações de Solange Ribeiro de Oliveira (2002, 2003), Antonio Candido (2004), Sylvia Helena Cyntrão (2006), José Roberto do Carmo Júnior (2007), dentre outros. O corpus deste estudo é formado pelas letras e pelas primeiras interpretações/gravações das três canções elencadas, que servirão para o desenvolvimento de uma análise que leve em conta uma sonoridade vocal e instrumental próxima ao feitio interpretativo da época em que estas foram concebidas, em suas primeiras versões, na época da eclosão das primeiras gravações no Brasil. Através do estudo bibliográfico, da audição das obras propostas, da produção de partituras e da análise das canções, considerando os aspectos musicais e literários das mesmas, acredita-se que chegar-se-á à constatação de que as letras compostas por Catullo evidenciam uma união concisa e coerente entre a letra e a melodia, estabelecendo um resultado estético e estilístico homogêneo no que diz respeito à concepção da canção como uma interseção coesa entre a literatura e a música. Nesse sentido, cabe ressaltar ainda que as obras e a atuação de Catullo podem apontar para o Modernismo brasileiro, arremetendo tanto ao bucolismo romântico quanto ao parnasianismo, características de sua produção que causaram o questionamento sobre a dicotomia erudito X popular.
Abstract: This work aims to study the relationship between literature and music from the analysis of the songs Ontem, ao luar, Flor amorosa and Cabôca de Caxangá, melodies by Pedro de Alcântara (1866-1929), Antônio Callado (1848-1880) and João Pernambuco (1883-1947), respectively, and lyrics composed by Catullo da Paixão Cearense (1863-1946), an songwriter who scored his career at the turn of the nineteenth century to the twentieth century being one of the introducers of country theme in the nascent Música Popular Brasileira (MPB). As a basic theoretical foundation we list the análise semiótica da canção, proposed by Luiz Tatit (2007), in addition to the studies and theories of Solange Ribeiro de Oliveira (2002, 2003), Antonio Candido (2004), Sylvia Helena Cyntrão (2006), José Roberto Carmo Júnior (2007), among others. The corpus of this study is formed by the lyrics and the first interpretations/ recordings of the three songs listed which will serve for the development of an analysis that takes into account a vocal and instrumental sound next to the interpretative form of the times in which they were conceived in its first versions at the time of the outbreak of the first recordings in Brazil. Through our literature study the hearing of the proposed works, production scores and analysis of songs, considering the musical and literary aspects of the same, we believe that we will come to the conclusion that lyrics composed by Catullo reveal a concise and coherent connection between the lyrics and the melody establishing a homogeneous stylistic and aesthetic result with regard to the design of the song as a cohesive intersection between literature and music. In this sense, we emphasize that Catullo´s works and performance may point to the Brazilian Modernism, thrusting both romantic bucolic as to Parnassianism, characteristics of its production that caused the questioning of the scholar X popular dichotomy.
Palavras-chave: Semiótica da Canção
Canção
Catullo da Paixão Cearense
Luiz Tatit
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: FRAZÃO, Francisco Adelino de Sousa. Literatura e música: uma análise semiótica das canções Ontem ao luar, Flor amorosa e Cabôca de Caxangá, de Catullo da Paixão Cearense. 2014. 161 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/39
Data de defesa: 13-Out-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo11,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons