Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/392
Tipo do documento: Dissertação
Título: Possessivos teu/seu: variação e crenças/atitudes linguísticas
Autor: Sousa, João Gabriel Dias
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Ailma do Nascimento
Segundo membro da banca: Gomes, Francisco Wellington Borges
Terceiro membro da banca: Lopes, Iveuta de Abreu
Quarto membro da banca: Silva, Tarcilane Fernandes da
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar e descrever a variação dos pronomes possessivos referentes à segunda pessoa do singular, teu/seu, na língua escrita de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Caxias – MA. Busca-se, também, descrever as crenças/atitudes linguísticas desses estudantes, somadas às de graduandos em Letras – Português, em relação a essa variação pronominal, com o propósito de apontar qual variante detém mais prestígio linguístico nos usos formais e informais da linguagem. Para a descrição e análise da variação das formas teu/seu na língua escrita, toma-se como fundamentação teórica a teoria da variação e mudança linguística, de Weinreich, Labov e Herzog (1968), Labov (1972) e os estudos de Arduin (2005), Mendes (2008), Sbalqueiro (2005), Vargas (2014), dentre outros. Para a investigação das crenças/atitudes linguísticas dos alunos e de graduandos em Letras, considera-se os pressupostos teóricos de Moreno Fernandez (1998), Labov (2008), Cyranka (2007), dentre outros. O corpus utilizado, neste estudo de caso, contou com 86 diálogos escritos por 52 alunos de ensino médio, o que gerou uma amostra de 131 ocorrências de pronomes possessivos de segunda pessoa do singular. A análise dessas ocorrências considerou variáveis independentes linguísticas e extralinguísticas. A quantificação desses dados teve como base o programa estatístico GoldVarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). Os dados sobre crenças/atitudes linguísticas foram obtidos por meio de um questionário metalinguístico respondido por 80 informantes estratificados socialmente em sexo (masculino e feminino) e escolaridade (último ano do ensino médio e último semestre do curso de Letras). De forma geral, no que tange à variação pronominal, os resultados apontaram para o predomínio do possessivo seu na escrita. Já em relação às crenças/atitudes linguísticas dos informantes, constatou-se que a variante seu é a prestigiada em contextos formais e que teu é a que detém prestígio em contextos informais. Constatou-se, também, que os informantes atribuem a noção de “respeito” à variante seu e a noção de “intimidade” à variante teu.
Abstract: This Master's thesis aims to analyze and describe the variation of the possessive pronouns referring to the second person singular, teu/seu, in the written language of last year's high school students from a public high school in Caxias, a city located in the state of Maranhao. It also aims to describe the linguistic beliefs and attitudes of these students, added to those of undergraduates in the Portuguese language, concerning this pronominal variation, to point out which variant has more linguistic prestige in formal and informal uses of language. For the description and analysis of the variation of teu/seu forms in the written language, the theory of variation and linguistic change by Weinreich, Labov, and Herzog (1968), Labov (1972), and the researches of Arduin (2005), Mendes (2008), Sbalqueiro (2005), Vargas (2014), among others, are taken as the theoretical basis. For the investigation of the linguistic beliefs and attitudes of students and undergraduates in the Portuguese language, the theoretical assumptions of Moreno Fernandez (1998), Labov (2008), and Cyranka (2007), among others, are considered. The corpus used in this case study consisted of 86 dialogues written by 52 high school students, which generated a sample of 131 occurrences of second-person singular possessive pronouns. The analysis of these occurrences considered linguistic and extralinguistic independent variables. The quantification of these data was based on the GoldVarb X statistical program (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). The data on linguistic beliefs and attitudes were obtained utilizing a metalinguistic questionnaire answered by 80 informants socially stratified in gender (male and female) and education (last year of high school and last semester of a Portuguese language degree). In general, regarding pronominal variation, the results point to the predominance of the possessive seu in writing. Regarding the linguistic beliefs and attitudes of the informants, it was found that the variant seu is the prestigious one in formal contexts and that teu is the one that holds prestige in informal contexts. It was also found that the informants attribute the notion of "respect" to the variant seu and the notion of "intimacy" to the variant teu.
Palavras-chave: Possessivos teu/seu
Variação Linguística
Crenças/Atitudes Linguísticas
Língua Escrita
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SOUSA, João Gabriel Dias. Possessivos teu/seu: variação e crenças/atitudes linguísticas. 2023. 142f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/392
Data de defesa: 28-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo3,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf370,87 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.