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Tipo do documento: Dissertação
Título: A escritura poético-cancionista de Torquato Neto
Autor: Lustosa, Rômulo Mariano
Primeiro orientador: Bezerra Filho, Feliciano José
Primeiro membro da banca: Bezerra Filho, Feliciano José
Segundo membro da banca: Santos, Elijames Moraes dos
Terceiro membro da banca: Ciarlini, Daniel Castello Branco
Quarto membro da banca: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Resumo: Esta pesquisa busca reacender a trilha labiríntica e aventar a discussão sobre a escritura poética de Torquato Neto, sobretudo no que se refere ao seu empreendimento criativo em torno da canção popular brasileira. Além disso, pretende contribuir junto a estudos teóricos e críticos de produções literárias, suas relações com outros sistemas estéticos, midiáticos e culturais, bem como seus processos de decodificação e suas ressonâncias em diversos espaços, apreendendo os modos de interação entre essas linguagens. A pesquisa justifica-se, academicamente, devido à representatividade e relevância da obra de Torquato Neto, enquanto representante da mescla de experimentalismo e marginalidade, de mudança comportamental e renovação artístico-cultural. Tal pesquisa tem como objetivo maior analisar os aspectos da escritura poética nas canções de Torquato Neto em meio a relações semióticas possíveis. Além deste, elaborou-se outros que procuram investigar a escritura poético-cancionista de Torquato Neto; pesquisar o processo composicional de poema-canções de Torquato Neto; e descrever os aspectos poéticos e/ou melódicos presentes nas canções desenvolvidas por Torquato Neto. Para contemplar estes objetivos, recorreu-se a autores que giraram em torno das intermediações com o pensamento da contracultura, como Theodore Rosask (1972), Carlos Alberto Pereira (1992), Christopher Dunn (2009), Celso Favaretto (2017), assim como a autores que pensaram a Tropicália e o que representou estilisticamente este movimento, como Celso Favaretto (2000), Pedro Duarte (2018), Caetano Veloso (1997), Carlos Calado (2010). Depois, seguiu-se o percurso em torno de autores que trataram diretamente a obra poética e cancionista de Torquato Neto, como Paulo Andrade (2002), Feliciano Bezerra (2004), assim como teóricos relacionados mais diretamente com o fazer poético, como Iuri Lotman (1978), Erza Pound (1997), Alfredo Bosi (2000), Décio Pignatari (1996) e, por fim, uma elucidação do fenômeno da canção a partir das ideias e métodos de análise proposta pelo ensaísta Luiz Tatit (2002). A pesquisa partiu da premissa de que as canções são compostas por meio de constantes relações semióticas entre letra e melodia. Em hibridização, os componentes verbais e musicais completam e reforçam os sentidos propostos pelas composições, atendendo o objetivo maior desta investigação, amparado pelo método de análise adotado.
Abstract: This research seeks to rekindle the labyrinth trail and raise the discussion about Torquato Neto's poetic writing, especially with regard to his creative venture around the Brazilian popular song. In addition, it intends to contribute to theoretical and critical studies of literary productions, their relationships with other aesthetic, media and cultural systems, as well as their decoding processes and their resonances in different spaces, apprehending the modes of interaction between these languages. The research is justified, academically, due to the representativeness and relevance of Torquato Neto's work, as a representative of the mixture of experimentalism and marginality, of behavioral change and artistic-cultural renewal. This research has as main objective to analyze the aspects of poetic writing in Torquato Neto's songs in the midst of possible semiotic relations. In addition to this one, others were elaborated that seek to investigate the poetic-song writing of Torquato Neto; research the compositional process of poem-songs by Torquato Neto; and describe the poetic and/or melodic aspects present in the songs developed by Torquato Neto. To contemplate these objectives, we resorted to authors who revolved around the intermediations with counterculture thinking, such as Theodore Rosask (1972), Carlos Alberto Pereira (1992), Christopher Dunn (2009), Celso Favaretto (2017), as well as to authors who thought of Tropicália and what stylistically represented this movement, such as Celso Favaretto (2000), Pedro Duarte (2018), Caetano Veloso (1997), Carlos Calado (2010). Then followed the journey around authors who dealt directly with the poetic and songwriting work of Torquato Neto, such as Paulo Andrade (2002), Feliciano Bezerra (2004), as well as theorists more directly related to poetic making, such as Iuri Lotman (1978), Erza Pound (1997), Alfredo Bosi (2000), Décio Pignatari (1996) and, finally, an elucidation of the song phenomenon based on the ideas and methods of analysis proposed by the essayist Luiz Tatit (2002). The research started from the premise that songs are composed through constant semiotic relations between lyrics and melody. In hybridization, the verbal and musical components complete and reinforce the meanings proposed by the compositions, meeting the main objective of this investigation, supported by the adopted analysis method.
Palavras-chave: Escritura Poética
Canção Popular
Torquato Neto
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: LUSTOSA, Rômulo Mariano. A escritura poético-cancionista de Torquato Neto. 2023. 101f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/399
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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