Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Venâncio Damasceno-
dc.contributor.advisor1Costa, Margareth Torres de Alencar-
dc.contributor.referee1Costa, Margareth Torres de Alencar-
dc.contributor.referee2Oliveira, Luizir de-
dc.contributor.referee3Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-06T13:59:25Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationGOMES, Venâncio Damasceno. Trauma e memória nas narrativas testemunhais retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes, e ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva. 2023. 105f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/401-
dc.description.resumoCom a implantação do Golpe Militar, em 1964, novos rumos foram tomados pela sociedade brasileira. Mediante a um contexto marcado pela catástrofe, a literatura de testemunho constitui um gênero que propicia aos escritores narrar as suas experiências traumáticas sofridas ou presenciadas em meio a tais situações de intensas violências, torturas, silenciamentos, exílios e desaparecimentos. Similarmente a vários intelectuais, Luís Fernando Salinas Fortes e Marcelo Rubens Paiva constituem dois intelectuais que tiveram suas vidas direta e profundamente afetadas pela ditadura militar brasileira, de modo que essas situações deixaram marcas indeléveis em suas vidas, a ponto de ambos transporem essas experiências para o plano literário. Com base nisso, o presente estudo objetiva analisar a representação do trauma e da memória nas narrativas testemunhais Retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes, e Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva, tendo em vista que nas duas obras os autores tematizam suas experiências traumáticas em decorrência da regime militar no Brasil. Dentre outras questões, a problemática crucial que norteia este estudo é: de que maneira o trauma e a memória se fazem presentes nas narrativas testemunhais Retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes, e Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva? A fim de se chegar a uma resposta plausível, traçamos os seguintes objetivos específicos: pesquisar o contexto da ditadura militar brasileira, destacando o papel ocupado pela literatura diante das políticas que caracterizam esse período; descrever os aspectos da literatura do testemunho, dando ênfase às discussões acerca da representação do trauma e da memória nas narrativas testemunhais da ditadura militar no Brasil; examinar a maneira como o trauma e a memória se apresentam nas narrativas testemunhais Retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes, e Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva, apontando as convergências e divergências entre as duas narrativas. Para tanto, este estudo constitui uma pesquisa de caráter bibliográfico, crítico-analítico de cunho qualitativo, de modo que se ampara nos pressupostos teóricos de Ângela Gomes (2002), Philippe Lejeune (2008), Márcio Seligmann-Silva (2003; 2010), Sigmund Freud (1976), Maurice Halbwachs (2006), dentre outros pensadores que, analogamente, contribuem para a efetivação dos objetivos traçados. Portanto, a partir da leitura e análise das obras que servem como corpus para este estudo, percebe-se que os autores fazem uso da memória para expor suas experiências traumáticas, diante das políticas truculentas do aparelho repressor do Estado.por
dc.description.abstractWith the implementation of the Military Coup in 1964, new directions were taken by Brazilian society. In a context marked by catastrophe, testimonial literature constitutes a genre that allows writers to narrate their traumatic experiences suffered or witnessed in the midst of such situations of intense violence, torture, silencing, exiles and disappearances. Similar to several intellectuals, Luís Fernando Salinas Fortes and Marcelo Rubens Paiva are two intellectuals who had their lives directly and profoundly affected by the Brazilian military dictatorship, in such a way that these situations left indelible marks in their lives, to the point that both transposed these experiences into the future. literary plan. Based on this, the present study aims to analyze the representation of trauma and memory in the testimonial narratives Retrato calado, by Luiz Roberto Salinas Fortes, and I am still here, by Marcelo Rubens Paiva, considering that in both works the authors thematize their experiences traumas as a result of the military regime in Brazil. Among other questions, the crucial issue that guides this study is: how are trauma and memory present in the testimonial narratives Retrato calado, by Luiz Roberto Salinas Fortes, and I am still here, by Marcelo Rubens Paiva? In order to arrive at a plausible answer, we outline the following specific objectives: to research the context of the Brazilian military dictatorship, highlighting the role played by literature in the face of the policies that characterized this period; describe aspects of the testimonial literature, emphasizing the discussions about the representation of trauma and memory in the testimonial narratives of the military dictatorship in Brazil; examine the way in which trauma and memory are presented in the testimonial narratives Retrato calado, by Luiz Roberto Salinas Fortes, and Ainda estou aqui, by Marcelo Rubens Paiva, pointing out the convergences and divergences between the two narratives. Therefore, this study constitutes a bibliographical, critical-analytical research of a qualitative nature, so that it is supported by the theoretical assumptions of Ângela Gomes (2002), Philippe Lejeune (2008), Márcio Seligmann-Silva (2003; 2010), Sigmund Freud (1976), Maurice Halbwachs (2006), among other thinkers who, similarly, contribute to the realization of the outlined objectives. Therefore, from the reading and analysis of the works that serve as the corpus for this study, it is clear that the authors make use of memory to expose their traumatic experiences, through the truculent policies of the repressive apparatus of the State.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-06-06T13:59:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1142743 bytes, checksum: ac1281370ad242ef0d20712118ff9a8a (MD5) Termo de Publicação.pdf: 439423 bytes, checksum: 44477504a1db77f945f717c1ead94d29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-06T13:59:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1142743 bytes, checksum: ac1281370ad242ef0d20712118ff9a8a (MD5) Termo de Publicação.pdf: 439423 bytes, checksum: 44477504a1db77f945f717c1ead94d29 (MD5) Previous issue date: 2022-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura de Testemunhopor
dc.subjectTraumapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectRetrato Caladopor
dc.subjectAinda estou aquipor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleTrauma e memória nas narrativas testemunhais retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes, e ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paivapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf429,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.