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http://localhost:8080/tede/handle/tede/405
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A gamificação como estratégia metodológica para o ensino de química na forma de trilhas de aprendizagem |
Autor: | Vieira, Thalita Brenda dos Santos |
Primeiro orientador: | Luz, Roberto Alves de Sousa |
Primeiro membro da banca: | Luz, Roberto Alves de Sousa |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Rita de Cássia Pereira Santos |
Terceiro membro da banca: | Silva, Everson Thiago Santos Gerôncio da |
Quarto membro da banca: | Ferreira, Jerino Queiroz |
Resumo: | É consenso na literatura técnico científica que a inclusão de ferramentas inovadoras com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), associadas às estratégias de gamificação têm se mostrado como alternativas para tornar o ensino de Química mais dinâmico e atraente. Nesse sentido, este trabalho desenvolveu um sistema gamificado formado por trilhas de aprendizagem com conteúdos de Química da 1ª série do Ensino Médio regular e foi aplicado com alunos do ensino médio de escolas públicas com intuito de avaliar seu potencial para melhoria do processo de aprendizagem. A metodologia adotada consistiu da construção do sistema gamificado denominado “O Núcleo: a cidade mística do conhecimento” que se deu por meio de trilhas de aprendizagem organizadas em fases e níveis, considerando o grau de dificuldade dos conteúdos. Para a construção do sistema foi utilizada a ferramenta Google Forms, em que os conteúdos foram abordados considerando a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e de forma personalizada, assim os alunos puderam avançar nas trilhas de acordo com seu ritmo de aprendizagem. Os estudantes mostraram-se satisfeitos diante da proposta apresentada e, apesar de demonstrarem dificuldade em manusear o sistema, 81,4% assinalaram bom ou ótimo ao serem questionados sobre seu interesse e engajamento para vencer os desafios e finalizar a atividade. Foi possível ainda contribuir com o conhecimento dos alunos para obtenção de uma aprendizagem significativa da Química, como por exemplo no conteúdo substâncias simples e compostas que, de acordo com a análise dos gráficos, apresentavam dificuldade em seu conceito, que foi minimizada ao longo das trilhas. Dessa forma, acredita-se que a utilização de estratégias de gamificação, como a apresentada nesse trabalho, possa contribuir de forma significativa para facilitar a aprendizagem da Química em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, incrementando as aulas ou ainda em horários extras, facilitando sua aceitação perante alunos e docentes. |
Abstract: | It is a consensus in the technical-scientific literature that the inclusion of innovative tools with the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), associated with gamification strategies have proven to be alternatives to make Chemistry teaching more dynamic and attractive.In this sense, this work developed a gamified system formed by learning trails with Chemistry contents of the 1st grade of regular High School and was applied with high school students from public schools in order to evaluate its potential for improving the learning process. The methodology adopted consisted of building a gamified system called “The Nucleus: the mystical city of knowledge”, which took place through learning trails organized in phases and levels, considering the degree of difficulty of the contents. For the construction of the system, the Google Forms tool was use, in which the contents were approache considering David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and in a personalized way, so that the students could advance in the tracks according to their learning pace. Students were satisfied with the proposal presented and, despite demonstrating difficulty in handling the system, 81.4% marked good or great when asked about their interest and engagement in overcoming the challenges and completing the activity. It was also possible to contribute to the students' knowledge to obtain a meaningful learning of Chemistry such as in the content simple and compound substances that, according to the analysis of the graphs presented difficulty in their concept, which was minimized along the trails. In this way, it is believed that the use of gamification strategies, such as the one presented in this work, can significantly contribute to facilitate the learning of Chemistry in virtual teaching and learning environments, increasing the classes or even in extra hours, facilitating its acceptance by students and teachers. |
Palavras-chave: | Tecnologias Digitais Gamificação Trilhas de Aprendizagem Aprendizagem Significativa Química |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química |
Citação: | VIEIRA, Thalita Brenda dos Santos. A gamificação como estratégia metodológica para o ensino de química na forma de trilhas de aprendizagem. 2023. 50f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/405 |
Data de defesa: | 13-Jan-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Química |
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