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http://localhost:8080/tede/handle/tede/408
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Paródia musical como recurso didático para o estudo da micologia no ensino médio |
Autor: | Carvalho, Elidianne Sousa de |
Primeiro orientador: | Parente, Márcia Percília Moura |
Primeiro membro da banca: | Parente, Márcia Percília Moura |
Segundo membro da banca: | Martins, Francielle Aline |
Terceiro membro da banca: | Sousa, Santina Barbosa de |
Quarto membro da banca: | Rocha, Jose de Ribamar de Sousa |
Resumo: | O ensino brasileiro ainda tem suas bases fundamentadas no tradicionalismo e isso tem contribuído para o desinteresse dos discentes. O estudo da Micologia no Ensino Médio enfrenta a falta de interesse dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem, pois a forma como é ensinado ainda resguarda o método tradicionalista, onde o aluno é apenas receptor das informações passadas pelo professor. Diante desse contexto, pesquisadores em educação têm buscado recursos didáticos e estratégias de ensino que despertem o interesse nos discentes pelo processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo propor o desenvolvimento da paródia musical como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da Micologia do ensino médio aliado ao ensino por investigação. Além disso, objetivou-se ainda avaliar o conhecimento prévio adquirido em séries anteriores e do dia a dia dos estudantes em relação ao conteúdo de Micologia; desenvolver uma sequência de ensino investigativo (SEI); despertar o interesse dos discentes pelo conteúdo de Micologia por meio da produção e da apresentação de paródias musicais; verificar a opinião dos estudantes em relação ao uso da paródia musical como recurso didático no estudo da Micologia. O trabalho foi realizado após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CEP sob o parecer 4.718.311. O público-alvo foram oito estudantes matriculados nas turmas da 2ª série C e D, do ensino médio integral de uma escola estadual do município de Teresina-PI. A pesquisa foi realizada em três etapas: na primeira, os participantes responderam a um questionário com cinco perguntas objetivas pelo Google Forms, com a finalidade de coletar dados sobre o uso dos recursos didáticos nas aulas de Biologia. Na segunda etapa o conteúdo sobre o reino fungi foi discutido com os alunos por meio de uma abordagem investigativa, com aplicação de uma SEI, denominada de Funga em Todos os Cantos, esta foi desenvolvida em 4 aulas, divididas em seis momentos com atividades síncronas e assíncronas. As atividades síncronas foram realizadas com auxílio dos aplicativos Google Meet e do WhatsApp. De acordo com os resultados obtidos os conhecimentos dos discentes em relação aos fungos eram superficiais, prevalecendo os aspectos negativos, ou seja, os fungos eram associados a algo ruim. Mas uma forma de melhorar o conhecimento dos discentes em relação aos fungos é tornar os conteúdos da Micologia mais interessantes durante as aulas e proporcionar momentos de argumentação e dessa forma os discentes expor as suas ideias. O trabalho proposto contribui de forma positiva para melhorar o processo de ensino e aprendizagem relacionado ao estudo da Micologia no ensino médio. Obtiveram-se dois produtos com realização desse trabalho: uma SEI e um canal YouTube Fungaqui usado para divulgar as paródias elaboradas pelos discentes. |
Abstract: | Brazilian education still has its foundations based on traditionalism and this has contributed to students' lack of interest. The study of Mycology in high school faces the lack of interest of students during the teaching and learning process, because the way it is taught still preserves the traditionalist method, where the student is just a receiver of the information passed by the teacher. Given this context, education researchers have sought teaching resources and teaching strategies that arouse students' interest in the teaching and learning process. This research aimed to propose the use of musical parody as a didactic resource in the teaching and learning process of high school Mycology contents combined with teaching by investigation. In addition, the objective was to evaluate the previous knowledge acquired in previous grades and the students' day-to-day in relation to Mycology content; develop an investigative teaching sequence (SEI); arouse students' interest in Mycology content through the production and presentation of musical parodies; to verify the students' opinion regarding the use of musical parody as a didactic resource in the study of Mycology. The work was carried out after approval by the Research Ethics Committee, CEP under opinion 4,718,311. The target audience was eight students enrolled in the 2nd grade classes C and D, of full high school at a state school in the city of Teresina-PI. The research was carried out in three stages: in the first, participants answered a questionnaire with five objective questions using Google Forms, with the purpose of collecting data on the use of didactic resources used in Biology classes. In the second stage, the content about the fungi kingdom was discussed with the students through an investigative approach, with the application of an SEI, called Funga em Todos os Cantos, which was developed in 4 classes, divided into six moments with synchronous and asynchronous activities. The synchronous activities were carried out with the help of Google Meet and WhatsApp applications. According to the results obtained, the students' knowledge about fungi is still very superficial, with the negative aspects prevailing, that is, fungi are associated with something bad and thus the benefits of these organisms are little known or remain unknown. But one way to improve students' knowledge of fungi is to make Mycology content more interesting during classes and provide moments of argumentation and in this way students expose their ideas, it is in this perspective that the use of didactic resources comes in diversified and teaching by investigation, because in this way knowledge can be constructed in a meaningful way, that is, make sense to the student. The proposed work contributes positively to improve the teaching and learning process related to the study of Mycology in high school. Two products were obtained from this work: an SEI and a YouTube channel Fungaqui used to disseminate the parodies made by the students. |
Palavras-chave: | Argumentação Ensino Investigativo Fungos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | CARVALHO, Elidianne Sousa de. Paródia musical como recurso didático para o estudo da micologia no ensino médio. 2022. 86 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/408 |
Data de defesa: | 30-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
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