???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/409
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequência didática investigativa aplicada ao conceito e caracterização dos ecossistemas |
Autor: | Costa, Stephanya Giselle Fernandes |
Primeiro orientador: | Araújo, Maria de Fátima Veras |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Maria de Fátima Veras |
Segundo membro da banca: | Alves, Wellington Santos |
Terceiro membro da banca: | Conceição, Gonçalo Mendes da |
Resumo: | O ensino investigativo é um grande aliado do professor. O aluno deixa de ser apenas o receptor de conhecimento pré-definido para ser o centro, ou seja, o protagonista de todo o processo de ensino, fazendo-o questionar como um cientista. Nessa pesquisa, buscou-se aplicar uma Sequência Didática Investigativa usando TICs no ensino de ecologia, especificamente no conceito e caracterização dos ecossistemas. O estudo foi conduzido no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), I.P. Matões. A metodologia desta pesquisa foi organizada da seguinte forma: seleção de sites com potencialidades para o ensino de ecologia; configuração da pesquisa (reconhecimento do local da pesquisa, escolha da turma participante e instrumentos para coleta de dados); estruturação da sequência didática; coleta e análise de dados; confecção do produto. Participaram do questionário prévio 31 alunos. Na análise das três questões subjetivas, as respostas foram categorizadas em: com contexto (resposta correta); pouco contexto (resposta parcialmente correta) e sem contexto (resposta incorreta). Os dados construídos a partir da sequência didática foram bem específicos acerca do conteúdo de ecologia, assim, houve uma necessidade de um suporte teórico por estabelecer uma relação entre o que foi ensinado e o que foi aplicado com o objetivo de uma compreensão sólida no final da Sequência Didática Investigativa (SDI). Os dados coletados evidenciaram que a proposta executada permitiu aos estudantes ressignificar seu conhecimento sobre o ambiente onde vivem. Através da SDI, foi possível explorar momentos pedagógicos que promoveram um estímulo para o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos estudantes. |
Abstract: | Investigative teaching is a great ally of the teacher. The student is no longer just the receiver of pre-defined knowledge to be the center, that is, the protagonist of the entire teaching process, making him question like a scientist. In this research, we sought to apply an Investigative Didactic Sequence using ICTs in ecology teaching, specifically in the concept and characterization of ecosystems. The study was conducted at the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA), I.P. Bushes. The methodology of this research was organized as follows: selection of sites with potential for teaching ecology; research configuration (recognition of the research site, choice of the participating group and instruments for data collection); structuring the didactic sequence; data collection and analysis; product making. Thirty-one students participated in the preliminary questionnaire. In the analysis of the three subjective questions, the answers were categorized into: with context (correct answer); little context (partially correct answer) and no context (incorrect answer). The data constructed from the didactic sequence were very specific about the ecology content, thus, there was a need for a theoretical support to establish a relationship between what was taught and what was applied with the objective of a solid understanding at the end of the course. Investigative Didactic Sequence (SDI). The collected data showed that the proposed proposal allowed the students to reframe their knowledge about the environment where they live. Through SDI, it was possible to explore pedagogical moments that promoted a stimulus for the development of autonomy and the protagonism of students. |
Palavras-chave: | Sequência Didática Investigativa Ecologia Ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | COSTA, Stephanya Giselle Fernandes. Sequência didática investigativa aplicada ao conceito e caracterização dos ecossistemas. 2022. 104 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/409 |
Data de defesa: | 27-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | Texto Completo | 4,46 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Termo de Publicação.pdf | 525,17 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.