Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/40
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Moema Carvalho-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Maria do Socorro Baptista-
dc.date.accessioned2016-09-27T16:18:30Z-
dc.date.issued2014-09-10-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Moema Carvalho. A voz da resistência em Monkey Beach, de Eden Robinson. 2014. 100 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/40-
dc.description.resumoO termo colonialismo se refere à exploração cultural e econômica causada pela expansão europeia, na qual vitimou vários povos dos demais continentes. O forte controle ideológico e social, mantido através do discurso do colonizador, foi e, permanece sendo, uma importante ferramenta de sujeição cultural, pois cria a ideia de inferioridade e subordinação de uma cultura sobre outra. A partir de uma maior conscientização acerca da condição de subalternidade dos sujeitos traspassados pela colonização, movimentos de resistência ganham forma também na luta pela apropriação do discurso. O romance Monkey Beach, da escritora Eden Robinson, representa a voz dos povos colonizados frente a uma realidade determinada pela imposição cultural, em um cenário povoado pelos Primeiros Povos canadenses. O romance não só apresenta o dia a dia das famílias aborígenes em suas reservas, mas também problematiza as consequências da assimilação cultural do europeu e dos programas governamentais voltados para os povos autóctones. O embate entre o antigo e o novo, o nativo e o europeu, a assimilação e a preservação cultural permeia o universo da narrativa de Monkey Beach, e revela seu caráter de resistência e revide através do discurso construído dentro de um contexto de contradições. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar como são expressos, através das linhas de Monkey Beach, os reflexos da ação intervencionista do europeu nas comunidades autóctones do Canadá, e a reação discursiva à assimilação cultural imposta pelo branco. Para melhor fundamentar essa análise, são abordados estudos que versam sobre a literatura e suas relações com o discurso, cultura, pós-colonialismo e com a resistência. Teóricos como, Stuart Hall, Hommi Bhabha, Bill Aschcroft, Michel Foucault, Eduard Said, Édouard Glissant, Hellen Tiffin, entre outros, conduzem os rumos do trabalho proposto.por
dc.description.abstractColonialism is a term that refers to the cultural and economic exploitation caused by the European expansion, which victimized lots of people from other continents. The intensive ideological and social control, maintained through the colonizer discourse, was and still is an important tool of cultural submission as it creates an idea of inferiority and subordination of a culture upon another. Since the emergence of a greater awareness towards the subaltern condition of the people who faced the colonization process, resistance movements starts being shaped also in the struggle for the discourse appropriation. Monkey Beach by Eden Robinson represents the voice of the colonized people who is immersed in a reality determined by the cultural imposition, in a set settled by the Canadian First Nation peoples. The novel not only presents the every-day lives of the aborigine families in their reserves, but also problematizes the consequences of the European cultural assimilation and the governmental programs created for the native peoples. The conflicts between the old and the new, the native and the European, the cultural assimilation or cultural preservation permeate Monkey Beach narrative, and reveal the resistance nature through a discourse built in a context of contradictions. Thus, this work aims to analyze how the reflections of the European interventionist action in the Canadian native communities are expressed in Monkey Beach, and the discursive reaction to the cultural assimilation imposed by the white people. In order to substantiate this analyzes, it is used studies that are involved with Literature and its relations to the discourse, culture, Post-colonialism and resistance. Theorists like, Stuart Hall, Hommi Bhabha, Bill Aschcroft, Michel Foucault, Eduard Said, Édouard Glissant, Hellen Tiffin, and others, help to define the path of this workeng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-09-27T16:18:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) A Voz da Resistência em Monkey Beach, de Eden Robinson.pdf: 642051 bytes, checksum: 7ab3932646d6af8c1c0d1643c70b1f64 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-27T16:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) A Voz da Resistência em Monkey Beach, de Eden Robinson.pdf: 642051 bytes, checksum: 7ab3932646d6af8c1c0d1643c70b1f64 (MD5) Previous issue date: 2014-09-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectColonialismopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA voz da resistência em Monkey Beach, de Eden Robinsonpor
dc.title.alternativeThe voice of resistance at Monkey Beach, Eden Robinsoneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo627 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons