???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/410
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Alan Bruno da Silva | - |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Wellington dos Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Wellington dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Pedro Marcos de | - |
dc.contributor.referee3 | Paz, Francisco Adalberto do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T14:12:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Alan Bruno da Silva. Utilização de espaços não formais para o ensino investigativo da digestão humana. 2022. 98 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/410 | - |
dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de mestrado que ora se apresenta surgiu com a problemática de que maneira o ensino de Fisiologia Humana tem formado estudantes com capacidade reflexiva, crítica, argumentativa e motivacional para dar continuidade à sua aprendizagem investigativa em ambientes não formais de ensino e que possam ser significativos para seu cotidiano. Essa pesquisa foi aplicada em estudantes do ensino médio da rede pública integral do estado do Maranhão, tendo como objetivo principal desenvolver e analisar ações práticas investigativas em fisiologia humana digestória em ambientes não formais de ensino, e com o intuito de repensar as estratégias significativas para uma aprendizagem satisfatória, não apenas para avaliações em sala de aula, mas para que o aluno perceba o ambiente em sua volta e que as contribuições do ensino- aprendizagem, de forma investigativa, possam contribuir para sua vida social, aliando teoria à prática. A pesquisa realizada foi quali-quantitativa. Os conteúdos foram ministrados de forma interativa possibilitando percepções e despertando curiosidade aos estudantes em relação às descobertas científicas por meio da aplicação de uma sequência didática investigativa. A metodologia utilizada teve a seguinte base de indicadores focando na alfabetização científica: organização de informações, explicação, justificativa, previsão, levantamento de hipótese, teste de hipótese, raciocínio lógico e raciocínio proporcional por ser capaz de fornecer mais informações sobre os melhores percursos do processo de ensino-aprendizagem para os profissionais da educação no ensino de fisiologia da digestão humana em ambientes não formais de ensino. Para além dessas ações, os dados serão analisados por meio da aplicação de questionários e, posteriormente, da aplicação das sequências de ensino investigativos. Ao final da pesquisa, pode-se constatar que a Sequência de Ensino por Investigação (SEI) contribuiu na aprendizagem do estudante à medida que o seu conhecimento foi sendo assimilado por intermédio do seu protagonismo em busca da construção de sua educação científica e social. Ainda, como objeto de pesquisa, a escola contará com um manual de guia prático de aplicação da sequência de ensino por investigação que será fornecido aos docentes no processo de ensino-aprendizagem, a respeito da fisiologia da digestão humana em ambientes não formais da escola. | por |
dc.description.abstract | The Master's thesis presented here arose from the problem of how the teaching of Human Physiology has formed students with reflective, critical, argumentative capacity and motivation to continue their investigative learning in non-formal environments of teaching and that can be significant for your daily life. This research significativos para seu cotidiano. This researchwas applied to high school students from the integral public network of the state of Maranhão, with the main objective of developing and analyzing practical investigative actions in human digestive physiology in non-formal teaching environments at school for students, and with the aim of rethinking significant strategies for a satisfactory learning, not only for evaluations in the classroom, but for the student to perceive the environment around him and that the contributions of teaching and learning in an investigative way can contribute to his social life, combining theory with practice. The research carried out was qualitative and quantitative. The methodology used was based on scientific literacy indicators such as: information organization, explanation, justification, forecast, hypothesis survey, hypothesis test, logical reasoning and proportional reasoning for providing and being able to provide more information about the best paths of the teaching and learning process for education professionals in teaching physiology of human digestion in non-formal school environments. In addition to these actions, the data will be analyzed through the application of questionnaires and application of investigative teaching sequences. At the end of the research, it can be seen that SEI contributed to student learning as their knowledge was being assimilated through their protagonism in search of the construction of their scientific and social education. Also, as a research product, the school will have a practical guide manual for the application of the teaching sequence by investigation to teachers in the teaching and learning process, on the physiology of human digestion in non-formal school environments. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-08-08T14:12:40Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2355498 bytes, checksum: 22b31dc1e977d8c49a7362d6fd344380 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 478910 bytes, checksum: 17a87b35edd964c92972674f53b6a863 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-08T14:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2355498 bytes, checksum: 22b31dc1e977d8c49a7362d6fd344380 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 478910 bytes, checksum: 17a87b35edd964c92972674f53b6a863 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências da Natureza | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UESPI | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Modalidades de Ensino | por |
dc.subject | Sequências de Ensino Investigativo | por |
dc.subject | Fisiologia Humana Digestória | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | por |
dc.title | Utilização de espaços não formais para o ensino investigativo da digestão humana | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | Texto Completo | 2,3 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.