Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Alan Bruno da Silva-
dc.contributor.advisor1Alves, Wellington dos Santos-
dc.contributor.referee1Alves, Wellington dos Santos-
dc.contributor.referee2Almeida, Pedro Marcos de-
dc.contributor.referee3Paz, Francisco Adalberto do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-08-08T14:12:40Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Alan Bruno da Silva. Utilização de espaços não formais para o ensino investigativo da digestão humana. 2022. 98 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/410-
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de mestrado que ora se apresenta surgiu com a problemática de que maneira o ensino de Fisiologia Humana tem formado estudantes com capacidade reflexiva, crítica, argumentativa e motivacional para dar continuidade à sua aprendizagem investigativa em ambientes não formais de ensino e que possam ser significativos para seu cotidiano. Essa pesquisa foi aplicada em estudantes do ensino médio da rede pública integral do estado do Maranhão, tendo como objetivo principal desenvolver e analisar ações práticas investigativas em fisiologia humana digestória em ambientes não formais de ensino, e com o intuito de repensar as estratégias significativas para uma aprendizagem satisfatória, não apenas para avaliações em sala de aula, mas para que o aluno perceba o ambiente em sua volta e que as contribuições do ensino- aprendizagem, de forma investigativa, possam contribuir para sua vida social, aliando teoria à prática. A pesquisa realizada foi quali-quantitativa. Os conteúdos foram ministrados de forma interativa possibilitando percepções e despertando curiosidade aos estudantes em relação às descobertas científicas por meio da aplicação de uma sequência didática investigativa. A metodologia utilizada teve a seguinte base de indicadores focando na alfabetização científica: organização de informações, explicação, justificativa, previsão, levantamento de hipótese, teste de hipótese, raciocínio lógico e raciocínio proporcional por ser capaz de fornecer mais informações sobre os melhores percursos do processo de ensino-aprendizagem para os profissionais da educação no ensino de fisiologia da digestão humana em ambientes não formais de ensino. Para além dessas ações, os dados serão analisados por meio da aplicação de questionários e, posteriormente, da aplicação das sequências de ensino investigativos. Ao final da pesquisa, pode-se constatar que a Sequência de Ensino por Investigação (SEI) contribuiu na aprendizagem do estudante à medida que o seu conhecimento foi sendo assimilado por intermédio do seu protagonismo em busca da construção de sua educação científica e social. Ainda, como objeto de pesquisa, a escola contará com um manual de guia prático de aplicação da sequência de ensino por investigação que será fornecido aos docentes no processo de ensino-aprendizagem, a respeito da fisiologia da digestão humana em ambientes não formais da escola.por
dc.description.abstractThe Master's thesis presented here arose from the problem of how the teaching of Human Physiology has formed students with reflective, critical, argumentative capacity and motivation to continue their investigative learning in non-formal environments of teaching and that can be significant for your daily life. This research significativos para seu cotidiano. This researchwas applied to high school students from the integral public network of the state of Maranhão, with the main objective of developing and analyzing practical investigative actions in human digestive physiology in non-formal teaching environments at school for students, and with the aim of rethinking significant strategies for a satisfactory learning, not only for evaluations in the classroom, but for the student to perceive the environment around him and that the contributions of teaching and learning in an investigative way can contribute to his social life, combining theory with practice. The research carried out was qualitative and quantitative. The methodology used was based on scientific literacy indicators such as: information organization, explanation, justification, forecast, hypothesis survey, hypothesis test, logical reasoning and proportional reasoning for providing and being able to provide more information about the best paths of the teaching and learning process for education professionals in teaching physiology of human digestion in non-formal school environments. In addition to these actions, the data will be analyzed through the application of questionnaires and application of investigative teaching sequences. At the end of the research, it can be seen that SEI contributed to student learning as their knowledge was being assimilated through their protagonism in search of the construction of their scientific and social education. Also, as a research product, the school will have a practical guide manual for the application of the teaching sequence by investigation to teachers in the teaching and learning process, on the physiology of human digestion in non-formal school environments.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-08-08T14:12:40Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2355498 bytes, checksum: 22b31dc1e977d8c49a7362d6fd344380 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 478910 bytes, checksum: 17a87b35edd964c92972674f53b6a863 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T14:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2355498 bytes, checksum: 22b31dc1e977d8c49a7362d6fd344380 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 478910 bytes, checksum: 17a87b35edd964c92972674f53b6a863 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModalidades de Ensinopor
dc.subjectSequências de Ensino Investigativopor
dc.subjectFisiologia Humana Digestóriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleUtilização de espaços não formais para o ensino investigativo da digestão humanapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf467,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.