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dc.creatorGomes, Daniel-
dc.contributor.advisor1Sousa, Francisco das Chagas Araújo-
dc.contributor.referee1Sousa, Francisco das Chagas Araújo-
dc.contributor.referee2Lima, Francisca Lúcia-
dc.contributor.referee3Silva, Francisco Laurindo da-
dc.date.accessioned2023-08-08T15:26:35Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.citationGOMES, Daniel. Concepções sobre as condições ideais de consumo de água: contribuições para o ensino de biologia. 2022. 136 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/412-
dc.description.resumoA água se constitui como um bem inestimável, por diversos fatores de natureza biológica, o que justifica uma abordagem quanto a sua qualidade e formas de tratamento no ambiente escolar, metodologia investigativa que contribua para a formação de um aluno consciente e crítico, capaz de tornar o cidadão apto a tomada de decisões sobre questões que envolvam ciência, tecnologia e meio ambiente. O trabalho tem por objetivo verificar as contribuições da aplicação de uma sequência investigativa (SEI) com a temática água para o ensino de Biologia em uma escola do Munícipio de Teresina. A proposta do trabalho será uma aplicação de uma sequência investigativa que terá como temática a água e se dará por meio das seguintes etapas: elaboração de mapas conceituais, ensaio sobre as características físicas da água, ensaio sobre a solubilidade da água, e por fim uma análise microbiológica da água da escola. Por meio da aplicação da SEI ficou evidenciado seu potencial em colocar o estudante como ser ativo, protagonista quanto a construção de conceitos inerentes ao processo de tratamento da água e análise microbiológica tais como: soluto, solvente, dissolução, polaridade, coliformes, entre outras. A promoção de uma relação horizontal entre professor aluno também se constituiu como uma notável contribuição para tornar o ambiente de sala de aula propicio ao aprendizado, além da sensibilização dos alunos quanto a questões ambientais e desenvolvimento do aspecto crítico e alfabetização cientifica quanto a questões que envolvam ciência, tecnologia e meio ambiente. Apesar dos avanços quanto aos indicadores citados que contribuem para a construção de conhecimentos significativos a respeito do tema água, ainda há muito o que avançar no que diz respeito a quebra de paradigmas educacionais tradicionais, pois ainda há muita resistência as mudanças por parte dos estudantes, visto as dificuldades inerentes a falta de leitura e interpretação, uso exacerbado da memorização, apatia e desmotivação por uma grande parcela do alunado.por
dc.description.abstractWater is constituted as an invaluable asset, due to several factors of a biological nature, which justifies an approach regarding its quality and forms of treatment in the school environment, an investigative methodology that contributes to the formation of a conscious and critical student, capable of making the citizen capable of taking decisions on issues involving science, technology and the environment. The objective of this work is to verify the contributions of the application of an investigative sequence (SEI) with the theme of water for the teaching of Biology in a school in the Municipality of Teresina. The proposal of the work will be an application of an investigative sequence that will have water as its theme and will take place through the following steps: elaboration of conceptual maps, an essay on the physical characteristics of water, an essay on the solubility of water, and finally a microbiological analysis of school water. Through the application of the SEI, its potential to place the student as an active being, protagonist regarding the construction of concepts inherent to the water treatment process and microbiological analysis, such as: solute, solvent, dissolution, polarity, coliforms, among others, became evident. The promotion of a horizontal relationship between teacher and student was also a notable contribution to making the classroom environment conducive to learning, in addition to raising students' awareness of environmental issues and developing the critical aspect and scientific literacy regarding issues involving science, technology and the environment. Despite advances in the aforementioned indicators that contribute to the construction of significant knowledge on the water theme, there is still a lot to advance in terms of breaking traditional educational paradigms, as there is still a lot of resistance to changes on the part of students, given the difficulties inherent in the lack of reading and interpretation, exacerbated use of memorization, apathy and lack of motivation by a large portion of the students.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-08-08T15:26:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1445589 bytes, checksum: 98072dc48ee94279a420e3e820b97aae (MD5) Termo de Publicação.pdf: 528116 bytes, checksum: 5381af035102dadc40b2bd22a0ec8aac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T15:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1445589 bytes, checksum: 98072dc48ee94279a420e3e820b97aae (MD5) Termo de Publicação.pdf: 528116 bytes, checksum: 5381af035102dadc40b2bd22a0ec8aac (MD5) Previous issue date: 2022-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectAnálisepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleConcepções sobre as condições ideais de consumo de água: contribuições para o ensino de biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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