???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, João Lucas Pereira-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Tatiana Gimenez-
dc.contributor.referee1Pinheiro, Tatiana Gimenez-
dc.contributor.referee2Lima, Lucas Ramos Costa-
dc.contributor.referee3Nápolis, Patrícia Maria Martins-
dc.contributor.referee4Shinya, Thais Yumi-
dc.date.accessioned2023-08-08T15:51:02Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationLIMA, João Lucas Pereira. Método científico utilizando a etnozoologia como estratégia para o ensino de zoologia dos vertebrados. 2022. 156 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/414-
dc.description.resumoO método científico é compreendido como conjunto de processos adotados para realizar atividades de investigação. Durante a execução de atividades investigativas, é permitido que o aluno torne-se capaz de ampliar seu conhecimento sobre ciência, usando este em sua vivência diária. Nessa perspectiva, o conhecimento etnozoológico com as práticas investigativas, podem favorecer muito o processo de ensino e aprendizagem devido ao envolvimento do aluno com a diversidade cultural. Objetivou-se, portanto, desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre zoologia de vertebrados, usando conhecimentos etnozoológicos e o método científico como base do processo. O trabalho consistiu em uma pesquisa desenvolvida em uma turma da 2° série do ensino médio de uma escola localizada na zona rural do município de São Miguel do Tapuio - Piauí, onde a mesma ocorreu a partir da execução de uma SEI que considerou os conteúdos de zoologia trabalhados na disciplina de biologia e o conhecimento da população sobre os animais (vertebrados) da região. Houve atividades investigativas usando como ferramenta a etnozoologia onde os alunos, por entrevistas na comunidade, puderam ligar os diferentes tipos de saberes e divulgar os resultados obtidos em um guia dos animais citados, a fim de completar o processo metodológico. Após os momentos introdutórios desta pesquisa na turma, somente 11 alunos quiseram participar, estes se dividiram em quatro grupos e decidiram realizar seus trabalhos científicos com Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos. Durante o processo de desenvolvimento da SEI, os grupos mostraram-se ativos e comprometidos em criar e desenvolver seu projeto de pesquisa com a comunidade. Foi possível perceber o protagonismo em diversos momentos, pois, mesmo à distância e com dificuldades de acesso à internet e a um computador para melhor organizar os trabalhos, cada etapa pôde ser realizada por todos os grupos usando a criatividade e o auxílio do professor/orientador. A mediação do professor/orientador nos momentos de dificuldade, foram essenciais para a compreensão pelos alunos de cada uma das etapas do método científico. Os grupos das Aves e Mamíferos conseguiram se sobressair em relação à organização, cientificidade e comprometimento. Já anfíbios e répteis, apresentaram algumas dificuldades em relação à pesquisa em fontes científicas e discussão dos seus resultados. Através da pesquisa realizada pelos alunos, foi possível a criação do guia de animais, bem como de um blog de divulgação científica a fim de completar o processo metodológico realizado nesta pesquisa. Por fim, é possível concluir que os objetivos traçados para este trabalho foram alcançados, contudo, os resultados em relação à orientação, produção de materiais autorais, como desenhos e imagens para ilustrar os trabalhos dos alunos, poderiam ser melhores se a metodologia tivesse ocorrido presencialmente. Mas, de modo geral, a metodologia é eficaz e eficiente no processo de ensino e aprendizagem de zoologia de vertebrados, bem como para a alfabetização científica dos alunos envolvidos na mesma.por
dc.description.abstractThe scientific method is understood as a set of processes adopted to carry out research activities. During the execution of investigative activities, students are enabled to broaden their knowledge about science and use it in their daily lives. From this perspective, ethnozoological knowledge together with investigative practices can greatly favour the teaching and learning process due to the student's involvement with cultural diversity. The aim was, therefore, to develop an Investigative Teaching Sequence (ITS) on vertebrate zoology, using ethnozoological knowledge and the scientific method as the basis of the process. The work has been developed in a class of 2nd grade of High School located in the rural area of São Miguel do Tapuio - Piauí, where it occurred from the implementation of a ITS that took into account the contents of zoology worked in biology and knowledge of the population about the animals (vertebrates) of the region. There were investigative activities using ethnozoology as a tool where students, through interviews in the community, could link the different types of knowledge and disseminate the results obtained in a guide of the animals mentioned in order to complete the methodological process. There were investigative activities using ethnozoology as a tool where students, through interviews in the community, could link the different types of knowledge and disseminate the results obtained in a guide of the animals mentioned in order to complete the methodological process. After the introductory moments of this research in the class, only 11 students wanted to participate, these were divided into four groups and decided to perform their scientific work with Amphibians, Reptiles, Birds and Mammals. During the ITS development process, the groups were active and committed to creating and developing their research project with the community. It was possible to perceive the protagonism in several moments, because, even at a distance and with difficulties in accessing the internet and a computer to better organise the work, each stage could be carried out by all the groups using their creativity and the help of the teacher/supervisor. The mediation of the teacher/supervisor in moments of difficulty was essential for the understanding by the students of each of the steps of the scientific method. The groups of birds and mammals managed to excel in relation to organization, scientificity and commitment. Amphibians and reptiles, on the other hand, presented some difficulties in relation to the research in scientific sources and discussion of their results. Through the results obtained by the students, it was possible to create the animal guide, as well as a scientific dissemination blog in order to complete the methodological process carried out in this research. Finally, it was possible to conclude that the objectives set for this work were successfully achieved, however, the results in relation to guidance, production of authorial materials, such as drawings and images to illustrate the students' work, could have been better if the methodology had occurred in a face-to-face way. But, in general, the methodology proved to be effective and efficient in the teaching and learning process of vertebrate zoology, as well as for the scientific literacy of the students involved in it.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-08-08T15:51:02Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2970086 bytes, checksum: 3957be2f4d2267deb7766414bef46b9e (MD5) Termo de Publicação.pdf: 556729 bytes, checksum: 39eba7e90e388324f40cc345f0eb97ad (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T15:51:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2970086 bytes, checksum: 3957be2f4d2267deb7766414bef46b9e (MD5) Termo de Publicação.pdf: 556729 bytes, checksum: 39eba7e90e388324f40cc345f0eb97ad (MD5) Previous issue date: 2022-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades Investigativaspor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectConhecimentos Etnozoológicospor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleMétodo científico utilizando a etnozoologia como estratégia para o ensino de zoologia dos vertebradospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,9 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação.pdf543,68 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.