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dc.creatorRosa, Alberto Salviano de Sousa-
dc.contributor.advisor1Sousa, Francisco das Chagas Araújo-
dc.contributor.referee1Sousa, Francisco das Chagas Araújo-
dc.contributor.referee2Almeida, Pedro Marcos de-
dc.contributor.referee3Laurindo, Francisco-
dc.date.accessioned2023-08-08T16:03:17Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.citationROSA, Alberto Salviano de Sousa. Uso de imagens como metodologia ativa no ensino de anatomia e fisiologia do sistema circulatório de animais vertebrados. 2022. 80 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/415-
dc.description.resumoNo ensino de anatomia de vertebrados, as aulas práticas com o uso de imagens produzidas por aparelho de ultrassom e utilização de softwares são instrumentos importantes para a promoção do ensino por investigação, uma vez que possibilita aos alunos uma vivência de situações cientificamente instigantes e a possibilidade de relacionar a teoria com a prática. O objetivo deste estudo é investigar como o uso de imagens do livro didático, de programa de anatomia 3D "Easy Anatomy – Canine e imagens ultrassonográficas facilitam o ensino aprendizagem de anatomia e fisiologia do sistema circulatório de vertebrados para alunos do 2º ano do ensino médio. Foram ministradas aulas com o uso de imagens do livro didático; aulas com o uso do programa Easy Anatomy – Canine e aulas online com o uso de imagens ultrassonográficas para construção da sequência de estudo investigativo (SEI). Para explorar os conhecimentos adquiridos, após a ministração de cada aula foi aplicado um questionário. Na aula teórica com o uso de imagens, a maioria dos estudantes aprovou as imagens do livro didático. Na aula com o uso do programa de anatomia 3D "Easy Anatomy – Canine, a maioria dos estudantes afirma que o programa contribuiu muito para o seu conhecimento sobre a anatomia e fisiologia comparada de vertebrados. Na aplicação da SEI observou-se que a maioria dos estudantes gostaram das imagens ultrassonográficas, apesar da dificuldade de entendê-las. Dessa forma, o uso de imagens é uma ferramenta acessível e eficiente no processo ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractIn teaching vertebrate anatomy, practical classes with the use of images produced by an ultrasound device and the use of software are important tools for promoting research-based teaching, as they allow students to experience scientifically intriguing situations and the possibility of relating theory to practice. The objective of this study is to investigate how the use of images from the textbook, the 3D anatomy program “EasyAnatomy – Canine” and ultrasound images facilitate the teaching and learning of anatomy and physiology of the vertebrate circulatory system for 2nd year high school students. Classes were taught using images from the textbook; classes using the EasyAnatomy – Canine program and online classes using ultrasound images to build the investigative study sequence (SEI). To explore the acquired knowledge, after each class was given a questionnaire. It was observed that students approve the use of images as an active methodology in Biology teaching. In the theoretical class with the use of images, most students approved the images from the textbook. In class using the 3D anatomy program “EasyAnatomy – Canine, most students say that the program has contributed a lot to their knowledge of the comparative anatomy and physiology of vertebrates. In the application of SEI, it was observed that most students liked the ultrasound images, despite the difficulty in understanding them. Thus, the use of images is an accessible and efficient tool in the teaching-learning process.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-08-08T16:03:17Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2892827 bytes, checksum: d6ad5fcd44d8d22a8dc5c3c62a656779 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 539343 bytes, checksum: 19bfd82f610ee29189800357e4b7ce49 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T16:03:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2892827 bytes, checksum: d6ad5fcd44d8d22a8dc5c3c62a656779 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 539343 bytes, checksum: 19bfd82f610ee29189800357e4b7ce49 (MD5) Previous issue date: 2022-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnatomiapor
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectUltrassompor
dc.subjectEnsinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleUso de imagens como metodologia ativa no ensino de anatomia e fisiologia do sistema circulatório de animais vertebradospor
dc.typeDissertaçãopor
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