Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Daniel de Sousa e-
dc.contributor.advisor1Lima, Lucas Ramos Costa-
dc.contributor.referee1Lima, Lucas Ramos Costa-
dc.contributor.referee2Faria, Ana Paula Justino de-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Tatiana Gimenez-
dc.date.accessioned2023-08-08T16:14:26Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel de Sousa e. Modelos didáticos sobre insetos transmissores de doenças no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio. 2022. 129 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/416-
dc.description.resumoO ensino de insetos tem sido trabalhado nas escolas de ensino médio com ênfase principalmente em aspectos morfológicos, sendo muitas vezes deixado de lado a sua importância social, econômica e ambiental. Com uma biodiversidade gigantesca, esses animais proporcionam benefícios e malefícios para o ser humano. Este estudo voltou-se especialmente aos insetos transmissores de doenças como Dengue, Doença de Chagas, Calazar (Leishmaniose) e COVID-19, em uma análise hipotética que foi desconstruída pelos alunos e professor em rede básica de ensino. Através da utilização de modelos didáticos buscou-se criar meios para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, objetivando a alfabetização científica e o desenvolvimento da capacidade argumentativa do discente. O ensino por investigação foi levado em consideração para construção e utilização dos objetos modelados, que ocorreu em duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Caxias-MA. Foram propostas atividades com problemas norteadores envolvendo insetos vetores de doenças. Após a realização da atividade os alunos avaliaram as metodologias utilizadas através de questionário com questões qualiquantitativa. Verificou-se que as metodologias com uso de modelos didáticos associadas a estratégia de ensino investigativo contribuíram de forma significativa para a melhora do aprendizado dos discentes. Proporcionaram aumento de motivação, participação, interação e uma maior assimilação do tema trabalhado. Foi possível concluir que embora a utilização da modelagem proporcione benefícios diversos no ensino aprendizagem, ela deve, se possível, complementar-se com outros recursos didáticos como forma de englobar toda diversidade de alunado em sala de aula. A necessidade de uma formação mais crítica dos professores e menos atrelada ao ensino tradicional nas universidades pode contribuir para que o ensino do tema insetos, associados a modelos didáticos com uso investigativo, não seja considerado tão raros, conforme mencionados pelos estudantes.por
dc.description.abstractThe teaching of insects has been worked on in high schools with emphasis mainly on morphological aspects, being often left out of the social, economic and environmental importance that they can cause. With gigantic biodiversity, these animals provide benefits and harm to humans. This study focused especially on insects that transmit diseases such as Dengue, Chagas Disease, Kala-azar and COVID-19, in a hypothetical analysis that was deconstructed by the students and the teacher. Through the use of didactic models, it was sought to create means to improve the teaching and learning process, aiming at scientific literacy and the development of the student's argumentative capacity. Teaching by investigation was taken into account for the construction and use of the modeled objects, which took place in two classes of the 2nd year of high school at a school located in the city of Caxias-MA. Activities with guiding problems involving disease vectors were proposed. After carrying out the activity, the students evaluated the methodologies used through a questionnaire with quali-quantitative questions. It was found that the methodologies with the use of didactic models associated with investigative teaching strategies contributed significantly to the improvement of students' learning. In addition, they provided an increase in motivation, participation, interaction and greater assimilation of the topic worked on. It was possible to conclude that although the use of modeling provides several benefits in teaching and learning, it should, if possible, be complemented with other didactic resources as a way of encompassing all the diversity of students in the classroom. The need for a more critical training of teachers and less tied to traditional teaching in universities is another factor that can contribute to the fact that the teaching of insects associated with didactic models with investigative use is not considered so rare, as mentioned by students.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-08-08T16:14:26Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3233946 bytes, checksum: 252e3747408deff5b9e51c97f4e456d9 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 549238 bytes, checksum: bc392d8e00bab2bc35fd8cbf84217cec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T16:14:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3233946 bytes, checksum: 252e3747408deff5b9e51c97f4e456d9 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 549238 bytes, checksum: bc392d8e00bab2bc35fd8cbf84217cec (MD5) Previous issue date: 2022-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInsetos Vetorespor
dc.subjectRecursos Didáticospor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subjectEnsino Investigativopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleModelos didáticos sobre insetos transmissores de doenças no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf536,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.