Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/43
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Lívia Maria Rosa-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.date.accessioned2016-10-03T13:15:50Z-
dc.date.issued2014-11-25-
dc.identifier.citationSOARES, Lívia Maria Rosa. Representações femininas nos contos de fadas de Marina Colasanti. 2014. 114 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/43-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as representações de gênero nos contos de fadas de Marina Colasanti a partir de duas perspectivas: o diálogo com as narrativas clássicas, reunidas da tradição popular a partir do século XVII, e os novos discursos sociais que influenciam as produções literárias na modernidade. O corpus selecionado compreende os contos “Sem asas, porém”, “Um cantar de mar e vento”, “A mulher ramada”, “A moça tecelã”, “Além do bastidor” e “Com sua voz de mulher”, por apresentarem personagens que (re)constroem e (re)dimensionam a representação da mulher, pois agem de forma atuante frente às conflituosas relações de afeto com o oponente masculino, geralmente o pai, o companheiro ou até mesmo toda a sociedade. A partir da linguagem simbólica proposta nessas obras, as narrativas infantojuvenis contemporâneas de Colasanti reinventam mitos que indicam a assimilação/transformação do passado, ao mesmo tempo em que põem às claras desequilíbrios presentes no contexto histórico, político e social de várias épocas. Esses novos paradigmas permitem ao leitor iniciante uma postura crítica e questionadora, uma vez que mais do que decodificar o código escrito, a produção de Colasanti incentiva a exploração dos sentidos do texto por meio da relação entre os elementos que compõem as narrativas maravilhosas e a realidade, possibilitando às crianças e jovens um aprendizado que as situações do mundo real não oferecem. Como fundamentação teórica deste estudo, apresenta os pressupostos de Arroyo (2010), Coelho (1991, 2003, 2010), Lajolo e Zilberman (2005), Sônia Salomão Khéde (1986), Peter Hunt (2010) e Vladimir Propp (1985, 2010), pois cotejam importantes análises sobre as caraterísticas peculiares da literatura infantil e juvenil de várias épocas. Também destacamos as considerações de Lúcia Zolin (2003, 2006), Constância Lima Duarte (2005), Cecil Zinani (2006, 2010), Lúcia Castello Branco (1991) entre outros para esclarecer as peculiaridades da escrita feminina e sua inserção na historiografia literária brasileira.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the representations of gender in fairy tales Marina Colasanti from two perspectives: the dialogue with the classical narratives, gathered the folk tradition from the seventeenth century and the new social discourses that influence literary productions in modernity. The selected corpus comprises tales "Without wings, however," "A singing sea and wind", "The ramada woman", "the weaver girl", "Beyond the Rack" and "With her voice of a woman", by presenting characters who (re) construct and (re) scale the representation of women as active act in the face of conflicting relationships form of affection with male opponent, usually the father, partner or even the whole society. From the symbolic language proposed in these works, contemporary children and young people narratives, Colasanti reinvent myths indicate that the assimilation / transformation of the past, while putting the clear imbalances present in the historical, political and social context of several ages. These new paradigms allow the beginner reader a critical and questioning attitude, since more than decode the written code, Colasanti’s production encourages exploration of the meanings of the text through the relationship between the elements that make up the wonderful narratives and reality enabling children and young people learning that the real-world situations do not offer. As theoretical basis of this study, we present the assumptions Arroyo (2010), Rabbit (1991, 2003, 2010), Lajolo and Zilberman (2005), Sonia Khéde Solomon (1986), Peter Hunt (2010) Vladimir Propp (1985, 2010) that point to important analyzes of the peculiar characteristics of the child and youth literature from various eras. Also we will highlight considerations Lucia Zolin (2003, 2006), Constancia Lima Duarte (2005), Cecil Zinani (2006, 2010), Lucia Castello Branco (1991) among others, which account for the peculiarities of women's writing and its place in the historiography Brazilian literary.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-10-03T13:15:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) REPRESENTAÇÕES FEMININAS NOS CONTOS DE FADAS DE MARINA COLASANTI.pdf: 1022353 bytes, checksum: 4e4bc4dfd24cb2ba442c1a69c874a8cc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-03T13:15:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) REPRESENTAÇÕES FEMININAS NOS CONTOS DE FADAS DE MARINA COLASANTI.pdf: 1022353 bytes, checksum: 4e4bc4dfd24cb2ba442c1a69c874a8cc (MD5) Previous issue date: 2014-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRepresentação Femininapor
dc.subjectContos de Fadaspor
dc.subjectModernidadepor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleRepresentações femininas nos contos de fadas de Marina Colasantipor
dc.title.alternativeFemale representations in the fairy tales of Marina Colasantieng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo998,39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons