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dc.creatorTorres, Érica Sousa-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.date.accessioned2024-07-01T20:45:47Z-
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationTORRES, Érica Sousa. O maravilhoso como catalisador da individuação em Ana Z. aonde vai você? (1993), de Marina Colasanti. 2024. 126f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024..por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/448-
dc.description.resumoA literatura, especialmente aquela destinada ao público jovem, busca satisfazer os desejos mais profundos dos seres humanos por meio de suas narrativas. Na ficção, os leitores encontram refúgios que transcendem os limites de sua própria realidade, conduzindo-os por caminhos imaginários em busca de sua essência. Em vista disso, o propósito desta dissertação é analisar a novela juvenil Ana Z., aonde vai você? (1993), de Marina Colasanti, à luz do maravilhoso. Isso implica examinar como os elementos do simbólico presentes na jornada mágica da protagonista influenciam em sua individuação, termo cunhado com base nas teorias de Carl Gustav Jung (1993;2001). Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica embasada nos estudos da literatura infantil e juvenil contemporânea sob a perspectiva do maravilhoso. Os fundamentos teóricos incluem as pesquisas primárias sobre o maravilhoso realizadas por Vladimir Propp (1984), Jacques Le Goff (2010), entre outros, e estudos voltados para o imaginário simbólico, como os de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2001). Com base nessas pesquisas, a narrativa colasantiana explora as ideias do maravilhoso, ao mesmo tempo em que incorpora elementos da tradição literária europeia ao estabelecer intertextos com símbolos da cultura oriental e ocidental, assim como personagens de obras clássicas da literatura infantil, como observado nos conceitos delineados por Navas e Ramos (2021), Petit (2008; 2009; 2013) e Silva (2021a;2021b). Em vista disso, conclui-se que esse estudo revela a presença da intertextualidade e sua conexão com os símbolos presentes na jornada de Ana Z como uma forte contribuição para o processo de individuação da protagonista ao término de sua jornada.por
dc.description.abstractLiterature, especially that aimed at young audiences, seeks to satisfy the deepest desires of human beings through its narratives. In fiction, readers find refuges that transcend the limits of their own reality, leading them along imaginary paths in search of their essence. Therefore, the purpose of this dissertation is to analyze the novel Ana Z., where are you going?(1993), by Marina Colasanti, in the light of the marvelous. This involves examining how the symbolic elements present in the protagonist's magical journey influence her individuation, a term coined based on the theories of Carl Gustav Jung (1993;2001). To achieve this objective, bibliographical research was carried out based on studies of contemporary children's and youth literature from the perspective of the marvelous. The theory basics include primary research on the marvelous carried out by Vladimir Propp (1984), Jacques Le Goff (2010), among others, and studies focused on symbolic imagery, such as those by Jean Chevalier and Alain Gheerbrant (2001). Based on this research, the Colasantian narrative explores the ideas of the marvelous, at the same time that it incorporates elements of the European literary tradition by establishing intertexts with symbols from Eastern and Western culture, as well as characters from classic works of children's literature, as observed in the concepts outlined by Navas and Ramos (2021), Petit (2008; 2009; 2013) and Silva (2021a;2021b). In view of this, it is concluded that this study reveals the presence of intertextuality and its connection with the symbols present in Ana Z's journey as a strong contribution to the protagonist's individuation process at the end of her journey.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-01T20:45:47Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1093063 bytes, checksum: 9728ddf0e485fe94dbb106963ffcc186 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 316120 bytes, checksum: d3eae9b76fa479454584b2f3d2a9082f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-01T20:45:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1093063 bytes, checksum: 9728ddf0e485fe94dbb106963ffcc186 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 316120 bytes, checksum: d3eae9b76fa479454584b2f3d2a9082f (MD5) Previous issue date: 2024-04-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Juvenilpor
dc.subjectIndividuaçãopor
dc.subjectSimbólicopor
dc.subjectMaravilhosopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO maravilhoso como catalisador da individuação em Ana Z. aonde vai você? (1993), de Marina Colasantipor
dc.typeDissertaçãopor
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