Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ayra Raquel Leal-
dc.contributor.advisor1Lima, Silvana Maria Calixto de-
dc.date.accessioned2024-07-03T19:31:33Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.identifier.citationOliveira, Ayra Raquel Leal. As anáforas encapsuladoras na construção de sentidos do gênero artigo de opinião. 2018. 162f. . Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/458-
dc.description.resumoA educação brasileira tem repensado o ensino da língua materna, razão pela qual adota uma postura visível nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais preveem o ensino por meio de contextos reais. Isso significa refletir acerca do uso da língua na vida e na sociedade, de modo que o texto e a leitura assumam papéis fundamentais no processo de ensino. Partindo do pressuposto de que a referenciação é essencial para o processo de construção de sentidos do texto, buscou-se, neste trabalho, responder ao seguinte questionamento: ―de que forma as anáforas encapsuladoras contribuem para a construção de sentidos do gênero textual artigo de opinião?‖. Assim, esta pesquisa objetiva investigar o uso de anáforas encapsuladoras na construção de sentidos do gênero artigo de opinião, no 9º ano do Ensino Fundamental. Embasada pelos aspectos teóricos da Linguística Textual, fundamenta-se em autores como Marcuschi (2000, 2008, 2010), Cavalcante (2014, 2016), Koch (2014, 2015), Mondada e Dubois (2003), Conte (2003), Bakhtin (2004, 2011, 2016), entre outros. O ponto de partida deste trabalho foi a aplicação de uma atividade de interpretação textual composta por artigos de opinião, a partir da construção de sentidos por meio do encapsulamento anafórico. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa dos dados, usando como procedimentos a pesquisa de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Nazária. Analisando os resultados da atividade diagnóstica, constatou-se a dificuldade dos educandos em construir os sentidos do texto através do encapsulamento anafórico, o que compromete, assim, a compreensão leitora, especialmente em artigos de opinião. A pesquisa conclui-se com a elaboração de uma proposta de intervenção, com o intuito de amenizar as dificuldades de construção de sentidos dos alunos do 9º ano, a fim de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, acredita-se que, por meio deste trabalho, será possível contribuir para a melhoria do ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental, pois pretende-se auxiliar os professores no que se refere às atividades as quais priorizem a leitura de forma contextualizada, para que, assim, os alunos adquiram o desempenho linguístico necessário para a construção dos sentidos de um texto.por
dc.description.abstractBrazilian education has rethought the teaching of the mother tongue, which is why it adopts a visible posture in the National Curriculum Parameters, which foresee the teaching through real contexts. This means reflecting on the use of language in life and society, so that text and reading assume key roles in the teaching process. Based on the assumption that the reference is essential for the process of constructing meanings of the text, we tried to answer the following question: "In what way do the encapsulating anaphora contribute to the construction of meanings in the textual genre of opinion?" Thus, this research aims to investigate the use of encapsulating anaphora in the construction of meanings in texts of the opinion article genre in the 9th year of elementary school. Based on the theoretical aspects of Textual Linguistics, it is based on authors such as Marcuschi (2000, 2008, 2010), Cavalcante (2014, 2016), Koch (2014, 2015), Mondada and Dubois (2003), Conte (2004, 2011, 2016), among others. The starting point of this work was the application of an activity of textual interpretation composed by articles of opinion, from the construction of meanings through anaphoric encapsulation. Methodologically, the research is characterized as descriptive, with a qualitative-quantitative approach of the data, using as technical methodological procedures the field research. The subjects of the research were the students of the 9th grade of elementary school of a municipal school located in the city of Nazária. Analyzing the results of the diagnostic activity, it was verified the difficulty of the students in constructing the senses of the text through the anaphoric encapsulation, which compromises, therefore, the reading comprehension, especially in opinion articles. The research concludes with the elaboration of a proposal of intervention, in order to alleviate the difficulties of constructing meanings of the 9th grade students, in order to assist in the teaching and learning process. In view of this, it is believed that, through this work, it will be possible to contribute to the improvement of Portuguese language teaching in Elementary School, since it is intended to help teachers with regard to activities which prioritize reading in a contextualized way , so that the students acquire the linguistic performance necessary for the construction of the meanings of a text.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-03T19:31:33Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3746454 bytes, checksum: f42c530522d4974957b41096fe066e78 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 302760 bytes, checksum: c7776e3caa024ae60e417dcd58db1782 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-03T19:31:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3746454 bytes, checksum: f42c530522d4974957b41096fe066e78 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 302760 bytes, checksum: c7776e3caa024ae60e417dcd58db1782 (MD5) Previous issue date: 2018-04-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTextopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectAnáforas Encapsuladoraspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleAs anáforas encapsuladoras na construção de sentidos do gênero artigo de opiniãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo3,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.