Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/460
Tipo do documento: Dissertação
Título: O teodolito como recurso mediador no processo ensino e aprendizagem de conceitos trigonométricos na Educação Básica
Autor: Lages, Wladmilson Torres
Primeiro orientador: Araújo, Neuton Alves de
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo "o teodolito como recurso mediador do processo ensino e aprendizagem da Matemática". Nesse contexto, buscamos responder a seguinte questão problema de pesquisa: Como o teodolito pode possibilitar o processo ensino e aprendizagem de conceitos trigonométricos na Educação Básica? Assim, a hipótese que defendemos neste estudo é a de que o ensino mediado por estratégias e instrumentos didáticos promove a ampliação do aprendizado e interesse dos alunos durante as aulas de Matemática por meio da utilização de materiais concretos, a exemplo do teodolito caseiro e o uso do aplicativo Theodolite. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolveu-se com o objetivo geral de analisar a importância do uso do teodolito como recurso mediador no processo ensino e aprendizagem de conceitos trigonométricos na Educação Básica. Partimos de aulas teórico-práticas com os alunos, envolvendo o uso do teodolito. Em seguida, orientamos os alunos na construção e aplicação dessa ferramenta em situações-problema postas, tendo em vista a melhoria da aprendizagem e interesse dos alunos nas aulas de Matemática. Desse modo, ao se considerar o objetivo geral e a questão problema, esta pesquisa é compreendida como pesquisa de campo e de abordagem qualitativa. E teve como sujeitos investigados alunos do 2 o ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na cidade de Caxias-MA. Para a produção de dados e com o propósito de se fazer um diagnóstico dos conhecimentos já adquiridos pelos alunos acerca dos conceitos matemáticos trigonométricos, a priori, aplicamos um questionário (Pré-teste) contemplando atividades da avaliação externa Prova Brasil. Após confecção e uso do teodolito e intervenção do pesquisador, em que fazemos uso da observação, foram propostas novas situações-problemas (Pós-teste), também da Prova Brasil, a fim de se observar a importância do teodolito como mediador no processo ensino e aprendizagem da Matemática. Nesse momento, os participantes relataram a partir de produção textual escrita e orientada pelo pesquisador, suas opiniões acerca das aulas teórico-práticas envolvendo o uso do teodolito no processo ensino e aprendizagem de conceitos trigonométricos. No geral, os resultados da pesquisa revelam que, de certa forma, as dificuldades na compreensão e apropriação dos conceitos trigonométricos foram amenizadas.
Abstract: This work has as its object of study "the theodolite as a mediating resource in the process teaching and learning of Mathematics". In this context, we seek to respond to following research problem: How can the theodolite enable the process teaching and learning trigonometric concepts in Basic Education? Thus, the hypothesis that we defend in this study is that teaching mediated by and didactic instruments promotes the expansion of student learning and interest during Mathematics classes through the use of concrete materials, such as of the homemade theodolite and the use of the Theodolite app. From this perspective, the work developed with the general objective of analyzing the importance of using the theodolite as a mediating resource in the teaching and learning process of trigonometric concepts in Basic education. We start with theoretical-practical classes with students, involving the use of the theodolite. We then guide students in the construction and application of this tool in problem situations posed, with a view to improving learning and student interest in Mathematics classes. Therefore, when considering the objective general and the problem question, this research is understood as research into field and qualitative approach. And the subjects investigated were 2nd year students high school at a state public school located in the city of Caxias-MA. For the production of data and for the purpose of making a diagnosis of knowledge already acquired by students about trigonometric mathematical concepts, a priori, we applied a questionnaire (Pre-test) covering assessment activities external Prova Brasil. After making and using the theodolite and intervention by the researcher, in which we make use of observation, new problem situations were proposed (Post-test), also from Prova Brasil, in order to observe the importance of the theodolite as a mediator in the teaching and learning process of Mathematics. At that time, the participants reported based on written textual production guided by the researcher, your opinions about the theoretical-practical classes involving the use of the theodolite in teaching and learning process of trigonometric concepts. Overall, the results of the research reveal that, in a certain way, the difficulties in understanding and appropriating of trigonometric concepts were softened.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Matemática
Conceitos Trigonométricos
Teodolito
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Lages, Wladmilson Torres. O teodolito como recurso mediador no processo ensino e aprendizagem de conceitos trigonométricos na Educação Básica. 2018. 111f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/460
Data de defesa: 11-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo40,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.