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http://localhost:8080/tede/handle/tede/464
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino-aprendizagem das preposições no 7° ano do ensino fundamental: reflexões semânticas sobre o emprego das preposições |
Autor: | Pessoa, Géssica Ferreira Carvalho |
Primeiro orientador: | Martins, Nize Paraguassu |
Resumo: | Desenvolvemos este estudo na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Mestrado Profissional em Letras-Profletras. Tem como tema o ensinoaprendizagem das preposições no 7° ano do Ensino Fundamental, mais especificamente as reflexões semânticas sobre o emprego das preposições. De maneira geral, objetivamos investigar estratégias de ensino do emprego das preposições para alunos do 7º ano, por meio não só de atividades metalinguísticas, mas também de atividades linguísticas e epilinguísticas com foco no nível semântico de análise. De maneira específica, buscamos: analisar o nível de compreensão dos alunos acerca do emprego das preposições; caracterizar a abordagem das preposições no livro didático; caracterizar as descrições das preposições em seus aspectos morfossintáticos e semânticos; e elaborar uma proposta de intervenção que amplie as possibilidades de uso das preposições nos alunos com o auxílio da análise linguística. Para alcançar os objetivos, desenvolvemos uma pesquisa descritiva, de campo e de cunho qualitativo em uma escola pública municipal de Altos – PI. Nessa escola, analisamos o livro didático de Língua Portuguesa adotado para o 7º ano e, por meio de atividade diagnóstica, a compreensão dos alunos acerca do uso das preposições. Como instrumento de coleta de dados, aplicamos uma atividade diagnóstica com 30 alunos, de 12 a 14 anos, de ambos os sexos. Para fundamentar este trabalho utilizamos principalmente: Berg (2005), Franchi (2006), Cançado (2008), Almeida (2009), Travaglia (2009), Gomes & Mendes (2018), Borges Neto (2013), Bezerra e Reinaldo (2013), Quarezemin (2016; 2017), Cunha & Cintra (2017), Ilari e Basso (2017), dentre outros, além de materiais de orientação oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular– BNCC (2017). Trata-se de um estudo relevante porque contribui para o aprimoramento da prática dos professores de língua portuguesa e, consequentemente, para a ampliação da compreensão dos alunos acerca do emprego das preposições na Língua Portuguesa. |
Abstract: | We developed this study in the research line “Theories of Language and Teaching” of the Professional Master in Letters-Profletras. We have as theme the teaching and learning of prepositions in the 7th grade of Elementary School, more specifically the semantic reflections on the use of prepositions. In general, we aim to investigate strategies for teaching the use of prepositions for 7th grade students, through not only metalinguistic activities, but also linguistic and epilinguistic activities focusing on the semantic level of analysis. Specifically, we seek to: analyze the level of students' understanding of the use of prepositions; characterize the approach to prepositions in the textbook; characterize the descriptions of prepositions in their morphosyntactic and semantic aspects; and elaborate an intervention proposal that expands the possibilities of using prepositions in students. To achieve the objectives, we developed a descriptive research, of qualitative field in a municipal public school in Altos - PI. At this school, we analyzed the Portuguese Language textbook adopted in the 7th grade and, through diagnostic activity, students' understanding of the use of prepositions. As a data collection instrument, we applied a diagnostic activity with 30 students, from 12 to 14 years old, of both sexes. To support this work we used mainly: Berg (2005), Franchi (2006), Cançado (2008), Almeida (2009), Travaglia (2009), Gomes & Mendes (2018), Borges Neto (2013), Bezerra and Reinaldo (2013), Quarezemin (2016; 2017), Cunha & Cintra (2017), Ilari and Basso (2017), among others, in addition to official guidance materials, such as the National Curriculum Parameters (PCNs) (1998) and the National Common Curricular Base -BNCC (2017). This is a relevant study because it contributes to the improvement of the practice of Portuguese-speaking teachers and, consequently, the expansion of students' understanding of the use of prepositions in the Portuguese Language. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Análise Linguística Análise Semântica Preposições |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | Pessoa, Géssica Ferreira Carvalho. O ensino-aprendizagem das preposições no 7° ano do ensino fundamental: reflexões semânticas sobre o emprego das preposições. 2020. 151 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/464 |
Data de defesa: | 24-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras Programa de Mestrado Profissional em Letras |
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