Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeão, Wellington Carvalho de Arêa-
dc.contributor.advisor1Gomes, Francisco Wellington Borges-
dc.date.accessioned2024-07-04T20:37:34Z-
dc.date.issued2023-07-30-
dc.identifier.citationLeão, Wellington Carvalho de Arêa. Você tem um novo par: as affordances na construção da interação e da interatividade no Tinder. 2023. 147 f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/473-
dc.description.resumoOs relacionamentos na pós-modernidade têm ganhado novo território comunicativo com a popularização dos Sites de Relacionamento no espaço virtual da Internet, tendo em vista os indivíduos participarem mais do ciberespaço que do convívio face a face no mundo real. Por esse motivo, este estudo apresenta a comunicação baseada pelo uso da web como mediadora das transformações e das realizações humanas, desenvolvendo-se no compartilhamento de mensagens, ideias e emoções, assim como se observa na Teoria das Affordances uma possibilidade de compreender o design de construção dos espaços virtuais e perceber a atuação dos usuários ao dar significado aos artefatos simbólicos por meio da linguagem afetiva. Dessa forma, esta pesquisa objetiva investigar os mecanismos de interação e interatividade disponíveis no aplicativo Tinder, a fim de buscar explicações sobre as ações dos usuários durante o acesso à sua estrutura e suas construções identitárias pela busca e efetivação de pares em virtude do ato de “dar match”. O embasamento teórico está alicerçado na percepção das affordances nos diversos ambientes, em Gibson (1977, [1986] 2015), Greeno (1994), van Lier (2000, 2002, 2004, 2008), Norman (2008, 2010), Broch (2010), Santos Costa (2013), Silva (2015, 2020) e Calzoni (2022), com base nos modelos de análise elencados por Gaver (1991), Norman (2006), Kim e Hong (2012) e Pucillo e Cascini (2014). Além disso, conceitos como o de Modernidade Líquida em Bauman (2001, 2004), de Cibercultura e Ciberespaço em Recuero (2012), de Sites de Redes Sociais em Boyd e Ellison (2007), Recuero (2009, 2010) e Primo et al. (2017), de interação em Bakhtin [1979] (2011), de interação e interatividade em Primo (2003, 2008) e de Multimodalidade em Kress (2010) e Kress e van Leeuwen ([1996] 2021) foram utilizados amplamente neste estudo. A metodologia adotada quanto ao objetivo da pesquisa foi a exploratória, com abordagem qualitativa do problema, desenvolvida no ciberespaço por um observador participante e envolvendo a triangulação entre o método netnográfico em Kozinets (2014) e a Análise de Conteúdo em Bardin [1977] (2016), utilizando a técnica de análise categorial ou temática para interpretação das descrições da seção “Sobre mim” do Tinder e das respostas ao questionário de pesquisa. A amostra foi composta por 10 (dez) usuários efetivos do Tinder. Os resultados evidenciaram que, mesmo intuitivamente, os usuários do Tinder conseguem projetar os seus propósitos comunicativos, ao agirem sobre as possibilidades de ação durante o uso do app, tanto na interação como na interatividade. Além disso, ficou evidente que o app consegue apresentar uma diversidade de recursos que proporcionam interatividade aos usuários, principalmente para cumprir o objetivo de buscas por outros usuários em decorrência do ato de “dar match” na conta gratuita do Tinder. Logo, as percepções das affordances dos objetos tecnológicos do Tinder, uma vez projetadas pelos designers, não são assimiladas igualmente pelos utentes durante a usabilidade do app.por
dc.description.abstractThe relationships in post-modernity have gained new communicative territory with the popularization of social networking sites in the virtual space of the Internet, in view of the fact that individuals participate more in cyberspace than in face-to-face living in the real world. For this reason, this study presents the communication based on the use of the web as a mediator of human changes and achievements, developing in the sharing of messages, ideas and emotions, as well as it is observed in the Theory of Affordances a possibility to understand the design of construction of virtual spaces and realize the performance of users to give meaning to symbolic artifacts through affective language. Thus, this research aims to investigate the mechanisms of interaction and interactivity available in the Tinder application, in order to seek explanations about the actions of users during access to its structure and its identity constructions by the search and effectuation of pairs by virtue of the act of "giving match". The theoretical foundation is based on the perception of affordances in different environments, in Gibson (1977, [1986] 2015), Greeno (1994), van Lier (2000, 2002, 2004, 2008), Norman (2008, 2010), Broch (2010), Santos Costa (2013), Silva (2015, 2020) and Calzoni (2022), based on the analysis models listed by Gaver (1991), Norman (2006), Kim and Hong (2012) and Pucillo and Cascini (2014). Furthermore, concepts such as Liquid Modernity in Bauman (2001, 2004), Cyberculture and Cyberspace in Recuero (2012), Social Networking Sites in Boyd and Ellison (2007), Recuero (2009, 2010) and Primo et al. (2017), interaction in Bakhtin [1979] (2011), interaction and interactivity in Primo (2003, 2008), and Multimodality in Kress (2010) and Kress and van Leeuwen ([1996] 2021) were used extensively in this study. The methodology adopted regarding the research objective was exploratory, with a qualitative approach to the problem, developed in cyberspace by a participant observer and involving triangulation between the netnographic method in Kozinets (2014) and Content Analysis in Bardin [1977] (2016), using the categorical or thematic analysis technique for interpretation of the descriptions of the "About me" section of Tinder and the answers to the survey questionnaire. The sample was composed of ten (10) actual Tinder users. The results showed that, even intuitively, Tinder users are able to project their communicative purposes by acting on the possibilities of action when using the app, both in interaction and interactivity. In addition, it was evident that the app manages to present a diversity of resources that provide users with interactivity, mainly to fulfill the objective of searching for other users as a result of the act of "matching" on the free Tinder account. Therefore, the perceptions of the affordances of Tinder's technological objects, once designed by the designers, are not assimilated equally by users during the app's usability.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-04T20:37:33Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2673462 bytes, checksum: f22b5582b863ecc6b4e3e0b3c23593ae (MD5) Termo para Publicação.pdf: 614753 bytes, checksum: b22a142ee615bccdd562acdb1d7564c4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-04T20:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2673462 bytes, checksum: f22b5582b863ecc6b4e3e0b3c23593ae (MD5) Termo para Publicação.pdf: 614753 bytes, checksum: b22a142ee615bccdd562acdb1d7564c4 (MD5) Previous issue date: 2023-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAffordancespor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectTinder.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleVocê tem um novo par: as affordances na construção da interação e da interatividade no Tinderpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras
Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.