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Tipo do documento: Dissertação
Título: A apropriação do gênero anúncio publicitário e o desenvolvimento das capacidades argumentativas no ensino fundamental
Autor: Andrade, Carmen Regina dos Reis
Primeiro orientador: Alves, Shirlei Marly
Resumo: Este trabalho originou-se do anseio de ensinar língua portuguesa relacionando o estudo de língua e de literatura com a finalidade de viabilizar apropriação textual. A perspectiva de ensino/aprendizagem aqui discutida e proposta tem como foco o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos alunos no ensino fundamental envolvidos em atividades de ensino e aprendizagem do gênero anúncio publicitário. O objetivo geral deste trabalho é analisar de que modo a abordagem do gênero anúncio publicitário, no livro didático, contribui para o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos aprendizes. Parte-se das metas traçadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como fonte dos dados o livro didático no Ensino Fundamental adotado na rede municipal de ensino de Teresina (PI). O apoio teórico deste trabalho provém dos postulados de Bakhtin (2016), Bronckart (1999), Carrascoza (1999), Carvalho (1996), Dolz e Schneuwly (2011), Koch e Elias (2011), entre outros estudiosos. Tem- se como parâmetro fundamental o Interacionismo Sociodiscursivo, o qual associa o desenvolvimento humano à aprendizagem e destaca a atividade de linguagem como propulsora da socialização humana. As questões norteadoras que originaram esta pesquisa são: a) De que modo os alunos concebem e se relacionam com o gênero anúncio publicitário?, b) Em que medida os alunos compreendem o significado do gênero anúncio publicitário?, c) Como a escola pode direcionar o aluno para que ele, apropriando-se do gênero anúncio publicitário, desenvolva suas capacidades de agir socialmente? Parte-se da lógica de que, ao compreender a constituição e o funcionamento do anúncio publicitário, lendo e escrevendo, o aluno desenvolve-se cognitiva e socialmente, ampliando suas capacidades argumentativas. A presente pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa, e visa ao estudo do processo de ensino da escrita situada socialmente. O corpus da análise é constituído pelas atividades com anúncios publicitários na coleção didática de língua portuguesa “Português Linguagens”. Verificou-se, a partir da análise de dados, que a abordagem do gênero anúncio publicitário, seguindo os parâmetros objetivos e os sociossubjetivos do gênero em suas propostas, relaciona articuladores argumentativos, estuda configurações de planos argumentativos e colabora para o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos aprendizes.
Abstract: This present work was originated from the wish for teaching the Portuguese language, relating the study of language and literature in order to make textual appropriation viable. The teaching / learning perspective discussed and proposed here focuses on the development of students' argumentative capabilities in elementary school involved in teaching and learning activities in the advertising genre. The general aim of this work is to analyze how the approach of the advertising genre, in the textbook, contributes to the development of the learners' argumentative capacities. It starts from the goals outlined in the National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN), in the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC), having as a source of data the textbook in Elementary School adopted in the municipal school system of Teresina, Piauí. The theoretical support of this work is composed of the postulates of Bakhtin (2016), Bronckart (1999), Carrascoza (1999), Carvalho (1996), Dolz and Schneuwly (2011), Koch and Elias (2011) among other scholars. The fundamental parameter is Sociodiscursive Interactionism, which associates human development with learning and highlights the activity of language as a propellant of human socialization. The guiding questions that originated this research are: a) How do students conceive and relate to the advertising genre? b) To what extent do students understand the meaning in the advertisement genre? c) How can the school direct the student so that he, appropriating the advertising genre, develops his capacities to act socially? It begins from the reason that, by understanding the constitution and functioning of the advertisement, reading and writing, the student develops himself cognitively and socially, expanding his argumentative capacities. The research is documentary, with a qualitative approach, and aims to study the process of teaching socially situated writing. The analysis corpus is consisted by the activities with advertising in the didactic collection of the Portuguese subject “Português Linguagens” (Portuguese Languages). It was found, from the data analysis, that the approach of the advertisement genre, following the objective and socio-subjective parameters of the genre in its proposals, relates argumentative articulators, studies configurations of argumentative plans and collaborates for the development of the of the learners' argumentative capacities.
Palavras-chave: Gêneros Textuais
Argumentação
Anúncio Publicitário
Capacidades Argumentativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: ANDRADE, Carmen Regina dos Reis. A apropriação do gênero anúncio publicitário e o desenvolvimento das capacidades argumentativas no ensino fundamental. 2020. 162 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/479
Data de defesa: 3-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

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