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http://localhost:8080/tede/handle/tede/480
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso do acento gráfico por estudantes do 9° ano: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica |
Autor: | Coelho, Raimunda Ferreira Gomes |
Primeiro orientador: | Silva, Ailma do Nascimento |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa na linha “Teorias da Linguagem e Ensino”, cujo objetivo foi investigar o uso do acento gráfico por estudantes do 9º ano, na perspectiva da fonologia prosódica. Um dos maiores desafios da educação brasileira, sobretudo da pública tem sido promover o ensino adequado para o domínio da linguagem escrita. O persistente fracasso escolar foi e ainda é atribuído principalmente aos métodos de alfabetização, razão pela qual houve historicamente mudanças de paradigmas e de concepção de métodos que se opuseram, ora predominando um, ora outro, pensados no campo da Pedagogia, fundados em princípios psicológicos. A partir dos anos 1970, as ciências linguísticas tomaram a linguagem escrita como objeto linguístico, direcionando o foco para o processo de aquisição da escrita. Em meio às ciências linguísticas, está a Fonologia, que tem subsidiado tal processo com explicações sobre as variações na relação fonema-grafema, contribuindo para o ensino compreensivo de ortografia. Entre os aspectos ortográficos, encontra-se a acentuação gráfica, cujo processo de ensino-aprendizagem requer conhecimentos acerca de estudos fonológicos e prosódicos, visto que a aquisição das regras de acentuação gráfica no português brasileiro tem como um dos seus fundamentos a Prosódia. Trata-se de uma abordagem qualitativa com a utilização da pesquisa de campo como meio para a obtenção dos dados. Os participantes foram estudantes de uma turma de 9º ano de uma escola estadual. Para a compreensão do objeto, buscou-se apoio teórico em Antunes (2009), Bisol (1992, 1994, 2013, 2014), Cagliari (2002, 2009), Câmara Jr. (1970), Chomsky (1957, 1971), Collischonn (1994, 2014), Ferreiro e Teberosky (1986), Hayes (1981, 1982), Hora (2012, 2016, 2017), Lee (1994), Lemle (1999), Liberman (1975), Liberman e Prince (1977), Mateus (1982), Miranda, Matzenauer (2017), Miranda (2010, 2012, 2017), Morais (2002, 2005), Ney (2012, 2018), Selkirk (1980), Zorzi (1998), entre outros. Os índices de erros maiores que os índices de acerto nas tabelas apontaram que os estudantes participantes, mesmo estando no ano de conclusão do ensino fundamental, não demonstraram o domínio básico das regras de acentuação gráfica, mas acentuam as palavras ou aleatoriamente ou usando os conhecimentos linguísticos já adquiridos no contato com a fonologia da língua no uso cotidiano. Contudo ficou evidente que, a partir de um ensino sistemático, fundado nas teorias fonológicas, que consideram a relação do acento prosódico e do acento gráfico, é possível superar o ensino mecânico de acentuação gráfica e promover o aprendizado compreensivo das regras de acentuação em estágios mais elementares. |
Abstract: | This work is the result of a research in the line "Theories of Language and Teaching", whose objective was to investigate the use of the graphic accent by 9th grade students, from the perspective of prosodic phonology. One of the greatest challenges of Brazilian education, especially public education, has been to promote adequate teaching for the mastery of written language. The persistent school failure was and still is attributed mainly to the methods of literacy, which is why there have historically been changes in paradigms and in the conception of methods that have opposed each other, sometimes predominating one, now another, thought in the field of Pedagogy, based on psychological principles. From the 1970s onwards, linguistic sciences took written language as a linguistic object, directing the focus to the process of writing acquisition. Among the linguistic sciences, there is Phonology, which has supported this process with explanations about the variations in the phoneme-grapheme relationship, contributing to the comprehensive teaching of spelling. Among the orthographic aspects, there is the graphic accentuation, whose teaching-learning process requires knowledge about phonological and prosodic studies, since the acquisition of the rules of graphic accentuation in Brazilian Portuguese has Prosody as one of its foundations. It is a qualitative approach with the use of field research as a means of obtaining data. Participants were students from a 9th grade class at a state school. To understand the object, theoretical support was sought in Antunes (2009), Bisol (1992, 1994, 2013, 2014), Cagliari (2002, 2009), Câmara Jr. (1970), Chomsky (1957, 1971), Collischonn (1994, 2014), Ferreiro and Teberosky (1986), Hayes (1981, 1982), Hora (2012, 2016, 2017), Lee (1994), Lemle (1999), Liberman (1975), Liberman and Prince (1977) , Mateus (1982), Miranda, Matzenauer (2017), Miranda (2010, 2012, 2017), Morais (2002, 2005), Ney (2012, 2018), Selkirk (1980), Zorzi (1998), among others. The error rates higher than the success rates in the tables showed that the participating students, even in the year of completion of elementary school, did not demonstrate the basic mastery of the graphic accentuation rules, but accentuate the words either randomly or using linguistic knowledge. already acquired in contact with the phonology of the language in everyday use. However, it was evident that, based on systematic teaching, based on phonological theories, which consider the relationship between prosodic accent and graphic accent, it is possible to overcome the mechanical teaching of graphic accentuation and promote comprehensive understanding of accentuation rules in more advanced stages elementary. |
Palavras-chave: | Acento Acentuação Gráfica Fonologia Prosódica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | COELHO, Raimunda Ferreira Gomes. O uso do acento gráfico por estudantes do 9° ano: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica. 2020. 143 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/480 |
Data de defesa: | 11-Mar-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
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