Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNóbrega, Solanna Cristhina Mendes-
dc.contributor.advisor1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-07-15T19:57:44Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationNóbrega, Solanna Cristhina Mendes. Processos de hiper e hipossegmentação na produção escrita de alunos do 6° ano: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica e seus constituintes. 2020. 150 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/481-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou ocorrências de escrita não convencional de palavras referentes aos processos de hiper e hipossegmentação. O primeiro é compreendido como a inserção de espaço indevido no interior de uma palavra; e o segundo, como o apagamento do espaço que há entre palavras. Embora os referidos processos sejam bem característicos da fase da aquisição da escrita, eles ainda são produzidos em etapas escolares posteriores. Devido a essa questão, buscaram-se compreender as possíveis motivações dessa escrita produzida ainda por alunos do 6º ano. O corpus foi constituído por 65 (sessenta e cinco) textos que apresentaram 350 (trezentos e cinquenta) dados dos processos analisados. Objetivou-se com o estudo, analisar ocorrências de escrita não convencional, focalizando os processos de hipo e hipersegmentação em textos escritos por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Para isso, buscou-se subsídio teórico nos estudos de Bisol (2014), Nespor e Vogel (1994), Abaurre (1991), Kato (1987), Faraco (2012), Cunha (2004), Collischonn (2014) e Tenani (2011). Nos resultados encontrados, verificaram-se 202 casos de hipossegmentação, 132 de hipersegmentação e apenas 16 híbridos – estruturas que apresentam simultaneamente a ocorrência dos dois processos. Após descrições e análises, constatou-se que a palavra gramatical está presente na maioria dos dados de segmentação indevida dos processos analisados. Dessa forma, inferiu-se que os alunos participantes desta pesquisa tiveram, principalmente, dificuldades para reconhecer essas palavras como autônomas, o que favoreceu as ocorrências de segmentação não convencional. Diante das constatações feitas, foram elaboradas atividades que visam criar condições para que os alunos reconheçam as palavras gramaticais, compreendendo seu funcionamento de maneira reflexiva.por
dc.description.abstractThis research investigated occurrences of unconventional writing of words referring to the processes of hyper and hyposegmentation. The first is understood as the insertion of improper space within a word; and the second as the erasing of the space between words. Although these processes are very characteristic of the writing acquisition phase, they are still produced in school stages after this one. Due to this issue, we sought to understand the possible motivations of this writing produced by students of the 6th grade. The corpus was constituted by 65 (sixtyfive) texts that presented 350 (three hundred and fifty) data of the analyzed processes. The objective of the study was to analyze occurrences of unconventional writing, focusing on the processes of hypo and hypersegmentation in texts written by students of the sixth year of Elementary School. For this, theoretical support was sought in the studies of Bisol (2014), Nespor and Vogel (1994), Abaurre (1991), Kato (1987), Faraco (2012), Cunha (2004), Collischonn (2014) and Tenani (2011). In the results found, there were 202 cases of hyposegmentation, 132 of hypersegmentation and only 16 hybrids - structures that simultaneously present the occurrence of both processes. After descriptions and analyzes, it was found that the gramatical word is present in most data of improper segmentation of the analyzed processes. Thus, it was inferred that the students participating in this research had, mainly, difficulties to recognize these words as autonomous, which favored the occurrences of unconventional segmentation. In view of the findings made, activities were designed to create conditions for students to recognize grammatical words, understanding their functioning in a reflexive way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-15T19:57:44Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1954804 bytes, checksum: d755c75ffb59292f05d98729e035898d (MD5) Termo Para Publicação.pdf: 353856 bytes, checksum: 3002b89716857136528e147319e74b2d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-15T19:57:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1954804 bytes, checksum: d755c75ffb59292f05d98729e035898d (MD5) Termo Para Publicação.pdf: 353856 bytes, checksum: 3002b89716857136528e147319e74b2d (MD5) Previous issue date: 2020-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscrita Não Convencionalpor
dc.subjectHipossegmentaçãopor
dc.subjectProsódia.por
dc.subjectHipersegmentaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleProcessos de hiper e hipossegmentação na produção escrita de alunos do 6° ano: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica e seus constituintespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo1,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.