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http://localhost:8080/tede/handle/tede/482
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A condução de informações em resenhas de obras literárias produzidas em turma do 9° ano do ensino fundamental em uma escola do município de Teresina-Pi |
Autor: | Araújo, Jersonias Marinho de |
Primeiro orientador: | Melo, Bárbara Olímpia Ramos de |
Resumo: | A abordagem dos gêneros textuais no ensino da linguagem em sala de aula proporcionou uma articulação maior de conhecimentos, ampliando o repertório não só linguístico, mas cultural dos sujeitos. Com isso, o docente tem a incumbência de oferecer aos alunos um desenvolvimento linguístico e cultural voltado para as práticas sociais, em diversas situações comunicativas. Assim, a escola passa a ter a função de um ensino de língua baseado nas necessidades dos usuários e seus interlocutores de acordo com cada demanda de comunidade discursiva. Desse modo, este trabalho objetiva investigar como se dá a condução de informações em resenhas de obras literárias produzidas por aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Teresina/PI. A fundamentação teórica sedimentou-se, no que tange ao estudo de gênero, na abordagem Sociorretórica, utilizada especialmente por autores como Miller (1984), Swales (1990), Carvalho (2005), Silveira (2005) e Bazerman (2005), bem como no quadro retórico proposto por Swales (1984), denominado modelo Creating A Research Space (CARS), para análise dos movimentos retóricos, desenvolvido por outros autores como Santos (1995), Hendges (1996), Biasi-Rodrigues (1998), Motta-Roth (2002) e Bezerra (2001). No tocante ao ensino da língua portuguesa em sala de aula, especialmente, às práticas de leitura e produção de texto, utilizou-se teóricos como Antunes (2003), Soares (2016), Petter (2008), Sim-Sim (2007). No campo metodológico, optou-se pela pesquisa quali-quantitativa, básica, exploratória/descritiva e de campo. O corpus de análise foi constituído por vinte e dois (22) textos, por meio dos quais, buscou-se descrever os movimentos retóricos. A pesquisa gerou resultados que proporcionaram subsídios teórico-metodológicos, que oferecem margem a reflexões e diálogos para a prática docente no tocante ao desenvolvimento linguístico dos discentes em formação, relativos às estratégias de condução de informações aliadas às convenções que garantem a eficácia comunicativa na interação por meio das resenhas de obras literárias. Por fim, foi apresentada proposta de intervenção como alternativa sugerida ao trabalho docente de aplicação sistematizada para desenvolvimento das competências de escrita vinculadas à perspectiva de gêneros Sociorretórica e teorias de leitura e escrita abordadas neste trabalho. |
Abstract: | The approach of textual genres in the teaching of language in the classroom provided a greater articulation of knowledge, expanding the repertoire not only linguistic, but cultural of the subjects. With this, the teacher has the task of offering students a linguistic and cultural development focused on social practices, in various communicative situations. Thus, the school begins to have the function of a language teaching based on the needs of users and their interlocutors according to each demand of discursive community. Thus, this work aims to investigate how information is conducted in reviews of literary works produced by a student of the 9th grade of elementary school, from a municipal school of Teresina/PI and literary literacy. The theoretical foundation was based on the study of gender, in the Socioretorical approach, used especially by authors such as Miller (1984), Swales (1990), Carvalho (2005), Silveira (2005) and Bazerman (2005), as well as in the rhetorical framework proposed by Swales (1984), called Creating A Research Space (CARS) model, for the analysis of rhetorical movements, developed by other authors such as Santos (1995), Hendges (1996), Biasi-Rodrigues (1998), Motta-Roth (2002) and Bezerra (2001). Regarding the teaching of the Portuguese language in the classroom, especially the practices of reading and text production, theorists such as Antunes (2003), Soares (2016), Petter (2008), Sim-Sim (2007) were used. In the methodological field, we opted for qualitative-quantitative, basic, exploratory/descriptive and field research. The corpus of analysis will consist of twenty-two (22) texts, through which we will seek to describe rhetorical movements. The research generated results that provided theoretical and methodological support, which provide scope for reflections and dialogues for teaching practice regarding the linguistic development of students in training related to information conducting strategies allied to conventions that guarantee communicative effectiveness in interaction through reviews of literary works. Finally, an intervention proposal will be presented as an alternative suggested to the teaching work of systematized application for the development of writing skills linked to the perspective of socioretorical genres and reading and writing theories addressed in this work. |
Palavras-chave: | Resenha de Obras Literárias Abordagem Sociorretórica Modelo CARS Propósitos Comunicativos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | ARAUJO, Jersonias Marinho de. A condução de informações em resenhas de obras literárias produzidas em turma do 9° ano do ensino fundamental em uma escola do município de Teresina-Pi. 2020. 165 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/482 |
Data de defesa: | 13-Mar-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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