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http://localhost:8080/tede/handle/tede/483
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A coesão referencial na produção de memórias literárias por alunos do 7° ano de uma escola pública estadual de Oeiras(PI) |
Autor: | Sousa, Joelma Pereira de |
Primeiro orientador: | Melo, Bárbara Olímpia Ramos de |
Resumo: | Este trabalho contempla o estudo do texto, discutindo as questões de coesão referencial numa abordagem voltada para o ensino fundamental. Isso, após constatada a dificuldade de alunos do 7º ano em empregar adequadamente os mecanismos de coesão textual para interligar os vários segmentos do texto, dando-lhe unidade de sentido ou unidade temática. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em relação à construção da coesão referencial em textos do gênero memórias literárias. Sob a perspectiva da Linguística Textual, a pesquisa se fundamenta nos trabalhos de Bentes (2004) Antunes (2005 e 2010), Marcuschi (2008), Koch (2010; 2014), Fávero e Koch (2005), Koch e Elias (2018) Cavalcante (2017), Mondada (2005) dentre outros, além de considerações trazidas pelos PCNs e pela BNCC. Coletamos os dados em textos do gênero memórias literárias produzidos por alunos do 7º ano de uma escola pública estadual de Oeiras-PI, sujeitos colaboradores desta pesquisa. Buscamos mostrar como retomam os referentes textuais e que recursos utilizam na intenção de manter o fio discursivo. Dessa forma, descrevemos a ocorrência da coesão nos textos produzidos pelos discentes, nos voltando aos mecanismos da referenciação, e apontamos as dificuldades destes alunos ao empregar os referidos mecanismos. Constatamos, a partir desta investigação, que os alunos utilizam principalmente o mecanismo da coesão referencial por substituição pronominal, e usam sobretudo os pronomes pessoais de 3ª pessoa para retomar o objeto de discurso, motivados pela constância desse recurso na oralidade. Verificamos ainda que o uso inadequado da repetição do mesmo item lexical é um dos fatores que prejudicam a progressão textual. Nesse sentido, elaboramos uma proposta de intervenção com vistas a contribuir com a superação de problemas dos discentes ao interligarem as partes constitutivas de um texto e a diversificarem o uso de recursos coesivos, no intuito de levá-los a construir textos mais coerentes. A referida proposta consiste em uma sequência didática organizada em quatro momentos e, de modo geral, visa ao aprimoramento da produção de texto do aluno, como também pretende contribuir com o ensino da língua portuguesa, fazendo-o aprazível, efetivo e significativo. |
Abstract: | This work contemplates the studying of the text discoursing the questions of referential cohesion, in an approach focused on elementary education, after evidencing the difficulty of 7th year students in employ using the textual cohesion mechanisms to interconnect the several segments of the text , giving it unity of meaning or thematic unity. Thus, this research has as its general objective to evaluate the performance of 7th year students in relation to the construction of referential cohesion in texts of the genre literary memories. From the perspective of Textual Linguistics, the research is based on the works of Bentes (2004) Antunes (2005 and 2010), Marcuschi (2008), Koch (2010 and 2014), Fávero and Koch (2005), Koch and Elias (2018) Cavalcante (2017), Mondada (2005) among others, in addition to considerations brought by PCN and BNCC. We collected date in texts of the genre literary memories produced by students of the 7th year of a state public school in Oeiras-PI, collaborating subjects of this research. We seek showing how the textual referents and what resources they use in order to maintain the discursive thread. Thus, we describe the occurrence of cohesion in the texts produced by the students, turning to the mechanisms of referencing, and we point out their difficulties in employing such mechanisms. We verified from this investigation, that students mainly use the mechanism of referential cohesion by pronominal substitution, and above all use the personal pronouns of 3rd person to resume the object of speech, motivated by the constancy of this resource in orality. We verified also that the use inappropriate of the repetition of the some lexical item is one the factories that harms the textual progression. In this sense, we have prepared an intervention proposal with a view to contributing to overcoming students' problems by linking the constituent parts of a text and diversifying the use of cohesive resources, in order to lead them to build more texts that are coherent. The referred proposal consists of a didactic sequence organized in four moments and, in general, aims at improving the student's text production, as well as intends to contribute to the teaching of the Portuguese language, making it pleasant, effective and significant. |
Palavras-chave: | Linguística Textual Texto Coesão Referencial Referenciação Memórias Literárias |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | Sousa, Joelma Pereira de. A coesão referencial na produção de memórias literárias por alunos do 7° ano de uma escola pública estadual de Oeiras(PI). 2020. 146 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/483 |
Data de defesa: | 21-Oct-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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