Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Luiz Eduardo Lima-
dc.contributor.advisor1Silva, Tarcilane Fernandes da-
dc.date.accessioned2024-07-22T18:21:48Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationRibeiro, Luiz Eduardo Lima. Os discursos sobre a mulher no livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2024. 94f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/488-
dc.description.resumoO discurso possibilita a permanência, continuidade, deslocamento e transformação dos seres humanos e das realidades em que vivem. Isso só é possível por meio de práticas discursivas nas quais a pessoa está inserida, podendo se expressar. Nesse sentido, esta dissertação objetiva descrever, sob o viés da Análise Materialista do Discurso (AD), os discursos sobre a mulher no LDP do ensino médio. Além disso, pretendemos, ainda, analisar os discursos sobre a mulher no Livro Didático de Português a partir dos conceitos de memória discursiva, interdiscurso e FD; bem como, compreender a relação entre discurso e poder nos discursos sobre a mulher no LDP; e descrever os possíveis efeitos que os discursos sobre a mulher projetados no Livro Didático ocasionam, de modo que se entenda como estes influenciam na formação e na constituição do perfil do sujeito escolar “aluno do Ensino Médio. Para esta investigação, estabelecemos um diálogo com os autores: Pêcheux (1995), Orlandi (1987,2005), Courtine (2014), Foucault (2008) e Achard (1999). O corpus desta investigação é constituído por dois livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: Português Contemporâneo: Diálogos, reflexão e uso (2016) de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, e Interação Português (2020) de Graça Sette, Ivone Tibeiro, Márcia Travalha e Nara Bital. As análises mostraram que os discursos sobre a mulher presentes nos livros didáticos analisados são predominantemente machistas, filiando-se a formações discursivas dominantes na sociedade como a FD machista e pró-patriarcado.por
dc.description.abstractDiscourse enables the permanence, continuity, displacement and transformation of human beings and the realities in which they live. This is only possible through discursive practices in which the person is inserted and can express themselves. In this sense, this dissertation aims to describe, from the perspective of Materialist Discourse Analysis (DA), the discourses about women in the Portuguese language textbook for high school. Furthermore, we also intend to analyze the discourses about women in the Portuguese Textbook based on the concepts of discursive memory, interdiscourse and discursive formation; as well as, understanding the relationship between discourse and power in discourses about women in Portuguese language textbooks; and describe the possible effects that the discourses about women projected in the Textbook cause, so that it is understood how they influence the formation and constitution of the profile of the school subject “high school student”. For this investigation, we established a dialogue with the authors: Pêcheux (1995), Orlandi (1987,2005), Courtine (2014), Foucault (2008) and Achard (1999). The corpus of this investigation is made up of two high school Portuguese language textbooks: Contemporary Portuguese: Diálogos, reflection and usage (2016) by William Cereja, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien, and Interação Português (2020) by Graça Sette, Ivone Tibeiro, Márcia Travalha and Nara Bital. The analyzes showed that the discourses about women present in the textbooks analyzed are predominantly sexist, affiliated with dominant discursive formations in society such as the sexist and pro-patriarchy discursive formation.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-22T18:21:48Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2976442 bytes, checksum: 25864ff940686d70cd78d1ea79c9daed (MD5) Termo para Publicação.pdf: 178980 bytes, checksum: f0944b330a3bd3ad1f0b3d04f2104b8a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-22T18:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2976442 bytes, checksum: 25864ff940686d70cd78d1ea79c9daed (MD5) Termo para Publicação.pdf: 178980 bytes, checksum: f0944b330a3bd3ad1f0b3d04f2104b8a (MD5) Previous issue date: 2024-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscursospor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleOs discursos sobre a mulher no livro didático de língua portuguesa do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo para Publicação.pdf174,79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.