Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/489
Tipo do documento: Dissertação
Título: Criança queer/criança viada: questões de gênero em The little prince (ss), de Moxie Peng, e My pricess boy, de Cheryl Kilodavis
Autor: Silva , Atos Daniel Pereira da
Primeiro orientador: Silva, Ruan Nunes
Resumo: A palavra Queer, que por muito tempo foi pronunciada como xingamento, ofensa para com aqueles que não se ajustavam as normas e hegemonias sociais, presentemente é orgulhosamente articulada como categoria de identificação. Posto isso, com base em um estudo bibliográfico, de cunho exploratório e de metodologia comparatista, utilizando como material teórico os estudos Queer, gênero e masculinidade como categorias de análise, propomos o seguinte objetivo geral: analisar de quais formas as performances de gênero de Dyson e Gabriel, das obras My princess boy e The little prince(ss), podem ser problematizadas à luz dos estudos Queer. Para atingi-lo, desenvolvemos a pesquisa nos seguintes objetivos específicos: (i) conceituar gênero em perspectivas feministas e Queer; (ii) descrever os estudos Queer e a relação com produções literárias e cinematográficas infantis; (iii) apresentar as obras My princess boy e The little prince(ss) e a sua fortuna crítica e, por fim (iv) investigar de quais formas gênero opera em instituições sociais como família, amigos e demais círculos sociais nas obras selecionadas. Como consequência, nota-se que a sociedade, ao observar as performances desviantes – e, portanto, Queer – de gênero de Dyson e Gabriel, os punem com olhares tortos, xingamentos, insultos, e aqui observa-se uma espécie de atualização das políticas da infância não desviante, das tecnologias de gênero, tendo em vista que sempre se fala em proteger as crianças, porém jamais sem indagar quais. Entendemos, partindo de leituras como Butler (2003, 2019), Louro (2014, 2018), Miskolci (2012), Conell (2013, 2016, 2017), conclui-se que nas obras há a intenção de refutar expectativas cisheteronormativas para com objetos, cores, danças e vestes designadas para sujeitos do sexo masculino, consequentemente, evidenciando a relevância dessas obras para avançar nas discussões sobre identificação e estudos Queer.
Abstract: The word Queer, which for a long time was pronounced as an offense, an insult towards those who did not conform to social norms and hegemonies, is now proudly articulated as an identification category. That said, based on an exploratory research, bibliographical study and comparative methodology, using Queer studies, gender and masculinity as theoretical material as categories of analysis, we propose the following general objective: analyze how Dyson and Gabriel's gender performances, from the works My princess boy and The little prince(ss), can be problematized in the light of Queer studies. To achieve this, we developed the research with the following specific objectives: (i) conceptualize gender from feminist and Queer perspectives; (ii) describe Queer studies and the relationship with children's literary and cinematographic productions; (iii) present the works My princess boy and The little prince(ss) and their critical fortune and, finally (iv) investigate the ways in which gender operates in social institutions such as family, friends and other social circles in the selected works. As a consequence, it is noted that society, when observing the deviant – and, therefore, Queer – Dyson and Gabriel gender performances, punishes them with crooked looks, curses, insults, and here we observe a kind of policies of non-deviant childhood updating, gender technologies, bearing in mind that there is always talk about protecting children, but never without asking which ones. We understand, based on readings such as Butler (2003, 2019), Louro (2014, 2018), Miskolci (2012), Conell (2013, 2016, 2017), it is concluded that in the works there is the intention of refuting cisheteronormative expectations regarding objects, colors, dances and clothes designated for male kids, consequently, highlighting the relevance of these works to advance discussions on Queer identification and studies.
Palavras-chave: Estudos de Gênero
Queer
Criança
Cisheteronormatividade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Silva , Atos Daniel Pereira da. Criança queer/criança viada: questões de gênero em The little prince (ss), de Moxie Peng, e My pricess boy, de Cheryl Kilodavis. 2024. 75f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/489
Data de defesa: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo18,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo para Publicação.pdf180,09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.