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http://localhost:8080/tede/handle/tede/494
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A construção da argumentação e a organização retórica na seção de introdução de artigo científico da área de linguística |
Autor: | Rodrigues, Jaciel Ribeiro |
Primeiro orientador: | Melo, Bárbara Olímpia Ramos de |
Resumo: | Gêneros como artigo científico, resumo, resenha, dissertação e tese circulam com frequência no ambiente acadêmico, contribuindo para a divulgação do conhecimento científico têm sido fontes para o desenvolvimento de pesquisas sobre o viés da abordagem de análise de gênero. Dentre os gêneros anteriormente mencionados, elegemos o artigo científico para o nosso estudo, por ser um gênero destinado à publicação e divulgação de pesquisas de natureza cientifica, circulando entre os estudantes e pesquisadores na universidade para a discussão nas diversas áreas do conhecimento. Destacamos a seção de introdução como objeto de estudo, considerando sua importância para o gênero artigo científico e suas estratégias para a construção do texto, de modo que pode fazer com que leitor prossiga com a leitura do artigo. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar a construção da argumentação e da organização retórica nas seções de introdução de artigos científicos da área de Linguística. Para isto, dialogamos com os teóricos da Análise de Gênero tais como: Swales (1990), Miller (2012), Bazerman (2021), Motta-Roth e Hendges (2010), dentre outros; em relação aos pesquisadores que estudam a Argumentação, nos apoiamos nos trabalhos de Breton (1999), Charaudeau (2008), Fiorin (2018) Koch, Elias (2021) e Perelman Olbrechts-Tyteca (2002). O estudo parte de uma pesquisa qualitativa e quantitativa com um corpus de quinze seções de introdução de artigos científicos da área de Linguística, selecionados de três periódicos Qualis A1 (quadriênio de 2017 – 2020), e coletados nos sites dos periódicos. Os resultados nos mostram a presença de três movimentos e oito passos retóricos, dentre eles, destacamos o passo 7 “Apresentando a metodologia” considerado um passo novo que não consta nos modelos anteriores. Quanto aos argumentos presentes na construção dos passos, verificamos sua relação com os movimentos e passos retóricos, assim como os operadores argumentativos, levandonos a crer que tais estratégias são fundamentais para promover o texto. Assim, com as análises realizadas, concluímos que os movimentos e os passos retóricos apresentam relação com os argumentos, bem como os operadores argumentativos, os quais entram em conexão para a defesa da tese apresentada, buscando atingir aos propósitos comunicativos da seção. |
Abstract: | Genres such as scientific articles, abstracts, reviews, dissertations and theses circulate frequently in the academic environment, contributing to the dissemination of scientific knowledge and have been sources for the development of research using the gender analysis approach. Among the genres mentioned above, we chose the scientific article for our study, as it is a genre intended for the publication and dissemination of scientific research, circulating among students and researchers at university for discussion in the various areas of knowledge. We have highlighted the introduction section as an object of study, considering its importance for the scientific article genre and its strategies for constructing the text, so that it can make the reader continue reading the article. The aim of this research is to investigate the construction of argumentation and rhetorical organization in the introductory sections of scientific articles in the field of Linguistics. To do this, we dialogued with the theorists of Genre Analysis such as Swales (1990), Miller (2012), Bazerman (2021), Motta-Roth and Hendges (2010), among others; in relation to researchers who study Argumentation, we rely on the works of Breton (1999), Charaudeau (2008), Fiorin (2018) Koch, Elias (2021) and Perelman Olbrechts-Tyteca (2002). The study is based on qualitative and quantitative research with a corpus of fifteen sections of introductions to scientific articles in the field of Linguistics, selected from three Qualis A1 journals (2017-2020 quadrennium), and collected from the journals' websites. The results show the presence of three movements and eight rhetorical steps, among which we highlight step 7 "Introducing the methodology", considered a new step that is not included in the previous models described in this study. As for the arguments present in the construction of the steps, we have verified their relationship with the rhetorical movements and steps, as well as the argumentative operators, leading us to believe that these strategies are fundamental to promoting the text. Thus, with the analysis carried out, we conclude that the rhetorical moves and steps are related to the arguments, as well as the argumentative operators, which are connected to the defense of the thesis presented, seeking to achieve the communicative purposes of the section. |
Palavras-chave: | Gênero Textual Organização Retórica Argumentação |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | Rodrigues, Jaciel Ribeiro. A construção da argumentação e a organização retórica na seção de introdução de artigo científico da área de linguística. 2024. 162f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/494 |
Data de defesa: | 5-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Letras |
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