Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/495
Tipo do documento: Dissertação
Título: Programação linear: uma proposta de estudo com alunos do ensino médio
Autor: Pierot, Jonathan Nery
Primeiro orientador: Silva, Afonso Norberto da
Resumo: Esta pesquisa traz uma proposta de estudo com alunos do Ensino Médio sobre Programação Linear. O ponto de partida deu-se com o seguinte problema de pesquisa: como usar equações e inequações lineares para resolver diferentes problemas de Programação Linear? Para tanto, foi definido como objetivo geral investigar a compreensão apresentada por alunos do Ensino Médio sobre o uso de Programação Linear a partir de uma proposta de resolução de problemas de equações e inequações lineares. Especificamente, os objetivos foram assim delineados: resolver problemas de equações lineares e inequações lineares graficamente, com e sem o Geogebra; resolver problemas de Programação Linear usando equações e inequações lineares; e verificar o desempenho dos alunos na resolução dos problemas propostos. Como proposta de desenvolvimento metodológico, foi realizado um curso de Programação Linear para alunos da 2ª série do Ensino Médio, com enfoque na resolução de problemas envolvendo equações e inequações lineares. Para a análise avaliativa dos conhecimentos conceituais acerca da inserção do referido conteúdo no Ensino Médio, foram aplicadas provas subjetivas e questionários. Destaca-se que o curso proposto aos alunos envolvidos neste estudo aumentou o interesse e a atenção no desenvolvimento das questões propostas, possibilitadas por uma metodologia que associa a matemática com a informática, prática esta antes não vista na escola. Portanto, os resultados apontaram a viabilidade do ensino de Programação Linear no segundo ano do Ensino Médio, o que permite um aprofundamento dos conteúdos de sistemas de equações e inequações lineares a partir de problemas contextualizados. No entanto, antes de inserir tal conteúdo, faz-se necessário um estudo que possibilite aos alunos a apropriação de conteúdos básicos, como as operações aritméticas, equações e inequações.
Abstract: This research brings a proposal of study with students of High School about Linear Programming. The starting point was with the following researching problem: How to use linear equations and inequalities to solve different Linear Programming problems? For that, it was determined as a general objective to investigate the understanding presented by high school students about the usage of Linear Programming starting from a proposal of solving problems of equations and linear inequalities. Specifically, the objectives were delineated: Solving problems of linear equations and inequalities graphically, with and without Geogebra; Solving Linear Programming problems using linear equations and inequalities; Checking the performance of the students in solving the proposed problems. As a methodological development proposal, a Linear Programming course was developed for 2nd grade high school students focusing on solving problems involving linear equations and inequalities. For the evaluation analysis of the conceptual knowledge about the insertion of referred content in the High School presented by the students, subjective tests and questionnaire were applied. It is worth noticing that the course proposed to the students involved in this study increased the interesting and attention in the development of the proposed questions, it made possible by a methodology that associates mathematics with computer science, a practice not previously seen in school. Therefore, the results showed the viability of the teaching of Linear Programming in the 2nd grade High School, which allows a deepening of the contents of systems of equations and linear inequalities from contextualized problems. However, before inserting such content, a study is necessary that allows the students to appropriate basic contents, such as arithmetic operations, equations and inequalities.
Palavras-chave: Matemática – Ensino Médio
Programação Linear
Geogebra.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Pierot, Jonathan Nery. Programação linear: uma proposta de estudo com alunos do ensino médio. 2019. 75f . Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/495
Data de defesa: 4-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo1,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.