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dc.creatorPinto, Márcia de Brito-
dc.contributor.advisor1Silva, Tarcilane Fernandes da-
dc.date.accessioned2024-08-13T16:41:22Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.citationPinto, Márcia de Brito. A construção metafórica do aluno do ensino médio no livro didático de língua portuguesa. 2024. 95f . Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/496-
dc.description.resumoO livro didático (LD) é um material historicamente pensado para produzir discursos predominantes que direcionam comportamentos, em especial do aluno, tendo em vista que ele é o foco do ensino-aprendizagem na escola. Esta pesquisa propõe analisar e caracterizar, sob o viés da análise materialista do discurso, o perfil do sujeito-aluno do Ensino Médio inscrito no projeto didático autoral do livro de português, Interação Português (2020). Além disso, objetiva ainda descrever como as políticas educacionais refletem o imaginário social sobre o sujeito-aluno do Ensino Médio; analisar como as regularidades discursivas metaforizam os efeitos metafóricos sobre o sujeito-aluno no projeto didático autoral do livro didático de língua portuguesa do Ensino Médio e apontar o perfil do sujeito-aluno no livro didático pós-reforma do Ensino Médio. Para o desenvolvimento desta pesquisa apoia-se em teóricos como: Achard (1999), Pêcheux (1997; 2014; 2015); Orlandi (1987; 1998; 2007; 2012; 2014; 2017,); Silva (2020); Azevedo (2014). Adota-se como corpus desta investigação o livro didático Interação Português (2020), dos autores Graça Sette, Ivone Ribeiro, Márcia Travalha e Nara Bital. Foi observado, através das análises realizadas, que o LD, vem apoiando em memórias discursivas do perfil de aluno que já existe na educação, bem como em discursos sobre a língua portuguesa como instrumento e expressão do pensamento, metaforiza e/ou representa o “novo” aluno em uma intricada relação também com o “velho” aluno do ensino público brasileiro, porque o “novo” aluno de que fala a reforma é considerado pelo LD como um sujeito que não sabe ler, se posicionar adequadamente, e que precisa aprender. Acredita-se que isso ocorre porque a reforma do Ensino Médio foi projetada para atender às novas necessidades de aumento do capital e não à realidade educacional, pensando no desenvolvimento do aluno que muda o sistemapor
dc.description.abstractThe textbook is a material historically designed to produce predominant discourses that direct behavior, especially that of the student, considering that it is the focus of teachinglearning at school. This research proposes to analyze and characterize, from the perspective of materialist discourse analysis, the profile of the high school subject-student enrolled in the authorial didactic project of the Portuguese book, Interação Português (2020). Furthermore, to describe how educational policies reflect the social imaginary about the high school student-subject; to analyze how discursive regularities metaphorize the metaphorical effects on the subject-student in the authorial didactic project of the Portuguese language textbook for High School and point out the profile of the subjectstudent in the post-reform High School textbook. To develop this research, we relied on theorists such as: Achard (1999), Pêcheux (1997; 2014; 2015); Orlandi (1987; 1998; 2007; 2012; 2014; 2017); Silva (2020); Azevedo (2014). We adopted as the corpus of this investigation the textbook Interação Português (2020), by authors Graça Sette, Ivone Ribeiro, Márcia Travalha and Nara Bital. We observed, through our analyses, that the textbook, based on discursive memories of the student profile that already exists in education, as well as on discourses about the Portuguese language as na instrument and expression of thought, metaphorizes and/or represents the “new” student also in na intricate relationship with the “old” student of Brazilian public education. Because the “new” student mentioned in the reform is also considered by the textbook as a person who does not know how to read, position himself appropriately, and who needs to learn. We believe that this occurs because the secondary education reform was designed to meet the new needs of increasing capital and not the educational reality, thinking about the development of the student that changes the system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-13T16:41:22Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1562694 bytes, checksum: 20bb8bc38635ee49cafebf5f680108d0 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 177434 bytes, checksum: ef4b7bfef1eb50ea5dd369ef5f303fec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-13T16:41:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1562694 bytes, checksum: 20bb8bc38635ee49cafebf5f680108d0 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 177434 bytes, checksum: ef4b7bfef1eb50ea5dd369ef5f303fec (MD5) Previous issue date: 2024-05-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAluno - Ensino Médiopor
dc.subjectConstrução Metafóricapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA construção metafórica do aluno do ensino médio no livro didático de língua portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
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