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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tradição e ruptura: uma análise do discurso feminista nas tirinhas da Mafalda
Autor: Araújo, Vanessa Alves de
Primeiro orientador: Souza, Alan Lôbo de
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o funcionamento do discurso feminista nas tirinhas da Mafalda, do cartunista Quino, em meio ao funcionamento do humor. Mafalda, apresentada como uma criança, se diferencia das demais por mostrar-se petulante, questionadora e inconformada com problemas que a cercam, como o patriarcado e sua influência sobre o conservadorismo ideológico associado à figura feminina na sociedade, o que reforça a desigualdade de gêneros e motiva duras críticas da personagem acerca da temática. Partindo disso, a pesquisa busca investigar como o discurso feminista determina as posições das personagens Mafalda, Raquel (sua mãe) e Susanita, de forma a construir sentidos sobre ser mulher nas décadas de 1960 e 1970. Para isso, trabalharemos com algumas sequências discursivas (SD) retiradas das tirinhas que tratam do assunto, a fim de descrever de que maneira os discursos são construídos em meio ao funcionamento do humor e da resistência quanto à posição feminina assumida socialmente. Também pretende-se compreender de que maneira o imaginário social sobre a mulher é formulado em nosso corpus. Esse trabalho apoia-se na Análise do Discurso materialista (AD) de Michel Pêcheux (1995 [1975]), mobilizando os conceitos de condições de produção e interdiscurso; Eni Orlandi (1992, 2021 [1999]) com a AD no Brasil, influenciada pelo filósofo francês, partindo de um novo olhar da disciplina, bem como seus estudos acerca do silêncio; Sírio Possenti (2014) que aborda o funcionamento do humor; Alves e Pitanguy (1991), com suas contribuições acerca do movimento feminista; além de Beauvoir (1980) e Bourdieu (2002 [1930]) que elucidam acerca do conservadorismo ideológico social, dentre outros. A pesquisa tem o caráter documental e é de natureza qualitativa, em que foram selecionadas dez tirinhas que simbolizam diferentes regularidades discursivas sobre o funcionamento do discurso feminista, como: Mafalda e suas reflexões acerca do papel conservador assumido pela mulher, buscando maneiras de romper com o patriarcado; diálogos estabelecidos entre a Mafalda e a mãe, Raquel, que tem enraizado o conservadorismo em seus posicionamentos; também há conversas ocorridas entre a protagonista e Susanita, que possui falas e comportamentos interpelados pelo machismo propagado pelo sistema patriarcal; e tirinhas somente com a presença de Raquel, reflexiva sobre as decisões tomadas em sua vida. Conclui-se que os posicionamentos de Mafalda se diferenciam dos discursos da amiga Susanita e da mãe, Raquel. Logo, em meio aos contatos ocorridos entre as personagens femininas, entende-se que a produção de sentidos nas SD é coerente com as posições que cada personagem assume diante da temática discutida, ou seja, a protagonista mobiliza falas que produzem o efeito de sentido de resistência ao sistema patriarcal, partindo da interpelação do movimento feminista; enquanto as outras personagens utilizam discursos conservadores/machistas, porém, de maneiras distintas. No caso de Susanita, seus posicionamentos provocam o efeito de sentido de resignação ao patriarcado, o que reflete na manutenção dessa ideologia por meio dos discursos mobilizados por ela; enquanto, os posicionamentos de Raquel promovem o efeito de sentido de descoberta, quando a figura materna entende seu lugar social como mulher conservadora, que poderia ter assumido papéis dessemelhantes à sua realidade, caso tivesse optado por outras decisões ao longo da vida.
Abstract: This work aims to analyze the functioning of feminist discourse in the Mafalda cartoons, by cartoonist Quino, amidst humor operation. Mafalda, presented as a child, differs from the others by appearing petulant, questioning, and unconformist with problems that surround her, such as patriarchy and its influence on the ideological conservatism associated with the female figure in society, which reinforces gender inequality and motivates harsh criticisms of the character regarding the theme. In this sense, this research seeks to investigate how feminist discourse determines the positions of the characters Mafalda, Raquel (her mother) and Susanita, in order to construct meaning about being a woman in the 1960s and 1970s. To do so, we work with some discursive sequences (SD) taken from the comic strips that deal with the subject, in order to describe how the discourses are constructed amid the functioning of humor and resistance regarding the social position assumed by the feminine figure. It is also intendedto comprehend how the social imaginary about women is formulated in our corpus. The present work is based on Michel Pêcheux's Materialist Discourse Analysis (AD) (1995 [1975]), mobilizing the concepts of production conditions and interdiscourse; Eni Orlandi (1992, 2021 [1999]) with AD in Brazil, influenced by the French philosopher, starting from a new perspective on the discipline, as well as his studies on silence; Sírio Possenti (2014), which addresses the functioning of humor; Alves and Pitanguy (1991), with yours contributions about the feminist movement; in addition to Beauvoir (1980) and Bourdieu (2002 [1930]) who shed light on social ideological conservatism, among others. The research has a documentary character and is qualitative in nature, in which ten comic strips were selected that symbolize different discursive regularities about the functioning of feminist discourse, such as: Mafalda and her reflections on the conservative role assumed by women, seeking ways to break with the patriarchy; dialogues established between Mafalda and her mother, Raquel, who has rooted conservatism in her positions; there are also conversations between the protagonist and Susanita, whose speeches and behaviors are challenged by the machismo propagated by the patriarchal system; and comic strips only with the presence of Raquel, reflecting on the decisions made in her life. It is concluded that Mafalda's positions differ from the speeches of her friend, Susanita, and her mother, Raquel. Therefore, amid the contacts that occur between the female characters, it is understood that the production of meanings in SD is coherent with the positions that each character assumes in relation to the theme discussed, that is, the protagonist mobilizes speeches that produce the effect of meaning of resistance towards the patriarchal system, based on the feminist movement's challenge; while the other characters use conservative/machist speeches, however, in different ways. In Susanita's case, her positions cause the sense of resignation effect to patriarchy, which reflects in the maintenance of this ideology through the discourses mobilized by her; while, Raquel's positions promote the sense of discovery effect, when the maternal figure understands her social place as a conservative woman, who could have assumed roles dissimilar to her reality, if she had opted for other decisions throughout her life.
Palavras-chave: Análise do Discurso
Tirinhas da Mafalda
Mulher
Humor
Conservadorismo
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: ARAÚJO, Vanessa Alves de. Tradição e ruptura: uma análise do discurso feminista nas tirinhas da Mafalda. 117 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/510
Data de defesa: 5-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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