???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/511
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura em plataforma digital: práticas de letramentos de docentes e discentes do 3º ano do ensino médio
Autor: Alves, Quésia dos Santos
Primeiro orientador: Lopes, Iveuta de Abreu
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar as práticas de letramentos através da leitura dos alunos e professores do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Buriti dos Lopes-PI que utilizam a plataforma “Hora do ENEM”. Verificamos o perfil desses sujeitos que acessam a plataforma como ferramenta de estudo para o ENEM, em seguida analisamos as práticas de letramentos, especialmente os digitais e as finalidades que os sujeitos conferem ao acessar a plataforma. Problematizamos conceitos e ideias pertinentes aos estudos sobre Letramento, Leitura e Letramentos Digitais, caracterizando os textos mais acessados. Norteamos nossa investigação ao averiguar as finalidades de leitura dos alunos e professores; a diversidade de textos que estes sujeitos acessam bem como o perfil de cada um ao utilizarem a plataforma digital “Hora do ENEM”. Neste sentido, os objetivos específicos são: verificar o perfil dos indivíduos (professores e alunos) que utilizam a plataforma digital; identificar as finalidades de leitura nas práticas de letramentos digitais que os alunos do 3º ano do Ensino Médio buscam na plataforma digital “Hora do ENEM”; e, caracterizar, do ponto de vista dos gêneros textuais, as leituras buscadas na plataforma Hora do ENEM pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Baseamo-nos em Letramentos sociais de Street (1984), Lopes (2006) e Kleiman (2016); em letramento escolar de Rojo (2012) e Soares (2016), e ainda, nos estudos sobre leitura e os Letramentos Digitais com Ribeiro (2008) e Coscarelli (2016) entre outros. Como eixo metodológico, optamos pela abordagem qualitativa, com a proposta da técnica grupo focal. Escolhemos um grupo de 20 alunos do 3º ano e de 4 professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, de uma escola Estadual pública de Buriti dos Lopes do Piauí. Como base de dados, foram registradas, através de notas de campo, as observações e descrições do local do encontro, descrição do perfil e das atitudes do grupo eleito e a transcrição das gravações em áudio dos participantes. Realizamos a análise das falas subsidiada em autores que tratam do tema. Constatamos que a plataforma Hora do ENEM foi escolhida pelos alunos e professores para a leitura por ofertar diversificados instrumentos metodológicos de ensino aprendizagem a partir do uso da internet.
Abstract: The objective of this study was to investigate the literacy practices, through reading, of the students and teachers of the 3rd high school of the state in Buriti dos Lopes-PI, that use the web platform "Hora do ENEM". We verified the profile of these subjects who access the web platform as a study tool for the ENEM, then we analyze the literacy practices, especially the digital ones and the purposes that the perform subjects when accessing the web platform. We problematize concepts and ideas pertinent to the studies on Literacy, Reading and Digital Literacy, characterizing the most accessed texts. We guided our investigation by find the reading purposes of students and teachers; the diversity of textual that these subjects access as well as the profile of each one when using the digital platform "Hora do ENEM". In this sense, the specific objectives are: to verify the profile of the individuals (teachers and students) that use the digital platform; to identify reading purposes in the digital literacy practices that students of the 3rd of high school seek in the digital platform "Hora do ENEM"; and to characterize, from the point of view of textual genres, the readings searched on the platform of the ENEM by the students of the 3rd of high school. We are based on social literacy of Street (1984), Lopes (2006) and Kleiman (2016); (2012) and Soares (2016), and in studies about reading and digital literacy with Ribeiro (2008) and Coscarelli (2016) and others. As a methodological axis, we opted for the qualitative approach, with the proposed technique of the focal group. We chose a group of 20 students of the 3rd year and 4 teachers of Portuguese language of high school, from a public state school in Buriti dos Lopes/Piauí. The database, notes and descriptions of the meeting place, description of the profile and attitudes of the chosen group and the transcription of the audio recordings of the participants were recorded through field notes. We perform the analysis of the subsidized speeches in authors who deal with the theme. We found that the “Hora do ENEM" platform was chosen by students and teachers for reading by offering diverse methodological instruments of teaching learning from the use of the internet.
Palavras-chave: Práticas de Letramentos
Leitura
Letramentos Digitais
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: ALVES, Quésia dos Santos. Leitura em plataforma digital: práticas de letramentos de docentes e discentes do 3º ano do ensino médio. 2019. 150 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/511
Data de defesa: 8-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação completa.pdfTexto Completo.8,23 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.